Preservação da dignidade humana e aperfeiçoamento moral: a noção kantiana de “deveres perfeitos para consigo mesmo”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Letí­cia Machado
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Princípios (Natal. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/430
Resumo: Tomando como fontes basilares a “Doutrina da Virtude” (segunda parte da Metafísica dos Costumes) e a Lições de ética – obras nas quais Kant trata com mais afinco o tema intentado –, o texto que segue apresenta em linhas gerais a noçáo kantiana de “deveres perfeitos para consigo mesmo”. Partindo das dificuldades que Kant aponta como subjacentes ao conceito de “dever para consigo mesmo” e, definindo os pontos distintivos entre deveres perfeitos e imperfeitos, pretende-se apresentar os pontos por ele realçados como pertencentes aos deveres perfeitos que o agente moral tem para consigo próprio.
id UFRN-5_554ef3b7e8f93af00b72a5bc0cb862c1
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/430
network_acronym_str UFRN-5
network_name_str Princípios (Natal. Online)
repository_id_str
spelling Preservação da dignidade humana e aperfeiçoamento moral: a noção kantiana de “deveres perfeitos para consigo mesmo”Tomando como fontes basilares a “Doutrina da Virtude” (segunda parte da Metafísica dos Costumes) e a Lições de ética – obras nas quais Kant trata com mais afinco o tema intentado –, o texto que segue apresenta em linhas gerais a noçáo kantiana de “deveres perfeitos para consigo mesmo”. Partindo das dificuldades que Kant aponta como subjacentes ao conceito de “dever para consigo mesmo” e, definindo os pontos distintivos entre deveres perfeitos e imperfeitos, pretende-se apresentar os pontos por ele realçados como pertencentes aos deveres perfeitos que o agente moral tem para consigo próprio.EDUFRN2010-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/430Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); v. 15 n. 24 (2008): Princípios: revista de filosofia; 187-2081983-21090104-8694reponame:Princípios (Natal. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/430/368Copyright (c) 2014 Princípios: Revista de Filosofia (UFRN)info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Letí­cia Machado2016-12-16T17:00:08Zoai:periodicos.ufrn.br:article/430Revistahttps://periodicos.ufrn.br/principiosPUBhttps://periodicos.ufrn.br/principios/oai||principios@cchla.ufrn.br1983-21090104-8694opendoar:2016-12-16T17:00:08Princípios (Natal. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Preservação da dignidade humana e aperfeiçoamento moral: a noção kantiana de “deveres perfeitos para consigo mesmo”
title Preservação da dignidade humana e aperfeiçoamento moral: a noção kantiana de “deveres perfeitos para consigo mesmo”
spellingShingle Preservação da dignidade humana e aperfeiçoamento moral: a noção kantiana de “deveres perfeitos para consigo mesmo”
Pinheiro, Letí­cia Machado
title_short Preservação da dignidade humana e aperfeiçoamento moral: a noção kantiana de “deveres perfeitos para consigo mesmo”
title_full Preservação da dignidade humana e aperfeiçoamento moral: a noção kantiana de “deveres perfeitos para consigo mesmo”
title_fullStr Preservação da dignidade humana e aperfeiçoamento moral: a noção kantiana de “deveres perfeitos para consigo mesmo”
title_full_unstemmed Preservação da dignidade humana e aperfeiçoamento moral: a noção kantiana de “deveres perfeitos para consigo mesmo”
title_sort Preservação da dignidade humana e aperfeiçoamento moral: a noção kantiana de “deveres perfeitos para consigo mesmo”
author Pinheiro, Letí­cia Machado
author_facet Pinheiro, Letí­cia Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Letí­cia Machado
description Tomando como fontes basilares a “Doutrina da Virtude” (segunda parte da Metafísica dos Costumes) e a Lições de ética – obras nas quais Kant trata com mais afinco o tema intentado –, o texto que segue apresenta em linhas gerais a noçáo kantiana de “deveres perfeitos para consigo mesmo”. Partindo das dificuldades que Kant aponta como subjacentes ao conceito de “dever para consigo mesmo” e, definindo os pontos distintivos entre deveres perfeitos e imperfeitos, pretende-se apresentar os pontos por ele realçados como pertencentes aos deveres perfeitos que o agente moral tem para consigo próprio.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/430
url https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/430/368
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Princípios: Revista de Filosofia (UFRN)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Princípios: Revista de Filosofia (UFRN)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFRN
publisher.none.fl_str_mv EDUFRN
dc.source.none.fl_str_mv Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); v. 15 n. 24 (2008): Princípios: revista de filosofia; 187-208
1983-2109
0104-8694
reponame:Princípios (Natal. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Princípios (Natal. Online)
collection Princípios (Natal. Online)
repository.name.fl_str_mv Princípios (Natal. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||principios@cchla.ufrn.br
_version_ 1789436765551984640