Planejamento da rede escolar do município de Tubarão utilizando técnica de preferência declarada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Dalmo Gomes de
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78590
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
id UFSC_0295bfb1bc7970346bf7e7dad8e92cc1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78590
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCarvalho, Dalmo Gomes deBastos, Lia Caetano2012-10-17T16:21:09Z2012-10-17T16:21:09Z20002000174184http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78590Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.O objetivo principal de um sistema de ensino é sem dúvida proporcionar educação. Na educação a necessidade de imprimir maior eficácia, em todos os níveis, faz do planejamento escolar um instrumento indispensável, que imprime uma direção, coerência e eficiência aos atores e as diversas entidades responsáveis pela concretização dos propósitos da educação. A escola como ente principal de qualquer sistema de ensino é responsável pela produção de um bem ou serviço que se supõe necessário, desejável e útil à sociedade. Conhecer as necessidades dos vários segmentos em que a escola está inserida e promover as reformas em seus sistemas de ensino, com a finalidade de torná-los mais eficientes e eqüitativos no preparo de uma nova cidadania, capaz de enfrentar a revolução tecnológica que está ocorrendo no processo produtivo e seus desdobramentos políticos, sociais, econômicos, culturais e éticos é função dos gestores e planejadores da educação. Desta forma, estratégias que considerem os interesses da maioria dos atores que compõem os diversos segmentos envolvidos num sistema de ensino devem estar aliadas a opções de investimento financeiro na educação. Como forma de incorporar as preferências dos diversos segmentos envolvidos no processo de planejamento escolar, o desenvolvimento de um método que permite incorporar estas preferências é realizado através da utilização de técnicas de preferência declarada. Técnicas que correspondem a um termo genérico proposto por Green e Srinivasan na década de 1970, para referir-se a um número de paradigmas em psicologia, economia e marketing que trabalham com descrições quantitativas das preferências ou valores dos trade-offs dos consumidores (Dijkstra e Timmermans ,1997). O modelo proposto neste experimento tem como objetivo principal incorporar no planejamento do sistema de ensino a estrutura física, as preferências dos diversos segmentos envolvidos, o tipo de vagas ofertadas, que esta extremamente ligada aos atributos oferecidos pela unidade escolar, como também a incorporação dos investimentos realizados pelo Poder Público na manutenção do sistema de ensino. Para tanto, uma configuração é traçada integrando técnicas de otimização, envolvendo programação linear mista com técnicas de preferência declarada.xiv, 103 f.| grafs., tabs.porFlorianópolis, SCTubarao (SC)Escolas -Organizacao e administracaoTubarao (SC)Planejamento educacionalSistemas de escolas municipaisTubarao (SC)Escolas publicasPlanejamentoTubarao (SC)Planejamento da rede escolar do município de Tubarão utilizando técnica de preferência declaradainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL174184.pdfapplication/pdf8336673https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/78590/1/174184.pdf17ff01e73a8d0af230add20a82088620MD51123456789/785902014-09-25 15:32:22.89oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78590Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T18:32:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planejamento da rede escolar do município de Tubarão utilizando técnica de preferência declarada
title Planejamento da rede escolar do município de Tubarão utilizando técnica de preferência declarada
spellingShingle Planejamento da rede escolar do município de Tubarão utilizando técnica de preferência declarada
Carvalho, Dalmo Gomes de
Tubarao (SC)
Escolas -
Organizacao e administracao
Tubarao (SC)
Planejamento educacional
Sistemas de escolas municipais
Tubarao (SC)
Escolas publicas
Planejamento
Tubarao (SC)
title_short Planejamento da rede escolar do município de Tubarão utilizando técnica de preferência declarada
title_full Planejamento da rede escolar do município de Tubarão utilizando técnica de preferência declarada
title_fullStr Planejamento da rede escolar do município de Tubarão utilizando técnica de preferência declarada
title_full_unstemmed Planejamento da rede escolar do município de Tubarão utilizando técnica de preferência declarada
title_sort Planejamento da rede escolar do município de Tubarão utilizando técnica de preferência declarada
author Carvalho, Dalmo Gomes de
author_facet Carvalho, Dalmo Gomes de
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Dalmo Gomes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bastos, Lia Caetano
contributor_str_mv Bastos, Lia Caetano
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Tubarao (SC)
Escolas -
Organizacao e administracao
Tubarao (SC)
Planejamento educacional
Sistemas de escolas municipais
Tubarao (SC)
Escolas publicas
Planejamento
Tubarao (SC)
topic Tubarao (SC)
Escolas -
Organizacao e administracao
Tubarao (SC)
Planejamento educacional
Sistemas de escolas municipais
Tubarao (SC)
Escolas publicas
Planejamento
Tubarao (SC)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
publishDate 2000
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-17T16:21:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-17T16:21:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78590
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 174184
identifier_str_mv 174184
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xiv, 103 f.| grafs., tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/78590/1/174184.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 17ff01e73a8d0af230add20a82088620
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804951496916992