Estudos dos egressos dos cursos técnicos do IFSC Campus Araranguá: desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias e empregabilidade

TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação.

Access type:openAccess
Publication Date:2013
Main Author: D'Ávila, Jones Costa
Advisor: Esteves, Paulo Cesar Leite
Document type: Bachelor thesis
Language:por
English subjects:
Online Access:https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105490
English abstract:Este trabalho consiste em uma pesquisa, cujo objetivo principal é investigar a atual situação dos egressos dos cursos técnicos do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá em relação à empregabilidade e ao potencial de desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias. Assim, a pesquisa parte de uma análise históricorelacional procurando entender a formação do ensino profissionalizante no Brasil, bem como a situação do egresso na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Para isso, fez-se necessário uma revisão bibliográfica e uma pesquisa na legislação vigente buscando entender as transformações da educação profissional ocorridas no país. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com a utilização de técnicas de coleta de dados como a entrevista e a análise documental. Nesta perspectiva, o estudo tem como principal objetivo identificar o potencial dos egressos em relação à aplicação e desenvolvimento de novas tecnologias, bem como a empregabilidade proporcionada pela conclusão dos cursos técnicos do Instituto Federal de Santa Catarina Campus Araranguá nas empresas da região. Por fim, para complementar o estudo, foi feita uma pesquisa junto aos egressos sobre a adequação e as exigências dos currículos dos cursos em relação às demandas do mercado de trabalho da região.
This study consists of a research whose main objective is to investigate the current situation of graduates from technical courses offered by the IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá regarding employability and their potential for development and application of new technologies. So, the search initiates with a relational and historical analysis aiming to understand the formation of professional education in Brazil, as well as the situation of former students of the Federal Network of Professional and Technological Education. For this, it was necessary a literature review and a survey on current legislation seeking to understand the transformation of professional education in the country. In this context, a qualitative research was held, using data collection techniques such as interview and documentary analysis. In this perspective, the study had as main objective to identify graduates potential concerning the application and development of new technologies, as well as employability provided by the completion of technical courses at the Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá. Finally, to complement the study, a survey was conducted with graduates regarding the suitability and requirements of the curricula of IFSC's courses in relation to the demands of the labor market in the region.