A saúde enquanto tema transversal em livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Marcelli Evans Telles
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ocampo, Daniel Morin, Lopes, Mario Olavo da Silva, de Souza, Diogo Onofre Gomes, Folmer, Vanderlei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p53
Resumo: Este estudo objetivou verificar a presença de conteúdos relacionados à saúde, enquanto Tema Transversal, em livros didáticos de Ciências distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático. Foram analisados oito volumes destinados aos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, para a eleição dos critérios e categorias de análise utilizou-se como referência o documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais, correspondente à apresentação dos Temas Transversais, e os documentos específicos sobre o Tema Transversal saúde. Como resultados, a saúde não foi tratada como Tema Transversal, apenas poucos conteúdos aproximaram-se dessa abordagem. Torna-se indispensável que outros recursos e outras fontes de informações sejam utilizados em complemento ao livro didático, pois o mesmo não pode servir como único suporte didático para o estudo da saúde enquanto um Tema Transversal.
id UFSC-23_357e097c6803d9652a2a31f0c55017ee
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/38704
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling A saúde enquanto tema transversal em livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamentalEste estudo objetivou verificar a presença de conteúdos relacionados à saúde, enquanto Tema Transversal, em livros didáticos de Ciências distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático. Foram analisados oito volumes destinados aos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, para a eleição dos critérios e categorias de análise utilizou-se como referência o documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais, correspondente à apresentação dos Temas Transversais, e os documentos específicos sobre o Tema Transversal saúde. Como resultados, a saúde não foi tratada como Tema Transversal, apenas poucos conteúdos aproximaram-se dessa abordagem. Torna-se indispensável que outros recursos e outras fontes de informações sejam utilizados em complemento ao livro didático, pois o mesmo não pode servir como único suporte didático para o estudo da saúde enquanto um Tema Transversal.Universidade Federal de Santa Catarina2015-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p5310.5007/1982-5153.2015v8n1p53Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 1 (2015); 53-731982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p53/29300Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Marcelli Evans TellesOcampo, Daniel MorinLopes, Mario Olavo da Silvade Souza, Diogo Onofre GomesFolmer, Vanderlei2017-08-24T18:43:27Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38704Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2017-08-24T18:43:27Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A saúde enquanto tema transversal em livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental
title A saúde enquanto tema transversal em livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle A saúde enquanto tema transversal em livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental
dos Santos, Marcelli Evans Telles
title_short A saúde enquanto tema transversal em livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental
title_full A saúde enquanto tema transversal em livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr A saúde enquanto tema transversal em livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A saúde enquanto tema transversal em livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental
title_sort A saúde enquanto tema transversal em livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental
author dos Santos, Marcelli Evans Telles
author_facet dos Santos, Marcelli Evans Telles
Ocampo, Daniel Morin
Lopes, Mario Olavo da Silva
de Souza, Diogo Onofre Gomes
Folmer, Vanderlei
author_role author
author2 Ocampo, Daniel Morin
Lopes, Mario Olavo da Silva
de Souza, Diogo Onofre Gomes
Folmer, Vanderlei
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Marcelli Evans Telles
Ocampo, Daniel Morin
Lopes, Mario Olavo da Silva
de Souza, Diogo Onofre Gomes
Folmer, Vanderlei
description Este estudo objetivou verificar a presença de conteúdos relacionados à saúde, enquanto Tema Transversal, em livros didáticos de Ciências distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático. Foram analisados oito volumes destinados aos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, para a eleição dos critérios e categorias de análise utilizou-se como referência o documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais, correspondente à apresentação dos Temas Transversais, e os documentos específicos sobre o Tema Transversal saúde. Como resultados, a saúde não foi tratada como Tema Transversal, apenas poucos conteúdos aproximaram-se dessa abordagem. Torna-se indispensável que outros recursos e outras fontes de informações sejam utilizados em complemento ao livro didático, pois o mesmo não pode servir como único suporte didático para o estudo da saúde enquanto um Tema Transversal.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p53
10.5007/1982-5153.2015v8n1p53
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p53
identifier_str_mv 10.5007/1982-5153.2015v8n1p53
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p53/29300
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 1 (2015); 53-73
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313453083951104