O uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem: o caso da Escola Municipal Professora Maria Mazarello de Belo Horizonte
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2001 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFSC |
Download full: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80187 |
Summary: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
id |
UFSC_9b63489c469d591ece934b2ea7ec8a61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80187 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaSoares, Cleber FirminoUlbricht, Vania Ribas2012-10-18T11:22:41Z2012-10-18T11:22:41Z20012001178545http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80187Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro TecnológicoO estudo de caso da Escola Professora Maria Mazarello pautou-se pelo objetivo de averiguar sobre o uso de recursos tecnológicos no processo ensino-aprendizagem. Esse intento fundamenta-se em função do projeto pedagógico adotado desde 1994 pela Prefeitura de Belo Horizonte para toda a rede municipal da Escola Plural. A sustentação pedagógica desta proposta está respaldada na formação do aluno enquanto um ser crítico e reflexivo e que é prioritariamente sujeito do seu processo de ensino-aprendizagem. Portanto, não se trata mais de transmitir conhecimento, mas sim de construir esse conhecimento e principalmente que essa construção tenha por eixo norteador a ação do aluno. Nessa perspectiva, a utilização dos recursos tecnológicos deve ser inserida no processo de ensino-aprendizagem com a perspectiva de aplicação da tecnologia educacional e da teoria da aprendizagem interacionista, pois as postulações de ambas são coerentes e sinérgicas com a Escola Plural. A pesquisa de campo foi realizada com a aplicação de questionários aos professores e alunos do ensino fundamental, atualmente denominados segundo e terceiro ciclos, a partir do qual indagou-se a respeito da efetiva utilização dos recursos tecnológicos. Constatou-se que a Escola Municipal Professora Maria Mazarello conta com um corpo docente com um nível de formação e informação muito bom, possui os recursos tecnológicos que lhe potencializam uma ação educativa mais pertinente, mas por diversos fatores internos e externos não otimiza a utilização desses recursos. Sugere-se que a fundamentação da proposta pedagógica da Escola seja reorientada e entre em sintonia com a tecnologia educacionalporFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoEnsino -Meios auxiliaresAprendizagemMetodologiaTecnologia educacionalTecnologia da informaçãoO uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem: o caso da Escola Municipal Professora Maria Mazarello de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL178545.pdfapplication/pdf0https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/80187/1/178545.pdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD51123456789/801872013-07-16 15:30:46.608oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80187Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T18:30:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem: o caso da Escola Municipal Professora Maria Mazarello de Belo Horizonte |
title |
O uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem: o caso da Escola Municipal Professora Maria Mazarello de Belo Horizonte |
spellingShingle |
O uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem: o caso da Escola Municipal Professora Maria Mazarello de Belo Horizonte Soares, Cleber Firmino Engenharia de produção Ensino - Meios auxiliares Aprendizagem Metodologia Tecnologia educacional Tecnologia da informação |
title_short |
O uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem: o caso da Escola Municipal Professora Maria Mazarello de Belo Horizonte |
title_full |
O uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem: o caso da Escola Municipal Professora Maria Mazarello de Belo Horizonte |
title_fullStr |
O uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem: o caso da Escola Municipal Professora Maria Mazarello de Belo Horizonte |
title_full_unstemmed |
O uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem: o caso da Escola Municipal Professora Maria Mazarello de Belo Horizonte |
title_sort |
O uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem: o caso da Escola Municipal Professora Maria Mazarello de Belo Horizonte |
author |
Soares, Cleber Firmino |
author_facet |
Soares, Cleber Firmino |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Cleber Firmino |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ulbricht, Vania Ribas |
contributor_str_mv |
Ulbricht, Vania Ribas |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino - Meios auxiliares Aprendizagem Metodologia Tecnologia educacional Tecnologia da informação |
topic |
Engenharia de produção Ensino - Meios auxiliares Aprendizagem Metodologia Tecnologia educacional Tecnologia da informação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
publishDate |
2001 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-18T11:22:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-18T11:22:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80187 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
178545 |
identifier_str_mv |
178545 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/80187/1/178545.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766804979283132416 |