O MÉTODO DA PESQUISA CONVERGENTE ASSISTENCIAL E SUA APLICAÇÃO NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trentini,Mercedes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Paim,Lygia, Silva,Denise Maria Guerreiro Vieira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400611
Resumo: RESUMO Objetivo: refletir sobre a diligência de três estudos que seguiram o convencionado na Pesquisa Convergente Assistencial como referencial metodológico. Resultados: a Pesquisa Convergente Assistencial caracteriza-se pela realização de melhoramentos com introdução de inovações no contexto da prática assistencial de enfermagem e saúde. É orientada por seus próprios atributos: imersibilidade; simultaneidade; expansibilidade e dialogicidade. Foram analisadas três pesquisas que utilizaram o método da Pesquisa Convergente Assistencial. O estudo A consistiu na construção de material informativo (cartilha) como tecnologia a ser desenvolvida com base nos saberes e experiências dos participantes em relação ao exame de Tomografia Computadorizada. O estudo B se propôs a desenvolver práticas educativas com um grupo de mulheres catadoras de lixo no sentido de aliviar as cargas de trabalho e, desse modo, evitar acidentes de trabalho. O estudo C desenvolveu uma proposta de educação no trabalho com enfermeiras que atuam em cuidados paliativos com a construção de um instrumento sobre a avaliação da dor em pacientes com câncer. Conclusão: os três estudos mostraram que o método da Pesquisa Convergente Assistencial possibilita uma convergência entre ações de assistência e ações de pesquisa de modo a criar espaços de superposição dessas duas atividades, com a produção de um novo conhecimento e a mudança da prática assistencial. Esse método permite que tanto a pesquisa como a prática assistencial, possam ser desenvolvidas no mesmo espaço físico e temporal e, para isso, precisam ser desarticuladas ao operacionalizar análise específica de cada uma.
id UFSC-17_5ed45fd50307b063ca329c908ac65281
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072017000400611
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling O MÉTODO DA PESQUISA CONVERGENTE ASSISTENCIAL E SUA APLICAÇÃO NA PRÁTICA DE ENFERMAGEMPesquisaPesquisa em enfermagemPesquisa e novas técnicasPesquisa nos Serviços de SaúdeEnfermagemRESUMO Objetivo: refletir sobre a diligência de três estudos que seguiram o convencionado na Pesquisa Convergente Assistencial como referencial metodológico. Resultados: a Pesquisa Convergente Assistencial caracteriza-se pela realização de melhoramentos com introdução de inovações no contexto da prática assistencial de enfermagem e saúde. É orientada por seus próprios atributos: imersibilidade; simultaneidade; expansibilidade e dialogicidade. Foram analisadas três pesquisas que utilizaram o método da Pesquisa Convergente Assistencial. O estudo A consistiu na construção de material informativo (cartilha) como tecnologia a ser desenvolvida com base nos saberes e experiências dos participantes em relação ao exame de Tomografia Computadorizada. O estudo B se propôs a desenvolver práticas educativas com um grupo de mulheres catadoras de lixo no sentido de aliviar as cargas de trabalho e, desse modo, evitar acidentes de trabalho. O estudo C desenvolveu uma proposta de educação no trabalho com enfermeiras que atuam em cuidados paliativos com a construção de um instrumento sobre a avaliação da dor em pacientes com câncer. Conclusão: os três estudos mostraram que o método da Pesquisa Convergente Assistencial possibilita uma convergência entre ações de assistência e ações de pesquisa de modo a criar espaços de superposição dessas duas atividades, com a produção de um novo conhecimento e a mudança da prática assistencial. Esse método permite que tanto a pesquisa como a prática assistencial, possam ser desenvolvidas no mesmo espaço físico e temporal e, para isso, precisam ser desarticuladas ao operacionalizar análise específica de cada uma.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400611Texto & Contexto - Enfermagem v.26 n.4 2017reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/0104-07072017001450017info:eu-repo/semantics/openAccessTrentini,MercedesPaim,LygiaSilva,Denise Maria Guerreiro Vieira dapor2017-12-21T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072017000400611Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2017-12-21T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O MÉTODO DA PESQUISA CONVERGENTE ASSISTENCIAL E SUA APLICAÇÃO NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM
title O MÉTODO DA PESQUISA CONVERGENTE ASSISTENCIAL E SUA APLICAÇÃO NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM
spellingShingle O MÉTODO DA PESQUISA CONVERGENTE ASSISTENCIAL E SUA APLICAÇÃO NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM
Trentini,Mercedes
Pesquisa
Pesquisa em enfermagem
Pesquisa e novas técnicas
Pesquisa nos Serviços de Saúde
Enfermagem
title_short O MÉTODO DA PESQUISA CONVERGENTE ASSISTENCIAL E SUA APLICAÇÃO NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM
title_full O MÉTODO DA PESQUISA CONVERGENTE ASSISTENCIAL E SUA APLICAÇÃO NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM
title_fullStr O MÉTODO DA PESQUISA CONVERGENTE ASSISTENCIAL E SUA APLICAÇÃO NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM
title_full_unstemmed O MÉTODO DA PESQUISA CONVERGENTE ASSISTENCIAL E SUA APLICAÇÃO NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM
title_sort O MÉTODO DA PESQUISA CONVERGENTE ASSISTENCIAL E SUA APLICAÇÃO NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM
author Trentini,Mercedes
author_facet Trentini,Mercedes
Paim,Lygia
Silva,Denise Maria Guerreiro Vieira da
author_role author
author2 Paim,Lygia
Silva,Denise Maria Guerreiro Vieira da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trentini,Mercedes
Paim,Lygia
Silva,Denise Maria Guerreiro Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa
Pesquisa em enfermagem
Pesquisa e novas técnicas
Pesquisa nos Serviços de Saúde
Enfermagem
topic Pesquisa
Pesquisa em enfermagem
Pesquisa e novas técnicas
Pesquisa nos Serviços de Saúde
Enfermagem
description RESUMO Objetivo: refletir sobre a diligência de três estudos que seguiram o convencionado na Pesquisa Convergente Assistencial como referencial metodológico. Resultados: a Pesquisa Convergente Assistencial caracteriza-se pela realização de melhoramentos com introdução de inovações no contexto da prática assistencial de enfermagem e saúde. É orientada por seus próprios atributos: imersibilidade; simultaneidade; expansibilidade e dialogicidade. Foram analisadas três pesquisas que utilizaram o método da Pesquisa Convergente Assistencial. O estudo A consistiu na construção de material informativo (cartilha) como tecnologia a ser desenvolvida com base nos saberes e experiências dos participantes em relação ao exame de Tomografia Computadorizada. O estudo B se propôs a desenvolver práticas educativas com um grupo de mulheres catadoras de lixo no sentido de aliviar as cargas de trabalho e, desse modo, evitar acidentes de trabalho. O estudo C desenvolveu uma proposta de educação no trabalho com enfermeiras que atuam em cuidados paliativos com a construção de um instrumento sobre a avaliação da dor em pacientes com câncer. Conclusão: os três estudos mostraram que o método da Pesquisa Convergente Assistencial possibilita uma convergência entre ações de assistência e ações de pesquisa de modo a criar espaços de superposição dessas duas atividades, com a produção de um novo conhecimento e a mudança da prática assistencial. Esse método permite que tanto a pesquisa como a prática assistencial, possam ser desenvolvidas no mesmo espaço físico e temporal e, para isso, precisam ser desarticuladas ao operacionalizar análise específica de cada uma.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400611
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0104-07072017001450017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.26 n.4 2017
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118394386972672