PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DE INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS MULTICAMPI: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Objetivo: Considerando os desafios e as perspectivas dos docentes e dos técnicos que compõem o quadro dos Profissionais das Instituições de Educação Superior (IES), o objetivo deste estudo é incitar esses desafios e perspectivas em universidades que adotam o modelo multicampi. Métodos: Quanto ao nív...

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Access type:openAccess
Publication Date:2014
Main Author: Diel, Jeferson Odair
Other Authors: Bampi, Aumeri Carlos
Document type: Article
Language:por
Published: INPEAU
Portuguese subjects:
Online Access:https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131924
Portuguese abstract:Objetivo: Considerando os desafios e as perspectivas dos docentes e dos técnicos que compõem o quadro dos Profissionais das Instituições de Educação Superior (IES), o objetivo deste estudo é incitar esses desafios e perspectivas em universidades que adotam o modelo multicampi. Métodos: Quanto ao nível, metodologicamente é explicitado que a pesquisa é descritiva, utilizando dados qualitativos e quantitativos não probabilísticos. Quanto à técnica de coleta de dados, trata-se de utilização de um formulário específico e consolidado cientificamente, quanto ao tratamento e análise dos dados, trata-se de fichamento com leitura, análise crítica e dialética embasada em referencial teórico específico. Resultados: O recorte está em apontar, a partir de um levantamento organizacional em uma universidade multicampi, os desafios e as perspectivas dos Profissionais da Educação Superior atuantes em IES que adotam esse modelo de universidade, apresentar exemplos e características dominantes. Conclusão: O estudo aborda um caminho plausível de proporcionar uma gestão para as pessoas que compõem o quadro dos profissionais para que atendam as necessidades peculiares a partir do modelo multicampi, constituindo, dessa forma, maiores ações para o desenvolvimento da gestão, ensino, pesquisa e extensão em IES que adotam esse modelo de universidade.