Necessidades formativas de professoras alfabetizadoras de crianças: um estudo de caso no município de Natal

Este trabalho tem sua gênese nas preocupações com o insucesso na alfabetização de crianças do sistema público de educação, o que despertou o interesse pela formação do professor alfabetizador de crianças. A partir de experiências relevantes vivenciadas enquanto bolsista de Iniciação à docênciaPIBID/...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:2016
Main Author: Gomes, Mariana Soares
Advisor: Campelo, Maria Estela Costa Holanda
Document type: Master thesis
Language:por
Program: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Portuguese subjects:
Knowledgement areas:
Online Access:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25301
Citation:GOMES, Mariana Soares. Necessidades formativas de professoras alfabetizadoras de crianças: um estudo de caso no município de Natal. 2016. 136f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese abstract:Este trabalho tem sua gênese nas preocupações com o insucesso na alfabetização de crianças do sistema público de educação, o que despertou o interesse pela formação do professor alfabetizador de crianças. A partir de experiências relevantes vivenciadas enquanto bolsista de Iniciação à docênciaPIBID/UFRN e posteriormente na Iniciação Científica constituiu-se a tríade investigativa do presente trabalho: alfabetização de crianças/insucesso escolar/formação do professor alfabetizador. Dessa forma, definiu-se como objeto de estudo desta Dissertação necessidades formativas de professoras para alfabetizar/letrar crianças nos três primeiros anos do Ensino Fundamental. Por conseguinte, os objetivos se constituem em Investigar necessidades formativas de professoras no desenvolvimento da prática pedagógica de alfabetizar/letrar crianças nos três primeiros anos do Ensino Fundamental; e elaborar os principais elementos constitutivos de um Programa de Formação que tivesse como eixo norteador Necessidades de Formação Docente de Professoras Alfabetizadoras de crianças. O aporte teórico tem como principais autores Rodrigues (2006) e Rodrigues e Esteves (1993), que se constituem como as grandes referências da Análise de Necessidades. Com o intuito de dar conta da complexidade do estudo, o trabalho se inscreve na Abordagem Qualitativa de Pesquisa, tendo como metodologia o Estudo de Caso e como procedimentos para construção dos dados o Questionário, a Entrevista, a Análise Documental e a Observação. O campo empírico foi a Escola Municipal Professor Antônio Campos e Silva, localizada em Mãe Luiza, bairro da zona leste do município de Natal/RN. Os sujeitos da pesquisa são 3 professoras e 1 diretora pedagógica. Da análise dos dados, fundamentada em princípios da análise de conteúdo, emergiram duas temáticas orientadoras: Temáticas transversais à prática pedagógica de alfabetizar letrando e Temáticas específicas da prática pedagógica de alfabetizar letrando - cada uma delas com seus respectivos indicadores de análise –, além dos elementos constitutivos de um Programa de Formação Docente. Esta pesquisa permitiu conhecer e refletir sobre necessidades da formação de professoras alfabetizadoras de crianças, ao mesmo tempo em que propiciou a construção de um novo significado para a nossa própria formação. Ratificou, ainda, a compreensão de que a análise de necessidades de formação docente poderá ensejar a construção de programas de formação mais significativos e pertinentes porque sintonizados com necessidades reais das próprias professoras alfabetizadoras.
This work has its genesis in our concerns with school failure in children literacy of the public education system, which aroused our interest in the training of literacy teacher of children. From the relevant experiences lived as a Scholarship Initiator to PIBID / UFRN and later in the Scientific Initiation the research triad of the present work was constituted: children's literacy / school failure / literacy teacher formation. That way, the object of study of this dissertation was defined as formative needs of teachers to alphabetize / teach children in the first three years of Elementary School. Consequently, the objectives constitute itself to investigate the formation needs of teachers in the development of the pedagogical practice of alphabetization / literacy in the first three years of Elementary School; and to elaborate the main constituent elements of a Formation Program that had as its guiding axis Teacher Formation Needs of Child Literacy Teachers. The theoretical input has as main authors Rodrigues (2006) and Rodrigues and Esteves (1993), who constitute the main references of the Needs Analysis. In order to account for the complexity of the study, the work inscribe itself in the Qualitative Approach to Research, using as methodology the Case Study and as procedures for data construction the Questionnaire, Interview, Documentary Analysis and Observation. The empirical field was the Professor Antônio Campos e Silva Municipal School, located at Mãe Luiza, in the eastern district of Natal / RN. The research subjects are 3 teachers and 1 pedagogical director. Two oriented thematic emerged from the analysis of the data, based on the principles of content analysis: cross-sectoral thematic to the teaching practice of alphabetizing literacy and specific thematic of the pedagogical practice of alphabetizing literacy – each with its respective indicators of analysis – as well as elements constituent of a Teacher Formation Program. This research allowed to know and to reflect on the needs of the formation of literacy teachers of children, at the same time that it propitiated the construction of a new meaning for our own formation. It also ratified the understanding that the analysis of teacher formation needs may lead to the construction of more meaningful and relevant formation programs because they are attuned to the real needs of the literacy teachers themselves.