Genre and english text production in L2 textbooks: an investigation of High Up and Interchange

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Eduardo Medeiros
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171452
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2016.
id UFSC_089281a728da084e04e877a4b377963d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/171452
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMachado, Eduardo MedeirosMoritz, Maria Ester Wollstein2016-12-13T03:10:32Z2016-12-13T03:10:32Z2016342645https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171452Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2016.O objetivo deste estudo é analisar como os gêneros são abordados nas seções de produção escrita nos livros didáticos de lingua estrangeira Interchange e High Up. O primeiro é usado em cursos de línguas em minha comunidade, enquanto o segundo foi adotado em escolas públicas no meu país. O corpus dessa pesquisa é composto exclusivamente das atividades de produção escrita que visivelmente estabelecem o gênero a ser produzido em ambos os livros didáticos analizados. Depois da identificação das atividades que se encaixam nessa categoria, este estudo investiga se o propósito comunicativo e a estrutura retórica de cada atividade são claros tanto nas atividades quanto nos exemplos fornecidos aos alunos levando em consideração o embasamento teórico sobre estudos de gênero apresentados por Bhatia (1993, 2007, 2014), entre outros. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (2015) também foram observados, já que eles determinam os requerimentos para a aprovação de livros didáticos e estipulam que a noção de gêneros é um dos pré-requisitos para a aceitação do livro didático para escolas públicas no Brasil. Os resultados deste estudo mostram que a noção de gênero, assim como seus propósitos comunicativos e estruturas retóricas características são mais evidentes no livro didático que passou pelos requerimentos para a sua aprovação, como no caso de High Up, que apresentou tais características em todas as suas atividades de produção textual, enquanto o Interchange mostrou clara referência a gêneros em 12 de suas 15 atividades.<br>Abstract : The objective of the present study is to analyze how genres are approached in the writing section of the EFL textbooks Interchange and High Up. The former is used in language courses in my community, whereas the latter is adopted in public High Schools in my country. The corpus of this research comprises exclusively of the writing production activities that establish a clear genre to be produced in both textbooks analyzed. After the identification of the activities that fit this category, this study investigates if the communicative purpose and rhetorical structure of each activity are evident in the activities and examples presented to the students taking into consideration the theoretical basis on genre studies offered by Swales (1990, 1995, 2001, 2004) and Bhatia (1993, 2007, 2014), among others. The Parâmetros Curriculares Nacionais (2015) were also observed, as they determine the requirements for the approval of textbooks and establish that genre awareness is one of the prerequisites for the acceptance of the textbook in public schools in Brazil. The results of this study showed that genre awareness, as well as their characteristic rhetorical structures and communicative purpose are more evident in the textbook that went through requirements for its approval, as in the case of High Up, which presented these traits in all of its writing activities, whereas Interchange showed clear reference to genres in 12 out of its 15 activities.96 p.| il.engLíngua inglesaEstudo e ensinoRelações de gêneroGenre and english text production in L2 textbooks: an investigation of High Up and Interchangeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL342645.pdfapplication/pdf2492214https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/171452/1/342645.pdfb9e6a14638a5bda1ae15070371b31d73MD51123456789/1714522016-12-13 01:10:32.752oai:repositorio.ufsc.br:123456789/171452Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-12-13T03:10:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Genre and english text production in L2 textbooks: an investigation of High Up and Interchange
title Genre and english text production in L2 textbooks: an investigation of High Up and Interchange
spellingShingle Genre and english text production in L2 textbooks: an investigation of High Up and Interchange
Machado, Eduardo Medeiros
Língua inglesa
Estudo e ensino
Relações de gênero
title_short Genre and english text production in L2 textbooks: an investigation of High Up and Interchange
title_full Genre and english text production in L2 textbooks: an investigation of High Up and Interchange
title_fullStr Genre and english text production in L2 textbooks: an investigation of High Up and Interchange
title_full_unstemmed Genre and english text production in L2 textbooks: an investigation of High Up and Interchange
title_sort Genre and english text production in L2 textbooks: an investigation of High Up and Interchange
author Machado, Eduardo Medeiros
author_facet Machado, Eduardo Medeiros
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Eduardo Medeiros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moritz, Maria Ester Wollstein
contributor_str_mv Moritz, Maria Ester Wollstein
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Língua inglesa
Estudo e ensino
Relações de gênero
topic Língua inglesa
Estudo e ensino
Relações de gênero
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-12-13T03:10:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-12-13T03:10:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171452
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 342645
identifier_str_mv 342645
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171452
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 96 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/171452/1/342645.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b9e6a14638a5bda1ae15070371b31d73
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805195156619264