Planejamento da rede escolar do município de Tubarão utilizando técnica de preferência declarada
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78590 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaCarvalho, Dalmo Gomes deBastos, Lia Caetano2012-10-17T16:21:09Z2012-10-17T16:21:09Z20002000174184http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78590Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.O objetivo principal de um sistema de ensino é sem dúvida proporcionar educação. Na educação a necessidade de imprimir maior eficácia, em todos os níveis, faz do planejamento escolar um instrumento indispensável, que imprime uma direção, coerência e eficiência aos atores e as diversas entidades responsáveis pela concretização dos propósitos da educação. A escola como ente principal de qualquer sistema de ensino é responsável pela produção de um bem ou serviço que se supõe necessário, desejável e útil à sociedade. Conhecer as necessidades dos vários segmentos em que a escola está inserida e promover as reformas em seus sistemas de ensino, com a finalidade de torná-los mais eficientes e eqüitativos no preparo de uma nova cidadania, capaz de enfrentar a revolução tecnológica que está ocorrendo no processo produtivo e seus desdobramentos políticos, sociais, econômicos, culturais e éticos é função dos gestores e planejadores da educação. Desta forma, estratégias que considerem os interesses da maioria dos atores que compõem os diversos segmentos envolvidos num sistema de ensino devem estar aliadas a opções de investimento financeiro na educação. Como forma de incorporar as preferências dos diversos segmentos envolvidos no processo de planejamento escolar, o desenvolvimento de um método que permite incorporar estas preferências é realizado através da utilização de técnicas de preferência declarada. Técnicas que correspondem a um termo genérico proposto por Green e Srinivasan na década de 1970, para referir-se a um número de paradigmas em psicologia, economia e marketing que trabalham com descrições quantitativas das preferências ou valores dos trade-offs dos consumidores (Dijkstra e Timmermans ,1997). O modelo proposto neste experimento tem como objetivo principal incorporar no planejamento do sistema de ensino a estrutura física, as preferências dos diversos segmentos envolvidos, o tipo de vagas ofertadas, que esta extremamente ligada aos atributos oferecidos pela unidade escolar, como também a incorporação dos investimentos realizados pelo Poder Público na manutenção do sistema de ensino. Para tanto, uma configuração é traçada integrando técnicas de otimização, envolvendo programação linear mista com técnicas de preferência declarada.xiv, 103 f.| grafs., tabs.porFlorianópolis, SCTubarao (SC)Escolas -Organizacao e administracaoTubarao (SC)Planejamento educacionalSistemas de escolas municipaisTubarao (SC)Escolas publicasPlanejamentoTubarao (SC)Planejamento da rede escolar do município de Tubarão utilizando técnica de preferência declaradainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL174184.pdfapplication/pdf8336673https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/78590/1/174184.pdf17ff01e73a8d0af230add20a82088620MD51123456789/785902014-09-25 15:32:22.89oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78590Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T18:32:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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