Combinatória: a construção de árvores de possibilidades por alunos dos anos iniciais com e sem uso de software

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Juliana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Borba, Rute Elizabete De S. Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37957
Resumo: O presente artigo é de um recorte de uma dissertação de mestrado que visa analisar a influência da construção de árvores de possibilidades, com e sem o uso deum software educativo, voltado para o ensino e aprendizagem da Combinatória com alunos do Ensino Fundamental. As crianças, de 5º ano, foram separadas em quatro grupos de 10 alunos, formando, assim, dois grupos experimentais e dois grupos controle. Foi realizado um pré-teste, seguido de distintas formas de intervenção e, finalmente, um pós-teste, que avaliou os avanços obtidos através das intervenções realizadas. Observou-se que alunos que constroem árvores de possibilidades, com e sem uso do software Diagramas de Árbol, avançam em seus raciocínios combinatórios, revelando que o trabalho com árvores de possibilidades pode resultar em boa estratégia de ensino para alunos dos anos iniciais.
id UFSC-23_6be0ace10319db2fc4ec9d924a2682b5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/37957
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Combinatória: a construção de árvores de possibilidades por alunos dos anos iniciais com e sem uso de softwareO presente artigo é de um recorte de uma dissertação de mestrado que visa analisar a influência da construção de árvores de possibilidades, com e sem o uso deum software educativo, voltado para o ensino e aprendizagem da Combinatória com alunos do Ensino Fundamental. As crianças, de 5º ano, foram separadas em quatro grupos de 10 alunos, formando, assim, dois grupos experimentais e dois grupos controle. Foi realizado um pré-teste, seguido de distintas formas de intervenção e, finalmente, um pós-teste, que avaliou os avanços obtidos através das intervenções realizadas. Observou-se que alunos que constroem árvores de possibilidades, com e sem uso do software Diagramas de Árbol, avançam em seus raciocínios combinatórios, revelando que o trabalho com árvores de possibilidades pode resultar em boa estratégia de ensino para alunos dos anos iniciais.Universidade Federal de Santa Catarina2013-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37957Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 2 (2013); 113-1401982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37957/28985Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, JulianaBorba, Rute Elizabete De S. Rosa2019-04-11T15:04:17Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37957Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T15:04:17Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Combinatória: a construção de árvores de possibilidades por alunos dos anos iniciais com e sem uso de software
title Combinatória: a construção de árvores de possibilidades por alunos dos anos iniciais com e sem uso de software
spellingShingle Combinatória: a construção de árvores de possibilidades por alunos dos anos iniciais com e sem uso de software
Azevedo, Juliana
title_short Combinatória: a construção de árvores de possibilidades por alunos dos anos iniciais com e sem uso de software
title_full Combinatória: a construção de árvores de possibilidades por alunos dos anos iniciais com e sem uso de software
title_fullStr Combinatória: a construção de árvores de possibilidades por alunos dos anos iniciais com e sem uso de software
title_full_unstemmed Combinatória: a construção de árvores de possibilidades por alunos dos anos iniciais com e sem uso de software
title_sort Combinatória: a construção de árvores de possibilidades por alunos dos anos iniciais com e sem uso de software
author Azevedo, Juliana
author_facet Azevedo, Juliana
Borba, Rute Elizabete De S. Rosa
author_role author
author2 Borba, Rute Elizabete De S. Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Juliana
Borba, Rute Elizabete De S. Rosa
description O presente artigo é de um recorte de uma dissertação de mestrado que visa analisar a influência da construção de árvores de possibilidades, com e sem o uso deum software educativo, voltado para o ensino e aprendizagem da Combinatória com alunos do Ensino Fundamental. As crianças, de 5º ano, foram separadas em quatro grupos de 10 alunos, formando, assim, dois grupos experimentais e dois grupos controle. Foi realizado um pré-teste, seguido de distintas formas de intervenção e, finalmente, um pós-teste, que avaliou os avanços obtidos através das intervenções realizadas. Observou-se que alunos que constroem árvores de possibilidades, com e sem uso do software Diagramas de Árbol, avançam em seus raciocínios combinatórios, revelando que o trabalho com árvores de possibilidades pode resultar em boa estratégia de ensino para alunos dos anos iniciais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37957
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37957/28985
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 2 (2013); 113-140
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754639238982270976