A saúde enquanto tema transversal em livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p53 |
Resumo: | Este estudo objetivou verificar a presença de conteúdos relacionados à saúde, enquanto Tema Transversal, em livros didáticos de Ciências distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático. Foram analisados oito volumes destinados aos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, para a eleição dos critérios e categorias de análise utilizou-se como referência o documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais, correspondente à apresentação dos Temas Transversais, e os documentos específicos sobre o Tema Transversal saúde. Como resultados, a saúde não foi tratada como Tema Transversal, apenas poucos conteúdos aproximaram-se dessa abordagem. Torna-se indispensável que outros recursos e outras fontes de informações sejam utilizados em complemento ao livro didático, pois o mesmo não pode servir como único suporte didático para o estudo da saúde enquanto um Tema Transversal. |
id |
UFSC-23_357e097c6803d9652a2a31f0c55017ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/38704 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
A saúde enquanto tema transversal em livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamentalEste estudo objetivou verificar a presença de conteúdos relacionados à saúde, enquanto Tema Transversal, em livros didáticos de Ciências distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático. Foram analisados oito volumes destinados aos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, para a eleição dos critérios e categorias de análise utilizou-se como referência o documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais, correspondente à apresentação dos Temas Transversais, e os documentos específicos sobre o Tema Transversal saúde. Como resultados, a saúde não foi tratada como Tema Transversal, apenas poucos conteúdos aproximaram-se dessa abordagem. Torna-se indispensável que outros recursos e outras fontes de informações sejam utilizados em complemento ao livro didático, pois o mesmo não pode servir como único suporte didático para o estudo da saúde enquanto um Tema Transversal.Universidade Federal de Santa Catarina2015-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p5310.5007/1982-5153.2015v8n1p53Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 1 (2015); 53-731982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p53/29300Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Marcelli Evans TellesOcampo, Daniel MorinLopes, Mario Olavo da Silvade Souza, Diogo Onofre GomesFolmer, Vanderlei2017-08-24T18:43:27Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38704Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2017-08-24T18:43:27Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A saúde enquanto tema transversal em livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental |
title |
A saúde enquanto tema transversal em livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
A saúde enquanto tema transversal em livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental dos Santos, Marcelli Evans Telles |
title_short |
A saúde enquanto tema transversal em livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
A saúde enquanto tema transversal em livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
A saúde enquanto tema transversal em livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A saúde enquanto tema transversal em livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
A saúde enquanto tema transversal em livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental |
author |
dos Santos, Marcelli Evans Telles |
author_facet |
dos Santos, Marcelli Evans Telles Ocampo, Daniel Morin Lopes, Mario Olavo da Silva de Souza, Diogo Onofre Gomes Folmer, Vanderlei |
author_role |
author |
author2 |
Ocampo, Daniel Morin Lopes, Mario Olavo da Silva de Souza, Diogo Onofre Gomes Folmer, Vanderlei |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Marcelli Evans Telles Ocampo, Daniel Morin Lopes, Mario Olavo da Silva de Souza, Diogo Onofre Gomes Folmer, Vanderlei |
description |
Este estudo objetivou verificar a presença de conteúdos relacionados à saúde, enquanto Tema Transversal, em livros didáticos de Ciências distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático. Foram analisados oito volumes destinados aos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, para a eleição dos critérios e categorias de análise utilizou-se como referência o documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais, correspondente à apresentação dos Temas Transversais, e os documentos específicos sobre o Tema Transversal saúde. Como resultados, a saúde não foi tratada como Tema Transversal, apenas poucos conteúdos aproximaram-se dessa abordagem. Torna-se indispensável que outros recursos e outras fontes de informações sejam utilizados em complemento ao livro didático, pois o mesmo não pode servir como único suporte didático para o estudo da saúde enquanto um Tema Transversal. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p53 10.5007/1982-5153.2015v8n1p53 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p53 |
identifier_str_mv |
10.5007/1982-5153.2015v8n1p53 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p53/29300 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 1 (2015); 53-73 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798313453083951104 |