Memorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37524 |
Resumo: | Memorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofia Resumo: Nesse texto apresentamos uma problematização sobre o uso de memoriais de aprendizagens como ferramenta de avaliação na disciplina de Práticas de Ensino de Filosofia. Como é disciplina direcionada à formação de professores, foi solicitado que recorressem às memórias dos cursos de filosofia que tiveram, tanto no ensino médio quanto na graduação, refletindo sobre o que é e para que serve tal disciplina a partir do que foi dito pelos professores lembrados, relacionando as suas respostas com a bibliografia sobre ensino de filosofia. Palavras-chave: Filosofia; Ensino de filosofia; Memorial de aprendizagem; Avaliação. Memorial as a narrative of learning in teacher education in philosophy Abstract: In this paper we present a problematization about the use of learning memorials as an evaluation tool in the discipline of Teaching of Philosophy. As it is a discipline directed to the formation of the students, it was requested that they return to the memories of the courses of philosophy that had, in the high school as in the graduation, reflecting on what is and for what serves such discipline from what was said by the remembered teachers, relating their answers to the bibliography of teaching of philosophy. Key-words: Philosophy; `Philosophy teaching; Learning memorial; Evaluation. Mémorial comme narration d'apprentissage dans la formation des enseignants en philosophie Résumé: Dans ce texte, nous présentons un questionnement sur l'utilisation des mémoires de l'apprentissage comme un outil d'évaluation dans la discipline de Pratiques d'enseignement de Philosophie. Comment est la discipline dirigée vers la formation des enseignants, on nous a demandé de recourir à des souvenirs de cours de philosophie étions tous les deux à l'école secondaire de premier cycle, en réfléchissant sur ce qu'il est et ce qu'il est pour une telle discipline de ce qui a été dit par les enseignants rappelé en rapportant vos réponses avec la bibliographie d'enseignement de Philosophie. Mots-clés: Philosophie; Enseignement de la philosophie; Mémoire d'apprentissage; L'évaluation. Data de registro: 09/02/2017 Data de aceite: 17/05/2017 |
id |
UFU-2_b0131342f8928ccb9a650194a3b45a95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/37524 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Memorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofiaFilosofiaEnsino de filosofiaMemorial de aprendizagemAvaliaçãoMemorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofia Resumo: Nesse texto apresentamos uma problematização sobre o uso de memoriais de aprendizagens como ferramenta de avaliação na disciplina de Práticas de Ensino de Filosofia. Como é disciplina direcionada à formação de professores, foi solicitado que recorressem às memórias dos cursos de filosofia que tiveram, tanto no ensino médio quanto na graduação, refletindo sobre o que é e para que serve tal disciplina a partir do que foi dito pelos professores lembrados, relacionando as suas respostas com a bibliografia sobre ensino de filosofia. Palavras-chave: Filosofia; Ensino de filosofia; Memorial de aprendizagem; Avaliação. Memorial as a narrative of learning in teacher education in philosophy Abstract: In this paper we present a problematization about the use of learning memorials as an evaluation tool in the discipline of Teaching of Philosophy. As it is a discipline directed to the formation of the students, it was requested that they return to the memories of the courses of philosophy that had, in the high school as in the graduation, reflecting on what is and for what serves such discipline from what was said by the remembered teachers, relating their answers to the bibliography of teaching of philosophy. Key-words: Philosophy; `Philosophy teaching; Learning memorial; Evaluation. Mémorial comme narration d'apprentissage dans la formation des enseignants en philosophie Résumé: Dans ce texte, nous présentons un questionnement sur l'utilisation des mémoires de l'apprentissage comme un outil d'évaluation dans la discipline de Pratiques d'enseignement de Philosophie. Comment est la discipline dirigée vers la formation des enseignants, on nous a demandé de recourir à des souvenirs de cours de philosophie étions tous les deux à l'école secondaire de premier cycle, en réfléchissant sur ce qu'il est et ce qu'il est pour une telle discipline de ce qui a été dit par les enseignants rappelé en rapportant vos réponses avec la bibliographie d'enseignement de Philosophie. Mots-clés: Philosophie; Enseignement de la philosophie; Mémoire d'apprentissage; L'évaluation. Data de registro: 09/02/2017 Data de aceite: 17/05/2017EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/3752410.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-16Educação e Filosofia; v. 32 n. 64 (2018): v.32 n.64 jan./abr. 2018; 339-3601982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37524/38190https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37524/38191Copyright (c) 2018 André Luis La Salviahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLa Salvia, André Luis2024-02-20T13:54:47Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/37524Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-20T13:54:47Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofia |
title |
Memorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofia |
spellingShingle |
Memorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofia La Salvia, André Luis Filosofia Ensino de filosofia Memorial de aprendizagem Avaliação |
title_short |
Memorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofia |
title_full |
Memorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofia |
title_fullStr |
Memorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofia |
title_full_unstemmed |
Memorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofia |
title_sort |
Memorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofia |
author |
La Salvia, André Luis |
author_facet |
La Salvia, André Luis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
La Salvia, André Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia Ensino de filosofia Memorial de aprendizagem Avaliação |
topic |
Filosofia Ensino de filosofia Memorial de aprendizagem Avaliação |
description |
Memorial como narrativa de aprendizagens na formação docente em filosofia Resumo: Nesse texto apresentamos uma problematização sobre o uso de memoriais de aprendizagens como ferramenta de avaliação na disciplina de Práticas de Ensino de Filosofia. Como é disciplina direcionada à formação de professores, foi solicitado que recorressem às memórias dos cursos de filosofia que tiveram, tanto no ensino médio quanto na graduação, refletindo sobre o que é e para que serve tal disciplina a partir do que foi dito pelos professores lembrados, relacionando as suas respostas com a bibliografia sobre ensino de filosofia. Palavras-chave: Filosofia; Ensino de filosofia; Memorial de aprendizagem; Avaliação. Memorial as a narrative of learning in teacher education in philosophy Abstract: In this paper we present a problematization about the use of learning memorials as an evaluation tool in the discipline of Teaching of Philosophy. As it is a discipline directed to the formation of the students, it was requested that they return to the memories of the courses of philosophy that had, in the high school as in the graduation, reflecting on what is and for what serves such discipline from what was said by the remembered teachers, relating their answers to the bibliography of teaching of philosophy. Key-words: Philosophy; `Philosophy teaching; Learning memorial; Evaluation. Mémorial comme narration d'apprentissage dans la formation des enseignants en philosophie Résumé: Dans ce texte, nous présentons un questionnement sur l'utilisation des mémoires de l'apprentissage comme un outil d'évaluation dans la discipline de Pratiques d'enseignement de Philosophie. Comment est la discipline dirigée vers la formation des enseignants, on nous a demandé de recourir à des souvenirs de cours de philosophie étions tous les deux à l'école secondaire de premier cycle, en réfléchissant sur ce qu'il est et ce qu'il est pour une telle discipline de ce qui a été dit par les enseignants rappelé en rapportant vos réponses avec la bibliographie d'enseignement de Philosophie. Mots-clés: Philosophie; Enseignement de la philosophie; Mémoire d'apprentissage; L'évaluation. Data de registro: 09/02/2017 Data de aceite: 17/05/2017 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37524 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-16 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37524 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-16 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37524/38190 https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37524/38191 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 André Luis La Salvia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 André Luis La Salvia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 32 n. 64 (2018): v.32 n.64 jan./abr. 2018; 339-360 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207229227630592 |