Plantas medicinais : sua abordagem em livros de ciências do ensino fundamental

São Cristóvão, SE

Access type:openAccess
Publication Date:2015
Main Author: Moraes, Sabrina Zelice da Cruz de
Advisor: Estevam, Charles dos Santos
Document type: Bachelor thesis
Language:por
Department: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Portuguese subjects:
Knowledgement areas:
Online Access:https://ri.ufs.br/handle/riufs/6859
Citation:MORAES, Sabrina Zelice da Cruz de. Plantas medicinais : sua abordagem em livros de ciências do ensino fundamental. 2015. 1 CD- ROM Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2015.
Portuguese abstract:Os livros de Ciências têm por finalidade abordar o conhecimento científico visando gerar no aluno uma postura reflexiva e questionadora dos fenômenos naturais. Os conteúdos propostos pelos livros Ciências Naturais devem preparar o estudante para ser um cidadão atuante, entretanto, nem sempre isso é observado. Diante disso, o presente estudo selecionou 12 livros didáticos de Ciências Naturais do 7º ano do Ensino Fundamental para uma análise qualitativa amparadas nas propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e em metodologias de análise de livros didáticos para avaliar os conteúdos referentes a Plantas Medicinais, com base nessas análises, construiu-se um paradidático de Plantas Medicina para auxiliar os professores em seu trabalho. Dentre as obras analisadas, destacou-se, com abordagem mais completa, o livro Perspectiva – Ciências. Portanto, o exercício de análise de livro estimula o professor a reconhecer falhas conceituais, além de promover reflexão a respeito da necessidade de inserção de certos conteúdos na sala de aula. Neste sentido, a confecção de paradidáticos é solução eficaz para auxiliar o processo de ensino aprendizagem ao passo que proporciona um conteúdo que o professor considera pertinente.