Memorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: La Salvia, André Luis
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37524
Resumo: Memorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofia Resumo: Nesse texto apresentamos uma problematização sobre o uso de memoriais de aprendizagens como ferramenta de avaliação na disciplina de Práticas de Ensino de Filosofia. Como é disciplina direcionada à formação de professores, foi solicitado que recorressem às memórias dos cursos de filosofia que tiveram, tanto no ensino médio quanto na graduação, refletindo sobre o que é e para que serve tal disciplina a partir do que foi dito pelos professores lembrados, relacionando as suas respostas com a bibliografia sobre ensino de filosofia. Palavras-chave: Filosofia; Ensino de filosofia; Memorial de aprendizagem; Avaliação. Memorial as a narrative of learning in teacher education in philosophy Abstract: In this paper we present a problematization about the use of learning memorials as an evaluation tool in the discipline of Teaching of Philosophy. As it is a discipline directed to the formation of the students, it was requested that they return to the memories of the courses of philosophy that had, in the high school as in the graduation, reflecting on what is and for what serves such discipline from what was said by the remembered teachers, relating their answers to the bibliography of teaching of philosophy. Key-words: Philosophy; `Philosophy teaching; Learning memorial; Evaluation. Mémorial comme narration d'apprentissage dans la formation des enseignants en philosophie Résumé: Dans ce texte, nous présentons un questionnement sur l'utilisation des mémoires de l'apprentissage comme un outil d'évaluation dans la discipline de Pratiques d'enseignement de Philosophie. Comment est la discipline dirigée vers la formation des enseignants, on nous a demandé de recourir à des souvenirs de cours de philosophie étions tous les deux à l'école secondaire de premier cycle, en réfléchissant sur ce qu'il est et ce qu'il est pour une telle discipline de ce qui a été dit par les enseignants rappelé en rapportant vos réponses avec la bibliographie d'enseignement de Philosophie. Mots-clés: Philosophie; Enseignement de la philosophie; Mémoire d'apprentissage; L'évaluation. Data de registro: 09/02/2017 Data de aceite: 17/05/2017
id UFU-2_b0131342f8928ccb9a650194a3b45a95
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/37524
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Memorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofiaFilosofiaEnsino de filosofiaMemorial de aprendizagemAvaliaçãoMemorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofia Resumo: Nesse texto apresentamos uma problematização sobre o uso de memoriais de aprendizagens como ferramenta de avaliação na disciplina de Práticas de Ensino de Filosofia. Como é disciplina direcionada à formação de professores, foi solicitado que recorressem às memórias dos cursos de filosofia que tiveram, tanto no ensino médio quanto na graduação, refletindo sobre o que é e para que serve tal disciplina a partir do que foi dito pelos professores lembrados, relacionando as suas respostas com a bibliografia sobre ensino de filosofia. Palavras-chave: Filosofia; Ensino de filosofia; Memorial de aprendizagem; Avaliação. Memorial as a narrative of learning in teacher education in philosophy Abstract: In this paper we present a problematization about the use of learning memorials as an evaluation tool in the discipline of Teaching of Philosophy. As it is a discipline directed to the formation of the students, it was requested that they return to the memories of the courses of philosophy that had, in the high school as in the graduation, reflecting on what is and for what serves such discipline from what was said by the remembered teachers, relating their answers to the bibliography of teaching of philosophy. Key-words: Philosophy; `Philosophy teaching; Learning memorial; Evaluation. Mémorial comme narration d'apprentissage dans la formation des enseignants en philosophie Résumé: Dans ce texte, nous présentons un questionnement sur l'utilisation des mémoires de l'apprentissage comme un outil d'évaluation dans la discipline de Pratiques d'enseignement de Philosophie. Comment est la discipline dirigée vers la formation des enseignants, on nous a demandé de recourir à des souvenirs de cours de philosophie étions tous les deux à l'école secondaire de premier cycle, en réfléchissant sur ce qu'il est et ce qu'il est pour une telle discipline de ce qui a été dit par les enseignants rappelé en rapportant vos réponses avec la bibliographie d'enseignement de Philosophie. Mots-clés: Philosophie; Enseignement de la philosophie; Mémoire d'apprentissage; L'évaluation. Data de registro: 09/02/2017 Data de aceite: 17/05/2017EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/3752410.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-16Educação e Filosofia; v. 32 n. 64 (2018): v.32 n.64 jan./abr. 2018; 339-3601982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37524/38190https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37524/38191Copyright (c) 2018 André Luis La Salviahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLa Salvia, André Luis2024-02-20T13:54:47Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/37524Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-20T13:54:47Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Memorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofia
title Memorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofia
spellingShingle Memorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofia
La Salvia, André Luis
Filosofia
Ensino de filosofia
Memorial de aprendizagem
Avaliação
title_short Memorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofia
title_full Memorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofia
title_fullStr Memorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofia
title_full_unstemmed Memorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofia
title_sort Memorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofia
author La Salvia, André Luis
author_facet La Salvia, André Luis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv La Salvia, André Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Ensino de filosofia
Memorial de aprendizagem
Avaliação
topic Filosofia
Ensino de filosofia
Memorial de aprendizagem
Avaliação
description Memorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofia Resumo: Nesse texto apresentamos uma problematização sobre o uso de memoriais de aprendizagens como ferramenta de avaliação na disciplina de Práticas de Ensino de Filosofia. Como é disciplina direcionada à formação de professores, foi solicitado que recorressem às memórias dos cursos de filosofia que tiveram, tanto no ensino médio quanto na graduação, refletindo sobre o que é e para que serve tal disciplina a partir do que foi dito pelos professores lembrados, relacionando as suas respostas com a bibliografia sobre ensino de filosofia. Palavras-chave: Filosofia; Ensino de filosofia; Memorial de aprendizagem; Avaliação. Memorial as a narrative of learning in teacher education in philosophy Abstract: In this paper we present a problematization about the use of learning memorials as an evaluation tool in the discipline of Teaching of Philosophy. As it is a discipline directed to the formation of the students, it was requested that they return to the memories of the courses of philosophy that had, in the high school as in the graduation, reflecting on what is and for what serves such discipline from what was said by the remembered teachers, relating their answers to the bibliography of teaching of philosophy. Key-words: Philosophy; `Philosophy teaching; Learning memorial; Evaluation. Mémorial comme narration d'apprentissage dans la formation des enseignants en philosophie Résumé: Dans ce texte, nous présentons un questionnement sur l'utilisation des mémoires de l'apprentissage comme un outil d'évaluation dans la discipline de Pratiques d'enseignement de Philosophie. Comment est la discipline dirigée vers la formation des enseignants, on nous a demandé de recourir à des souvenirs de cours de philosophie étions tous les deux à l'école secondaire de premier cycle, en réfléchissant sur ce qu'il est et ce qu'il est pour une telle discipline de ce qui a été dit par les enseignants rappelé en rapportant vos réponses avec la bibliographie d'enseignement de Philosophie. Mots-clés: Philosophie; Enseignement de la philosophie; Mémoire d'apprentissage; L'évaluation. Data de registro: 09/02/2017 Data de aceite: 17/05/2017
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37524
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-16
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37524
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37524/38190
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37524/38191
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 André Luis La Salvia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 André Luis La Salvia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 32 n. 64 (2018): v.32 n.64 jan./abr. 2018; 339-360
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207229227630592