Testes de consciência fonológica e suas relações com a aprendizagem da leitura no português

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão

Access type:openAccess
Publication Date:2001
Main Author: Godoy, Dalva Maria Alves
Advisor: Cabral, Leonor Scliar, 1929
Co-advisor: Kolinsky, Règine
Document type: Master thesis
Language:por
Published: Florianópolis, SC
Online Access:http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82127
Portuguese abstract:Esta pesquisa tem como objetivo testar a adequação de alguns testes adaptados ao português que avaliam as habilidades metafonológicas envolvidas no processamento da leitura e suas relações com esta aprendizagem. Apontada como fator crítico na constituição de bons e maus leitores e estreitamente ligada aos mecanismos de identificação das palavras, a consciência fonológica é o centro desta investigação: o seu domínio ineficiente é assinalado como uma das principais causas das dificuldades observadas em leitura. Participaram desta pesquisa 31 sujeitos, alunos de 1a a 4a série do ensino fundamental, com e sem queixa de dificuldades de leitura. Os desempenhos em testes que avaliaram a linguagem oral, a leitura e compreensão de texto e as capacidades metafonológicas foram observados com o intuito de explicar a causa das dificuldades encontradas. Os testes adaptados mostraram-se sensíveis aos propósitos objetivados e a análise dos resultados permitiu esclarecer e, muitas vezes, redimensionar a hipótese de diagnóstico dos sujeitos com desvio, possibilitando a distinção entre problemas específicos e inespecíficos da leitura