Teoria reichiana e seus reflexos na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Maria Veranilda Soares
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/807
Resumo: A preocupação com os problemas que nos afetam neste final de século exige que pensemos em mudanças na forma de conceber a educação. Para tanto, a obra de Wilhelm Reich tem grandes contribuições, no que se refere à formação de um educador que aprenda a lidar com as qualidades da vida viva das crianças. A questão básica deste trabalho é a relação educador-educando, buscando em Reich bases que possam fundamentar esta relação. Palavras-chave: Relacionamento; Professor-aluno; Reich   ABSTRACT:   Our deep concern to the main troubles that affect us at this end of century leads us to think of changes in the way of conceiving Education. For this purpose, Wilhelm Reich's achievements have a great contribution to give in order to build up an educator who can learn how to deal with the questions of children's living life The major question of this work is the relationship between the educator and the child, searching in Reich ideas the basis that may found this relationship
id UFU-2_8a8d470b252978dc89734bdb5462066f
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/807
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Teoria reichiana e seus reflexos na educaçãorelacionamentoprofessor-alunoReichA preocupação com os problemas que nos afetam neste final de século exige que pensemos em mudanças na forma de conceber a educação. Para tanto, a obra de Wilhelm Reich tem grandes contribuições, no que se refere à formação de um educador que aprenda a lidar com as qualidades da vida viva das crianças. A questão básica deste trabalho é a relação educador-educando, buscando em Reich bases que possam fundamentar esta relação. Palavras-chave: Relacionamento; Professor-aluno; Reich   ABSTRACT:   Our deep concern to the main troubles that affect us at this end of century leads us to think of changes in the way of conceiving Education. For this purpose, Wilhelm Reich's achievements have a great contribution to give in order to build up an educator who can learn how to deal with the questions of children's living life The major question of this work is the relationship between the educator and the child, searching in Reich ideas the basis that may found this relationshipEDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2015-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/80710.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-807Educação e Filosofia; v. 13 n. 25 (1999): v.13 n.25 jan./jun. 1999; 261-2681982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/807/723Copyright (c) 2016 Maria Veranilda Soares Motahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMota, Maria Veranilda Soares2023-03-13T17:39:36Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/807Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-13T17:39:36Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria reichiana e seus reflexos na educação
title Teoria reichiana e seus reflexos na educação
spellingShingle Teoria reichiana e seus reflexos na educação
Mota, Maria Veranilda Soares
relacionamento
professor-aluno
Reich
title_short Teoria reichiana e seus reflexos na educação
title_full Teoria reichiana e seus reflexos na educação
title_fullStr Teoria reichiana e seus reflexos na educação
title_full_unstemmed Teoria reichiana e seus reflexos na educação
title_sort Teoria reichiana e seus reflexos na educação
author Mota, Maria Veranilda Soares
author_facet Mota, Maria Veranilda Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Maria Veranilda Soares
dc.subject.por.fl_str_mv relacionamento
professor-aluno
Reich
topic relacionamento
professor-aluno
Reich
description A preocupação com os problemas que nos afetam neste final de século exige que pensemos em mudanças na forma de conceber a educação. Para tanto, a obra de Wilhelm Reich tem grandes contribuições, no que se refere à formação de um educador que aprenda a lidar com as qualidades da vida viva das crianças. A questão básica deste trabalho é a relação educador-educando, buscando em Reich bases que possam fundamentar esta relação. Palavras-chave: Relacionamento; Professor-aluno; Reich   ABSTRACT:   Our deep concern to the main troubles that affect us at this end of century leads us to think of changes in the way of conceiving Education. For this purpose, Wilhelm Reich's achievements have a great contribution to give in order to build up an educator who can learn how to deal with the questions of children's living life The major question of this work is the relationship between the educator and the child, searching in Reich ideas the basis that may found this relationship
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/807
10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-807
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/807
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/807/723
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Maria Veranilda Soares Mota
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Maria Veranilda Soares Mota
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 13 n. 25 (1999): v.13 n.25 jan./jun. 1999; 261-268
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207232099680256