Culturas que emergem na escola: pesquisa na internet, produção audiovisual e competências midiáticas de jovens estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felipe, Bárbara Malcut
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174919
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.
id UFSC_0f6dd683bf9b02381615155c5fe9c0af
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/174919
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaFelipe, Bárbara MalcutFantin, MonicaGirardello, Gilka2017-04-18T04:21:48Z2017-04-18T04:21:48Z2016344699https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174919Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.O presente estudo busca refletir sobre as competências midiática de jovens estudantes em contexto escolar, sobretudo em relação a pesquisas escolares. Com o objetivo de entender como os estudantes compreendem a cultura do outro e a própria cultura a partir de pesquisas na internet e de produções midiáticas, foi desenvolvida uma investigação qualitativa, embasada nos preceitos da mídia-educação. O campo empírico envolveu uma turma de estudantes do 8º Ano de uma Escola Pública de Florianópolis onde foram realizadas observações-participante e intervenções didáticas a partir dos Episódios de Aprendizagem Situados/EAS (RIVOLTELLA) e do Teatro do Oprimido/TO (BOAL), aqui entendidos como metodologias de ensino e de pesquisa. A partir dos conceitos de cultura (HALL) e seus desdobramentos nas culturas escolares, juvenis e digitais, na interface educação e comunicação foram abordados os papéis da mediação (MARTIN-BARBERO), dos novos letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL) e das competências midiáticas (FERRÉS; PISCITELLI) na perspectiva da mídia-educação. As conclusões destacam os diferentes conceitos de cultura que emergiram nos processos de produção midiática dos jovens; a necessidade de promover os novos letramentos e as competências midiáticas entre os estudantes sobretudo em pesquisas escolares; e as possibilidades de relação entre a metodologias EAS e o TO na perspectiva mídia-educativa.<br>Abstract : This study aims to reflect on the media skills of young students in schools, especially in relation to school research. In order to understand how students understand another culture and their own culture from research on the internet and media productions, a qualitative research, based on media education precepts was developed. The empirical field involved a group of students from the 8th year in a public school of Florianopolis. Participating observations and educational interventions were performed from Episodes of Situated Learning/EAS (RIVOLTELLA) and the Theatre of the Oppressed/TO (BOAL), here understood as teaching and research methodologies. From the concepts of culture (HALL) and its development in school, youth and digital culture, in education and communication interface the roles of mediation (MARTIN-BARBERO), the new literacies (LANKSHEAR; KNOBEL) and media skills (FERRÉS; PISCITELLI) were addressed from the perspective of media education. Conclusions highlight the different concepts of culture that emerged in media production processes of young people; the need to promote new literacies and media skills among students especially in school research; and the possibilities of relationship between EAS methodologies and the TO on media-educational perspective.104 p.| il.porEducaçãoCompetência em informaçãoAprendizagemEstudantesCulturas que emergem na escola: pesquisa na internet, produção audiovisual e competências midiáticas de jovens estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL344699.pdfapplication/pdf2382118https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/174919/1/344699.pdfb823e042c814e0a5ee44163bd6c1dbceMD51123456789/1749192017-04-18 01:21:48.178oai:repositorio.ufsc.br:123456789/174919Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-04-18T04:21:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Culturas que emergem na escola: pesquisa na internet, produção audiovisual e competências midiáticas de jovens estudantes
title Culturas que emergem na escola: pesquisa na internet, produção audiovisual e competências midiáticas de jovens estudantes
spellingShingle Culturas que emergem na escola: pesquisa na internet, produção audiovisual e competências midiáticas de jovens estudantes
Felipe, Bárbara Malcut
Educação
Competência em informação
Aprendizagem
Estudantes
title_short Culturas que emergem na escola: pesquisa na internet, produção audiovisual e competências midiáticas de jovens estudantes
title_full Culturas que emergem na escola: pesquisa na internet, produção audiovisual e competências midiáticas de jovens estudantes
title_fullStr Culturas que emergem na escola: pesquisa na internet, produção audiovisual e competências midiáticas de jovens estudantes
title_full_unstemmed Culturas que emergem na escola: pesquisa na internet, produção audiovisual e competências midiáticas de jovens estudantes
title_sort Culturas que emergem na escola: pesquisa na internet, produção audiovisual e competências midiáticas de jovens estudantes
author Felipe, Bárbara Malcut
author_facet Felipe, Bárbara Malcut
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Felipe, Bárbara Malcut
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fantin, Monica
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Girardello, Gilka
contributor_str_mv Fantin, Monica
Girardello, Gilka
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação
Competência em informação
Aprendizagem
Estudantes
topic Educação
Competência em informação
Aprendizagem
Estudantes
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-18T04:21:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-04-18T04:21:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174919
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 344699
identifier_str_mv 344699
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 104 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/174919/1/344699.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b823e042c814e0a5ee44163bd6c1dbce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805412013670400