Programa de atividades físicas lúdicas desenvolvido com alunos portadores de deficiência mental do CEMEI Cléberson da Silva do município de Mauá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Alex Sandro Neves [UNIFESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23480
Resumo: A inclusao social do portador de defiCiência e um assunto debatido em todo o mundo, e, desde a decada de 80, vem crescendo consideravelmente no Brasil, sendo objeto de estudo de muitos pesquisadores. No municipio de Maua, esse movimento e tratado com muita seriedade. E, como fisioterapeuta vinculado ao Centro Municipal de Educacao Inclusiva Cleberson da Silva, venho desenvolvendo atividades facilitadoras com os portadores de defiCiência mental, visando favorecer o processo de inclusao social. Objetivo: Analisar os processos de interacao que um programa de atividades fisicas ludicas possibilitou ao desenvolvimento de portadores de defiCiência mental. Metodologia: Utilizamos um programa de atividades fisicas ludicas como instrumento para observar o comportamento de 10 sujeitos portadores de defiCiência mental e 10 nao-portadores e analisar o processo de interacao entre eles. Os dados foram obtidos por meio de: i) registros escritos das atividades; ii) conversas gravadas com os pais dos alunos; iii) grupos focais realizados com portadores de defiCiência e nao-portadores, separadamente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo investigacao-acao. Resultados: Durante os encontros foi possivel perceber a evolucao apresentada pelo grupo, na medida em que houve cooperacao entre os sujeitos dos dois grupos, bem como a possibilidade de realizar acoes por imitacao, alem de participacao e envolvimento de todos. Consideracoes finais: A atividade fisica ludica, mostrou ser um meio favorecedor de interacao social do deficiente mental. Levantamos a questao sobre a duracao do programa. Com apenas 11 encontros percebemos modificacoes que poderao ser mais significativas caso o programa seja desenvolvido por um periodo mais extenso
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E, como fisioterapeuta vinculado ao Centro Municipal de Educacao Inclusiva Cleberson da Silva, venho desenvolvendo atividades facilitadoras com os portadores de defiCiência mental, visando favorecer o processo de inclusao social. Objetivo: Analisar os processos de interacao que um programa de atividades fisicas ludicas possibilitou ao desenvolvimento de portadores de defiCiência mental. Metodologia: Utilizamos um programa de atividades fisicas ludicas como instrumento para observar o comportamento de 10 sujeitos portadores de defiCiência mental e 10 nao-portadores e analisar o processo de interacao entre eles. Os dados foram obtidos por meio de: i) registros escritos das atividades; ii) conversas gravadas com os pais dos alunos; iii) grupos focais realizados com portadores de defiCiência e nao-portadores, separadamente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo investigacao-acao. Resultados: Durante os encontros foi possivel perceber a evolucao apresentada pelo grupo, na medida em que houve cooperacao entre os sujeitos dos dois grupos, bem como a possibilidade de realizar acoes por imitacao, alem de participacao e envolvimento de todos. Consideracoes finais: A atividade fisica ludica, mostrou ser um meio favorecedor de interacao social do deficiente mental. Levantamos a questao sobre a duracao do programa. Com apenas 11 encontros percebemos modificacoes que poderao ser mais significativas caso o programa seja desenvolvido por um periodo mais extensoThe social inclusion of the disabled is a matter of world-wide debate. Since 1980, it has grown considerably as an object of study of many researchers in Brazil. In the city of Mauá this movement has been given a place of great importance. As a physical therapist at Centro Municipal de Educação Inclusiva Cléberson da Silva, I have developed facilitatory activities for the mentally handicapped with the aim of their social inclusion. Objective: Analyze the process of social interaction made possible by a program of recreational physical activities for the development of the mentally disabled. Methodology: A Recreational physical activities program was used as a tool to observe the behavior of 10 mentally disabled subjects and 10 nondisabled subjects and analyze the process of their interaction by means of: i) written records of the activities; ii) recorded conversations with students parents; iii) focal groups with the mentally disabled and on the non-disabled separately. This is a qualitative research of investigation and action. Results: During the meetings it was possible to perceive the development presented by the disable group when there was cooperation between the subjects of both groups, the possibility of action through imitation, as well as the participation of all involved. Final considerations: Recreational physical activities have shown to be a possible way to the social interaction of the mentally disabled. There is also the issue of the duration of the program. With only 11 meetings there were some noticeable modifications that could have been more expressive if the program had continued over a more extensive period of time.BV UNIFESP: Teses e dissertações113 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Pessoas com Deficiência MentalAtividade MotoraJogos e BrinquedosPrograma de atividades físicas lúdicas desenvolvido com alunos portadores de deficiência mental do CEMEI Cléberson da Silva do município de MauáRecreational physical activities program developed with mentally disabled students of the CEMEI Cleberson da Silva, at the city of Maua, SPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da SaúdeORIGINALTese-10379.pdfTese-10379.pdfapplication/pdf564405${dspace.ui.url}/bitstream/11600/23480/2/Tese-10379.pdf9cc1c407efca618ee441c791a432f35eMD52open accessTEXTTese-10379.pdf.txtTese-10379.pdf.txtExtracted texttext/plain185911${dspace.ui.url}/bitstream/11600/23480/3/Tese-10379.pdf.txt499755371860bb1cece7969622bb74c9MD53open accessTHUMBNAILTese-10379.pdf.jpgTese-10379.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4032${dspace.ui.url}/bitstream/11600/23480/5/Tese-10379.pdf.jpg99946c41321a4c7c4b78c30e13d8ab3fMD55open access11600/234802023-05-15 01:27:09.15open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/23480Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:35:44.454598Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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