PERSPECTIVAS E DESAFIOS NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO ENSINO DO CAMPO DE PÚBLICAS E SUAS RELAÇÕES COM A SOCIEDADE

As instituições de educação superior no ensino do campo de públicas, dentre outros, objetivam a formação de servidores públicos para ingresso nas diversas carreiras de Estado, o que faz com que tenham uma responsabilidade de formação de um núcleo de gestão governamental qualificado, responsável e ef...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:2013
Main Author: Rodrigues, Maria Isabel Araújo
Other Authors: Araújo, Ana Luiza Gomes de, Pinto, Luciana Moraes Raso Sardinha, Oliveira, Kamila Pagel de
Document type: Article
Language:por
Online Access:https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114860
English abstract:As instituições de educação superior no ensino do campo de públicas, dentre outros, objetivam a formação de servidores públicos para ingresso nas diversas carreiras de Estado, o que faz com que tenham uma responsabilidade de formação de um núcleo de gestão governamental qualificado, responsável e eficiente. Tal formação proporciona ao Estado uma profissionalização que auxilia na implementação de reformas importantes na sua gestão além de estreitar a sua relação com a sociedade. Assim sendo, o presente ensaio tem por objetivo apresentar as perspectivas e desafios nas Instituições de Educação Superior no ensino do campo de públicas e qual o seu impacto na relação entre o Estado e a Sociedade. Para isto realizou-se uma pesquisa bibliográfica na literatura sobre o tema e uma pesquisa documental na legislação correlata. Verificou-se que uma das características dos cursos do campo de públicas é o caráter inovador. Seus egressos exercem um importante papel na relação entre o Estado e a Sociedade. Contudo, o campo de públicas precisa se fortalecer e para isto é essencial a homologação das diretrizes curriculares nacionais para estes cursos.