O papel do professor da educação infantil no trabalho pedagógico com crianças de 2 e 3 anos.

Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Florianópolis, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.

Access type:openAccess
Publication Date:2014
Main Author: Berwanger, Keila Débora
Advisor: Raupp, Marilene Dandolini
Document type: Bachelor thesis
Language:por
Published: Florianópolis, SC
Portuguese subjects:
Online Access:https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130159
Portuguese abstract:O presente trabalho tem como objetivo de pesquisa analisar o papel do professor da educação infantil no trabalho pedagógico com as crianças entre dois e três anos. A metodologia da pesquisa inclui um estudo da bibliografia sobre o tema, com base na teoria histórico-cultural e observações do trabalho docente em uma escola de educação infantil que possui como referência a mesma perspectiva teórica. O desenvolvimento deste trabalho expressa como ocorre o processo de humanização para a teoria histórico-cultural e qual a compreensão da mesma sobre o papel do professor no trabalho pedagógico na educação infantil. As considerações finais evidenciam alguns pontos que nos possibilitam compreender qual o papel do professor e da educação infantil no processo de humanização. As análises nos possibilitaram afirmar a importância do trabalho pedagógico na educação infantil, enquanto lócus do ensino e do papel imprescindível do professor no trabalho com as crianças pequenas, como mediador do ensino.