Comunicação entre trabalhadores de saúde e usuários no cuidado à criança menor de dois anos no contexto de uma unidade de saúde da família
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8775 http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0552 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo conhecer a concepção que trabalhadores de saúde e usuários possuem sobre a comunicação no cuidado à criança menor de dois anos, adotando a Teoria da Ação Comunicativa de Habermas. Trata-se de estudo qualitativo que teve como técnica de coleta entrevistas semiestruturadas com trabalhadores de saúde e cuidadoras de crianças menores de dois anos, de modo a obter subsídios para o estudo da comunicação. Os dados foram submetidos à analise de conteúdo temática. Identificaram-se duas categorias temáticas, a partir do referencial teórico proposto: uma instrumental, por suas características voltadas ao domínio e repasse de informações; e outra, denominada compartilhada, por ser entendida como comunhão de saberes entre o trabalhador de saúde e usuário, contendo aproximações aos pressupostos da Teoria da Ação Comunicativa. Sugerem-se mudanças no contexto estudado, na perspectiva de construção de práticas comunicativas dialógicas. |
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Coriolano-Marinus, Maria Wanderleya de LavorAndrade, Rebecca Soares de [UNIFESP]Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]Lima, Luciane Soares deUniversidade Federal de Pernambuco Departamento de EnfermagemFundação Oswaldo Cruz Centro de Pesquisas Aggeu MagalhãesUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Universidade Federal de Pernambuco2015-06-14T13:47:29Z2015-06-14T13:47:29Z2015-01-01Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 00, n. ahead, p. 00-00, 2015.1414-3283http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8775http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0552S1414-32832015005030552.pdfS1414-3283201500503055210.1590/1807-57622013.0552O estudo teve como objetivo conhecer a concepção que trabalhadores de saúde e usuários possuem sobre a comunicação no cuidado à criança menor de dois anos, adotando a Teoria da Ação Comunicativa de Habermas. Trata-se de estudo qualitativo que teve como técnica de coleta entrevistas semiestruturadas com trabalhadores de saúde e cuidadoras de crianças menores de dois anos, de modo a obter subsídios para o estudo da comunicação. Os dados foram submetidos à analise de conteúdo temática. Identificaram-se duas categorias temáticas, a partir do referencial teórico proposto: uma instrumental, por suas características voltadas ao domínio e repasse de informações; e outra, denominada compartilhada, por ser entendida como comunhão de saberes entre o trabalhador de saúde e usuário, contendo aproximações aos pressupostos da Teoria da Ação Comunicativa. Sugerem-se mudanças no contexto estudado, na perspectiva de construção de práticas comunicativas dialógicas.The study aimed to ascertain the conceptions that health workers and users have regarding communication in caring for children under two years old using the Habermas Communicative Action Theory. This was a qualitative study in which the data-gathering technique consisted of semi-structured interviews with healthcare workers and the caregivers of children under two years old in order to obtain support for studying communication. The data were subjected to thematic content analysis. Two thematic categories were identified an instrumental category, given that its characteristics were geared to the domain and information transfers; and another one called the shared category, since it was understood as communion of knowledge between healthcare workers and users, containing approximations to the assumptions of Communicative Action Theory. It was suggested that changes to the context studied should be made, from the perspective of constructing of communicative dialogue practices.El objetivo del estudio fue conocer la concepción que trabajadores de la salud y usuarios tienen sobre la comunicación en el cuidado a los niños menores de dos años, adoptando la Teoría de la Acción Comunicativa de Habermas. Estudio cualitativo que tuvo, como técnica de colecta, entrevistas semi-estructuradas con trabajadores de la salud y cuidadoras de niños menores de dos años, para obtener subsidios para el estudio de la comunicación. Los datos se sometieron a análisis de contenido temático. Se identificaron dos categorías temáticas: una instrumental, por sus características enfocadas en el dominio y traspaso de informaciones y la otra denominada compartida, por entenderse como comunión de saberes entre el trabajador de la salud y el usuario, conteniendo aproximaciones a los supuestos de la Teoría de la Acción Comunicativa. Se sugieren cambios en el contexto estudiado, en la perspectiva de construcción de prácticas comunicativas dialógicas.Universidade Federal de Pernambuco Departamento de EnfermagemFundação Oswaldo Cruz Centro de Pesquisas Aggeu MagalhãesUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em SaúdeUniversidade Federal de PernambucoUNIFESP, Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em SaúdeSciELOporUNESPInterface - Comunicação, Saúde, EducaçãoComunicaçãoSaúde da FamíliaCuidado da criançaEducação em SaúdeCommunicationFamily healthChild careHealth educationComunicação entre trabalhadores de saúde e usuários no cuidado à criança menor de dois anos no contexto de uma unidade de saúde da famíliaCommunication of healthcare workers and users in caring for children under two years old in the context of a family health unitComunicación entre trabajadores de la salud y usuarios en el cuidado a niños menores de dos años en el contexto de una unidad de salud de la familiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS1414-32832015005030552.pdfapplication/pdf368800${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8775/1/S1414-32832015005030552.pdfaa262ed8af1dec77d76cc65cb02dcd49MD51open accessTEXTS1414-32832015005030552.pdf.txtS1414-32832015005030552.pdf.txtExtracted texttext/plain55835${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8775/21/S1414-32832015005030552.pdf.txt389b773a840b03c18ca4e0593f3b9e14MD521open accessTHUMBNAILS1414-32832015005030552.pdf.jpgS1414-32832015005030552.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7611${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8775/23/S1414-32832015005030552.pdf.jpgf0c026c4d5c7fcd8bab771a113fb72c2MD523open access11600/87752023-06-05 20:26:22.418open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/8775Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T23:26:22Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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