Utilização de recursos tecnológicos aplicados ao ensino-aprendizado em enfermagem

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.

Access type:openAccess
Publication Date:2003
Main Author: Jaques, André Estevam
Advisor: Rodriguez Martins, Alejandro
Co-advisor: Rodrigues, Blenda de Campos
Document type: Master thesis
Language:por
Published: Florianópolis, SC
Online Access:http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85090
Portuguese abstract:Neste trabalho foi avaliado a influência de recursos tecnológicos on-line no aprendizado de alunos do curso de Enfermagem da disciplina de Semiologia e Semiotécnica da Universidade Paranaense - Umuarama, Paraná. A coleta de dados constou de questionários e da avaliação oficial da disciplina, em diferentes grupos com disponibilidade ou não aos recursos tecnológicos. Diferentes ambientes virtuais de aprendizagem foram pesquisados, porém, alguns critérios foram decisivos para a escolha do ambiente TelEduc, como: gratuidade, software de código aberto, possibilidade de instalação em plataforma Linux e/ou Windows, o idioma em português, o que facilita o seu uso. Apresenta fácil navegação e interface intuitiva, exigindo apenas conhecimentos básicos de informática e Internet. Após levantamento do perfil dos alunos pesquisados, observou-se que grande parte dos acadêmicos possuem computador de uso pessoal com a possibilidade de acesso a Internet de suas casas. O que favorece a implantação de recursos tecnológicos para a complementação do ensino presencial. Mesmo os acadêmicos que não possuem computador em suas casas, podem acessar o ambiente através dos laboratórios de informática da universidade. Conclui-se que após a aplicação deste recurso tecnológico, os acadêmicos do grupo que teve acesso a ferramenta apresentaram melhores resultados em relação ao grupo que não utilizou o ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados positivos incentivam a extensão desta metodologia de suporte ao ensino-aprendizagem a outras disciplinas, como constatado na opinião dos participantes da pesquisa.