Compre, colecione e fique na moda: reflexões sobre o consumismo infantil e o brincar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zero-a-seis |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p3 |
Resumo: | Os brinquedos e outros artigos de consumo são dirigidos às crianças de modo a lhes sugerirem desejos de posse, distinção e pertencimento social. As propagandas costumam condicionar comportamentos ao estilo do produto, fazendo com que meninas e meninos permaneçam defrontes a um universo midiático coordenado por ídolos e estrelas da moda. Estes, ao veicularem mercadorias e estilos de vida, trazem indicativos de feminilidade e de masculinidade. Este artigo elege a boneca Barbie para uma discussão sobre a infância, procurando refletir sobre os padrões de comportamento e de corpo ensinados às crianças. Busca-se, pois, discutir os ideais de consumo, beleza, feminilidade e prazer apresentados por esta boneca, um dos ícones da infância de garotas do mundo todo. |
id |
UFSC-4_a95e7be9b23c80a359ed155fd59c8495 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/34320 |
network_acronym_str |
UFSC-4 |
network_name_str |
Zero-a-seis |
repository_id_str |
|
spelling |
Compre, colecione e fique na moda: reflexões sobre o consumismo infantil e o brincarOs brinquedos e outros artigos de consumo são dirigidos às crianças de modo a lhes sugerirem desejos de posse, distinção e pertencimento social. As propagandas costumam condicionar comportamentos ao estilo do produto, fazendo com que meninas e meninos permaneçam defrontes a um universo midiático coordenado por ídolos e estrelas da moda. Estes, ao veicularem mercadorias e estilos de vida, trazem indicativos de feminilidade e de masculinidade. Este artigo elege a boneca Barbie para uma discussão sobre a infância, procurando refletir sobre os padrões de comportamento e de corpo ensinados às crianças. Busca-se, pois, discutir os ideais de consumo, beleza, feminilidade e prazer apresentados por esta boneca, um dos ícones da infância de garotas do mundo todo. Universidade Federal de Santa Catarina2015-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p310.5007/1980-4512.2015n31p3Zero-a-Seis; v. 17 n. 31 (2015): ZERO-A-SEIS (JAN./JUN. 2015); 3-141980-4512reponame:Zero-a-seisinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p3/28935Copyright (c) 2015 Zero-a-Seisinfo:eu-repo/semantics/openAccessRoveri, Fernanda TheodoroSoares, Carmen Lúcia2018-03-22T09:08:09Zoai:periodicos.ufsc.br:article/34320Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/oaijoao.josue@ufsc.br1980-45121980-4512opendoar:2018-03-22T09:08:09Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compre, colecione e fique na moda: reflexões sobre o consumismo infantil e o brincar |
title |
Compre, colecione e fique na moda: reflexões sobre o consumismo infantil e o brincar |
spellingShingle |
Compre, colecione e fique na moda: reflexões sobre o consumismo infantil e o brincar Roveri, Fernanda Theodoro |
title_short |
Compre, colecione e fique na moda: reflexões sobre o consumismo infantil e o brincar |
title_full |
Compre, colecione e fique na moda: reflexões sobre o consumismo infantil e o brincar |
title_fullStr |
Compre, colecione e fique na moda: reflexões sobre o consumismo infantil e o brincar |
title_full_unstemmed |
Compre, colecione e fique na moda: reflexões sobre o consumismo infantil e o brincar |
title_sort |
Compre, colecione e fique na moda: reflexões sobre o consumismo infantil e o brincar |
author |
Roveri, Fernanda Theodoro |
author_facet |
Roveri, Fernanda Theodoro Soares, Carmen Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Carmen Lúcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roveri, Fernanda Theodoro Soares, Carmen Lúcia |
description |
Os brinquedos e outros artigos de consumo são dirigidos às crianças de modo a lhes sugerirem desejos de posse, distinção e pertencimento social. As propagandas costumam condicionar comportamentos ao estilo do produto, fazendo com que meninas e meninos permaneçam defrontes a um universo midiático coordenado por ídolos e estrelas da moda. Estes, ao veicularem mercadorias e estilos de vida, trazem indicativos de feminilidade e de masculinidade. Este artigo elege a boneca Barbie para uma discussão sobre a infância, procurando refletir sobre os padrões de comportamento e de corpo ensinados às crianças. Busca-se, pois, discutir os ideais de consumo, beleza, feminilidade e prazer apresentados por esta boneca, um dos ícones da infância de garotas do mundo todo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p3 10.5007/1980-4512.2015n31p3 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p3 |
identifier_str_mv |
10.5007/1980-4512.2015n31p3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p3/28935 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Zero-a-Seis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Zero-a-Seis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Zero-a-Seis; v. 17 n. 31 (2015): ZERO-A-SEIS (JAN./JUN. 2015); 3-14 1980-4512 reponame:Zero-a-seis instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Zero-a-seis |
collection |
Zero-a-seis |
repository.name.fl_str_mv |
Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.josue@ufsc.br |
_version_ |
1789435152056713216 |