Mestrado Profissional: um estudo com egressos do Programa Ensino em Ciências da Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, Sueli [UNIFESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22312
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepcoes dos egressos do Mestrado Ensino em Ciências da Saúde, modalidade Profissional, oferecido pelo Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde da Universidade Federal de São Paulo (CEDESS/UNIFESP) sobre esta modalidade de Pós-graduação stricto-sensu e suas contribuicoes para a vida profissional. Os interlocutores teoricos privilegiaram abordagem sobre a Pós-graduação no Brasil, com enfase nos aspectos historicos e conceituais sobre o Mestrado profissional, bem como sobre a educacao e aprendizagem de adultos. A metodologia qualitativa envolveu aplicacao de um questionario junto a 70 egressos do Programa Mestrado Profissional Ensino em Ciências da Saúde, buscando conhecer motivacoes, experiencias curriculares, contribuicoes e mudancas na atuacao profissional apos a conclusao do mestrado. A analise de dados abrangeu a sistematizacao quantitativa das respostas obtidas na Escala Likert e analise de conteudo do tipo tematica para as questoes abertas. Os resultados foram organizados em dois eixos: Conhecendo os Egressos e Os egressos e suas percepcoes sobre o Mestrado Profissional. O perfil que pode ser configurado dos egressos participantes deste estudo revela um conjunto de profissionais fortemente vinculados ao campo da Saúde e da educacao, ja inseridos no mundo do trabalho e com uma atuacao forte na formacao em Saúde (nivel graduacao e ensino tecnico) e no campo da educacao de profissionais dos servicos de Saúde. O conjunto de dados apreendidos nas questoes abertas permite capturar o quao importante tem sido o binomio aprendizagem e trabalho como um eixo formativo do Mestrado Profissional Ensino em Ciências da Saúde. Desvela-se a necessidade de que, em novos estudos, mais sujeitos sejam investigados, ampliando a escuta nao somente de egressos, mas tambem dos usuarios/parceiros/pares dos titulados, configurando uma rede de percepcoes, avaliacoes e representacoes sobre as contribuicoes dos mestrados profissionais para o campo da transformacao das praticas a partir da producao de conhecimento sobre elas
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Os interlocutores teoricos privilegiaram abordagem sobre a Pós-graduação no Brasil, com enfase nos aspectos historicos e conceituais sobre o Mestrado profissional, bem como sobre a educacao e aprendizagem de adultos. A metodologia qualitativa envolveu aplicacao de um questionario junto a 70 egressos do Programa Mestrado Profissional Ensino em Ciências da Saúde, buscando conhecer motivacoes, experiencias curriculares, contribuicoes e mudancas na atuacao profissional apos a conclusao do mestrado. A analise de dados abrangeu a sistematizacao quantitativa das respostas obtidas na Escala Likert e analise de conteudo do tipo tematica para as questoes abertas. Os resultados foram organizados em dois eixos: Conhecendo os Egressos e Os egressos e suas percepcoes sobre o Mestrado Profissional. O perfil que pode ser configurado dos egressos participantes deste estudo revela um conjunto de profissionais fortemente vinculados ao campo da Saúde e da educacao, ja inseridos no mundo do trabalho e com uma atuacao forte na formacao em Saúde (nivel graduacao e ensino tecnico) e no campo da educacao de profissionais dos servicos de Saúde. O conjunto de dados apreendidos nas questoes abertas permite capturar o quao importante tem sido o binomio aprendizagem e trabalho como um eixo formativo do Mestrado Profissional Ensino em Ciências da Saúde. Desvela-se a necessidade de que, em novos estudos, mais sujeitos sejam investigados, ampliando a escuta nao somente de egressos, mas tambem dos usuarios/parceiros/pares dos titulados, configurando uma rede de percepcoes, avaliacoes e representacoes sobre as contribuicoes dos mestrados profissionais para o campo da transformacao das praticas a partir da producao de conhecimento sobre elasThe aim of this study was to analyze the graduate s tudents’ perceptions on the Professional Master ́s Program of Health Sciences, o ffered by the Center for Development of Higher Education in Health, at the Universidade Federal de São Paulo (CEDESS/UNIFESP); a stricto-sensu graduate program and its contributions to professional life. The theoretical interlocutors favored an approach on graduation in Brazil, with emphasis on historica l and conceptual aspects of the Professional Master ́s Program as well as on educati on and adult learning. The qualitative methodology consisted of applying a que stionnaire to 70 graduates of the Professional Master ́s Program of Health Science s, searching for their motivations, curriculum experiences, contributions and changes in professional practice after completion of the course. Analysis o f data covered the systematization of quantitative responses obtained by the Likert Scale and analysis of content using a thematic approach for t he open questions. The results were organized along two axes: knowing the egress s tudents and the egress students ‘perceptions on this professional master ́s program. The profile of these graduate students revealed a group of professionals strongly participating in the field of health and education; they are inserted in the labor market and with a solid performance in health education (undergraduate leve l and technical education) and in the field of education for professionals wor king in health services. Data obtained from the open questions allowed understand ing how important has been the binomial learning and working as a formative ax is of the Professional Masters Program in Health Sciences Further studies are nee ded for expand the field of hearing not only of the egress students but also of the users/partners and peers configuring a network of perceptions, evaluations a nd representations on contributions of this Professional Master ́s Program to transform practices based on the knowledge production.BV UNIFESP: Teses e dissertações145 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Educação de Pós-graduaçãoAprendizagemMestrado Profissional: um estudo com egressos do Programa Ensino em Ciências da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – São PauloORIGINALTese-13512.pdfTese-13512.pdfapplication/pdf1571597${dspace.ui.url}/bitstream/11600/22312/1/Tese-13512.pdff3c91aa3dcfe085c6852706611b48857MD51open accessTEXTTese-13512.pdf.txtTese-13512.pdf.txtExtracted texttext/plain251505${dspace.ui.url}/bitstream/11600/22312/2/Tese-13512.pdf.txt022af1d1964b3b756f72e50f1d2905d5MD52open accessTHUMBNAILTese-13512.pdf.jpgTese-13512.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3700${dspace.ui.url}/bitstream/11600/22312/4/Tese-13512.pdf.jpg55676e7b3dd7f5c6a5e0f04695edd681MD54open access11600/223122023-05-15 01:31:29.391open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/22312Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:40:56.434456Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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