Cognição e Criatividade na Investigação em História da Matemática: contribuições para a Educação Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37942 |
Resumo: | Neste artigo analiso como a investigação histórica das ideias matemáticas pode evidenciar a criatividade como um acionador do processo de cognição matemática e suas implicações na aprendizagem matemática escolar. Argumento que essa criação pressupõe agregar novos conceitos aos estudos de velhos problemas, originando um novo conhecimento matemático. Assim, a história da matemática mostra como diversos matemáticos reuniram um conjunto de habilidades cognitivas para reinventar princípios matemáticos, ampliar explicações sobre temas desafiadores anteriormente, estudados, caracterizando uma habilidade mental e atitudinal útil para uma abordagem construtiva em matemática e educação matemática. Nesse sentido, os trabalhos de Arquimedes, Galileu, Descartes, Newton, Leibniz e outros matemáticos, trazem em suas obras, comprovações de que o exercício criativo da cognição matemática originou elaborações de extrema relevância para definirmos o contorno dos desafios que levaram à produção de saberes matemáticos atualmente abordados no ensino fundamental, médio e superior. |
id |
UFSC-23_1ee5879badc4c1e51631208cc4cfafb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/37942 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cognição e Criatividade na Investigação em História da Matemática: contribuições para a Educação MatemáticaNeste artigo analiso como a investigação histórica das ideias matemáticas pode evidenciar a criatividade como um acionador do processo de cognição matemática e suas implicações na aprendizagem matemática escolar. Argumento que essa criação pressupõe agregar novos conceitos aos estudos de velhos problemas, originando um novo conhecimento matemático. Assim, a história da matemática mostra como diversos matemáticos reuniram um conjunto de habilidades cognitivas para reinventar princípios matemáticos, ampliar explicações sobre temas desafiadores anteriormente, estudados, caracterizando uma habilidade mental e atitudinal útil para uma abordagem construtiva em matemática e educação matemática. Nesse sentido, os trabalhos de Arquimedes, Galileu, Descartes, Newton, Leibniz e outros matemáticos, trazem em suas obras, comprovações de que o exercício criativo da cognição matemática originou elaborações de extrema relevância para definirmos o contorno dos desafios que levaram à produção de saberes matemáticos atualmente abordados no ensino fundamental, médio e superior. Universidade Federal de Santa Catarina2013-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37942Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 1 (2013): Edição Especial; 185-2041982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37942/28970Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Iran Abreu2019-04-11T14:55:38Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37942Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T14:55:38Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cognição e Criatividade na Investigação em História da Matemática: contribuições para a Educação Matemática |
title |
Cognição e Criatividade na Investigação em História da Matemática: contribuições para a Educação Matemática |
spellingShingle |
Cognição e Criatividade na Investigação em História da Matemática: contribuições para a Educação Matemática Mendes, Iran Abreu |
title_short |
Cognição e Criatividade na Investigação em História da Matemática: contribuições para a Educação Matemática |
title_full |
Cognição e Criatividade na Investigação em História da Matemática: contribuições para a Educação Matemática |
title_fullStr |
Cognição e Criatividade na Investigação em História da Matemática: contribuições para a Educação Matemática |
title_full_unstemmed |
Cognição e Criatividade na Investigação em História da Matemática: contribuições para a Educação Matemática |
title_sort |
Cognição e Criatividade na Investigação em História da Matemática: contribuições para a Educação Matemática |
author |
Mendes, Iran Abreu |
author_facet |
Mendes, Iran Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Iran Abreu |
description |
Neste artigo analiso como a investigação histórica das ideias matemáticas pode evidenciar a criatividade como um acionador do processo de cognição matemática e suas implicações na aprendizagem matemática escolar. Argumento que essa criação pressupõe agregar novos conceitos aos estudos de velhos problemas, originando um novo conhecimento matemático. Assim, a história da matemática mostra como diversos matemáticos reuniram um conjunto de habilidades cognitivas para reinventar princípios matemáticos, ampliar explicações sobre temas desafiadores anteriormente, estudados, caracterizando uma habilidade mental e atitudinal útil para uma abordagem construtiva em matemática e educação matemática. Nesse sentido, os trabalhos de Arquimedes, Galileu, Descartes, Newton, Leibniz e outros matemáticos, trazem em suas obras, comprovações de que o exercício criativo da cognição matemática originou elaborações de extrema relevância para definirmos o contorno dos desafios que levaram à produção de saberes matemáticos atualmente abordados no ensino fundamental, médio e superior. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37942 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37942 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37942/28970 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 1 (2013): Edição Especial; 185-204 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754639238963396608 |