Apropria??o e usos do uniforme escolar por jovens do ensino m?dio do Col?gio T?cnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

The research presented here is a case study concerning the appropriation and uses of the school uniform for the 3rd students of Technical High School of Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR). The main goals were: understanding the clothes and school uniform as a way of communication am...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:2016
Main Author: Alves, Luanda dos Santos lattes
Advisor: Yukizaki, Suemy lattes
Co-advisor: Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio
Referee: Ferr?o Neto, Jos? Cardoso, Ayres, Lygia Santa Maria
Document type: Master thesis
Language:por
Published: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Program: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o Agr?cola
Department: Instituto de Agronomia
Portuguese subjects:
English subjects:
Knowledgement areas:
Online Access:https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2246
Citation:Alves, Luanda dos Santos. Apropria??o e usos do uniforme escolar por jovens do ensino m?dio do Col?gio T?cnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2016. [78 f]. Disserta??o( PROGRAMA DE P?S-GRADUA??O EM EDUCA??O AGR?COLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Serop?dica - RJ] .
Portuguese abstract:A pesquisa aqui apresentada trata de um estudo de caso a respeito da apropria??o e usos do uniforme escolar por alunos do 3? ano do ensino m?dio do Col?gio T?cnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR). Os objetivos foram: compreender a roupa e o uniforme escolar como meios de comunica??o entre os jovens, identificar as concep??es estudantis sobre a fun??o do uniforme escolar do CTUR, assim como as pr?ticas de altera??o do uniforme realizadas pelos estudantes. Sob uma abordagem qualiquantitativa, utilizamos diversas fontes de pesquisa: legisla??o brasileira, documentos oficiais do CTUR, entrevistas semiestruturadas com servidores e alunos, observa??o n?o participante e registro fotogr?fico. Atrav?s das fotografias e falas dos entrevistados, e baseada nos documentos oficiais que tratam do uniforme escolar do Col?gio, apresentamos e discutimos os termos utilizados pelos pesquisados. Os alunos mostraram-se conhecedores das fun??es prim?rias do uniforme escolar, al?m de apontarem vantagens e desvantagens no seu uso ? discuss?o bastante atual em redes sociais e sites especializados em educa??o. Atribu?ram ao uniforme as fun??es de seguran?a, identifica??o, disciplina, e n?o diferencia??o das classes sociais. Como pontos positivos do uso do uniforme apontaram a economia e a praticidade; e como pontos negativos o pouco destaque ? individualidade e a possibilidade de estereotipar o aluno. Apresentaram-se orgulhosos por poderem vestir o uniforme de um Col?gio Federal, mas, ainda assim, mostraram determinados predicados juvenis ? que os levam a um comportamento transgressor, necessitando burlar normas para construir (e afirmar) suas pr?prias identidades ? se apropriando e transformando o uniforme, seja customizando-o, seja alterando-o para proporcionar conforto, seja compondo-o com acess?rios. Assim, as pr?ticas de uso como altera??es de cortes de manga e de gola da camisa com a justificativa de proporcionar conforto foram as mais significativas. Juntamente a elas, as marcas identit?rias ficaram muito ligadas ? moda, tais como: uso de chinelo e sand?lia ? mesmo com a proibi??o expressa; bermuda mais curta e de cores e materiais n?o permitidos; cal?as compridas de cores, estampas e materiais tamb?m variados, confrontando com o que ? permitido pelo Col?gio; acess?rios diversos como bon?s, brincos, cord?es, casacos e outros elementos ? pulseira de couro, faixas e turbantes, piercing, unhas e bocas pintadas ? caracter?sticos de grupos espec?ficos ? rock, hippie, rastaf?ri, movimento de consci?ncia negra, homoafetivo. Observamos que, apesar de existirem regras, a fiscaliza??o por parte do Col?gio n?o ? realizada de forma muito acirrada, deixando espa?o para que os alunos se apresentem enquanto jovens em forma??o de suas identidades, nos possibilitando concluir que o uniforme escolar ? e os elementos a ele acoplados ? constituem meio de comunica??o espec?fico entre os jovens estudantes do CTUR. Mas que nesta comunica??o tamb?m se torna importante para os alunos a sua identifica??o como tais, apresentando um status de pertencimento desej?vel pelos mesmos.
English abstract:The research presented here is a case study concerning the appropriation and uses of the school uniform for the 3rd students of Technical High School of Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR). The main goals were: understanding the clothes and school uniform as a way of communication among young people, identify the students conceptions about the role of school uniform CTUR, as well as the uniform changes made by students. From a qualitative-quantitative approach, we use many sources for the research: Brazilian legislation, official CTUR documents, semi-structured interviews with employees and students, non-participant observation and photographic records. Through photographs and the interviews, and based on official documents regarding the school uniform of the institution, we present and discuss the terms used by the interviewees. Students proved to be aware of the primary functions of the school uniform, and also pointed out advantages and disadvantages in their use - quite current discussion on social networks and websites specialized in education. They attributed to uniform safety functions, identification, discipline, and no differentiation of social classes. As positive points of the uniform use indicated economy and practicality; and as negatives little emphasis on individuality and the possibility of stereotyping students. They presented themselves proud to be able to wear the uniform of a Federal College, but still showed some youth predicates - that lead to a transgressive behavior, needing bypass rules to build (and state) their own identities - appropriating and transforming uniform, is customizing it, either by changing it to provide comfort, is writing it with accessories. Thus, the use of practices such as changes sleeve cuts and shirt collar on the grounds of comfort were the most significant. Along with them, the identity marks were closely linked to fashion, such as: use of slipper and sandal - despite the express prohibition; shorter shorts and colors and materials not allowed; trousers of colors, patterns and materials also varied, confronted with what is permitted by the College; various accessories such as caps, earrings, necklaces, jackets and other items - leather bracelet, banners and turbans, piercing, nails and painted mouths - characteristic of specific groups - rock, hippie, rasta, movement of black consciousness and homoaffective. We note that, although there are rules to control by the School, that is not performed in a very tough way, leaving room for students to present themselves as young people in shaping their identities, enabling us to conclude that the school uniform - and the elements he engaged - are specific means of communication between young students CTUR. But that in this communication also becomes important for students to be identified as such, with a membership status desired by them.