O caráter de publicização da leitura na obra de Comênio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves Bortolanza, Ana Maria
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13282
Resumo: *Doutora pela Universidade Estadual Paulista "J'ulio de Mesquita Filho", no Programa de Pós-Graduação em Educação. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Uberaba UNIUBE O caráter de publicização da leitura na obra de ComênioResumo: Este artigo tem por objetivo explicitar o caráter de publicização da leitura em Comênio. Para isso, analisa os condicionantes sociopolíticos, históricos e religiosos que permeiam as questões didático-pedagógicas pensadas pelo grande pedagogo. Em sua obra Didáctica Magna - Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos, o caráter de publicização da leitura responde às necessidades que as novas relações sociais passaram a exigir em conseqüência da nova forma de produção da sociedade capitalista. Em sua didacografia, a nova arte de ensinar comeniana propôs conteúdos que evidenciam o caráter de publicização da leitura.Palavras-chave: Leitura. Publicização da leitura. Comênio. Didáctica Magna.O caráter de publicização da leitura na obra de ComênioRésumé: Cet article vise à expliciter le caractère de publicisation de la lecture des oeuvres d'Comenius. C'est pouquoi nous avons cherché d'apprendre les conditionnements sociopolitiques, historiques et réligieux qui s'interpénètrent avec les questions didactiques et pédagogiques pensées par ce grand pédagogue. Comenius et son ouvrage Didactica Magna - Traité de l'Art Universel d'Enseigner Tout à Tous, le caractère de publicisation de la lecture répond aux exigences des nouveaux rapports sociaux créés par le nouveau mode de production. Le nouveau art d'enseigner coménien propose des contenus qui mettent en évidence le caractère de publicisation de la lecture.Mots-clés: Lecture. Publicisation de la lecture. Comenius. Didactiva Magna.Data de registro:07/07/2011Data de aceite:02/05/2012Referências:ALVES, G. L. O pensamento burguês no Seminário de Olinda. Ibitinga: Humanidades, 1993.ARAÚJO, C. B.; ZANDAVALLI, M. de. O professor na Didática Magna. Monografia (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 1994.BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.COMÊNIO, J. A. Didáctica Magna. 3. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkiann, 1985.GASPARIN, J. L. Comênio ou da arte de ensinar tudo a todos. Campinas: Papirus, 1994.
id UFU-2_333fdccac660951a69dd2444178cb3a8
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13282
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling O caráter de publicização da leitura na obra de ComênioHistória da EducaçãoLinguagemLeiturização*Doutora pela Universidade Estadual Paulista "J'ulio de Mesquita Filho", no Programa de Pós-Graduação em Educação. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Uberaba UNIUBE O caráter de publicização da leitura na obra de ComênioResumo: Este artigo tem por objetivo explicitar o caráter de publicização da leitura em Comênio. Para isso, analisa os condicionantes sociopolíticos, históricos e religiosos que permeiam as questões didático-pedagógicas pensadas pelo grande pedagogo. Em sua obra Didáctica Magna - Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos, o caráter de publicização da leitura responde às necessidades que as novas relações sociais passaram a exigir em conseqüência da nova forma de produção da sociedade capitalista. Em sua didacografia, a nova arte de ensinar comeniana propôs conteúdos que evidenciam o caráter de publicização da leitura.Palavras-chave: Leitura. Publicização da leitura. Comênio. Didáctica Magna.O caráter de publicização da leitura na obra de ComênioRésumé: Cet article vise à expliciter le caractère de publicisation de la lecture des oeuvres d'Comenius. C'est pouquoi nous avons cherché d'apprendre les conditionnements sociopolitiques, historiques et réligieux qui s'interpénètrent avec les questions didactiques et pédagogiques pensées par ce grand pédagogue. Comenius et son ouvrage Didactica Magna - Traité de l'Art Universel d'Enseigner Tout à Tous, le caractère de publicisation de la lecture répond aux exigences des nouveaux rapports sociaux créés par le nouveau mode de production. Le nouveau art d'enseigner coménien propose des contenus qui mettent en évidence le caractère de publicisation de la lecture.Mots-clés: Lecture. Publicisation de la lecture. Comenius. Didactiva Magna.Data de registro:07/07/2011Data de aceite:02/05/2012Referências:ALVES, G. L. O pensamento burguês no Seminário de Olinda. Ibitinga: Humanidades, 1993.ARAÚJO, C. B.; ZANDAVALLI, M. de. O professor na Didática Magna. Monografia (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 1994.BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.COMÊNIO, J. A. Didáctica Magna. 3. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkiann, 1985.GASPARIN, J. L. Comênio ou da arte de ensinar tudo a todos. Campinas: Papirus, 1994.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2013-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa históricaapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1328210.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p73a86Educação e Filosofia; v. 27 n. 53 (2013): v.27 n.53 jan./jun. 2013; 73-861982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13282/12679Copyright (c) 2016 Ana Maria Esteves Bortolanzainfo:eu-repo/semantics/openAccessEsteves Bortolanza, Ana Maria2021-03-30T16:44:08Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13282Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T16:44:08Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O caráter de publicização da leitura na obra de Comênio
title O caráter de publicização da leitura na obra de Comênio
spellingShingle O caráter de publicização da leitura na obra de Comênio
Esteves Bortolanza, Ana Maria
História da Educação
Linguagem
Leiturização
title_short O caráter de publicização da leitura na obra de Comênio
title_full O caráter de publicização da leitura na obra de Comênio
title_fullStr O caráter de publicização da leitura na obra de Comênio
title_full_unstemmed O caráter de publicização da leitura na obra de Comênio
title_sort O caráter de publicização da leitura na obra de Comênio
author Esteves Bortolanza, Ana Maria
author_facet Esteves Bortolanza, Ana Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves Bortolanza, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação
Linguagem
Leiturização
topic História da Educação
Linguagem
Leiturização
description *Doutora pela Universidade Estadual Paulista "J'ulio de Mesquita Filho", no Programa de Pós-Graduação em Educação. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Uberaba UNIUBE O caráter de publicização da leitura na obra de ComênioResumo: Este artigo tem por objetivo explicitar o caráter de publicização da leitura em Comênio. Para isso, analisa os condicionantes sociopolíticos, históricos e religiosos que permeiam as questões didático-pedagógicas pensadas pelo grande pedagogo. Em sua obra Didáctica Magna - Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos, o caráter de publicização da leitura responde às necessidades que as novas relações sociais passaram a exigir em conseqüência da nova forma de produção da sociedade capitalista. Em sua didacografia, a nova arte de ensinar comeniana propôs conteúdos que evidenciam o caráter de publicização da leitura.Palavras-chave: Leitura. Publicização da leitura. Comênio. Didáctica Magna.O caráter de publicização da leitura na obra de ComênioRésumé: Cet article vise à expliciter le caractère de publicisation de la lecture des oeuvres d'Comenius. C'est pouquoi nous avons cherché d'apprendre les conditionnements sociopolitiques, historiques et réligieux qui s'interpénètrent avec les questions didactiques et pédagogiques pensées par ce grand pédagogue. Comenius et son ouvrage Didactica Magna - Traité de l'Art Universel d'Enseigner Tout à Tous, le caractère de publicisation de la lecture répond aux exigences des nouveaux rapports sociaux créés par le nouveau mode de production. Le nouveau art d'enseigner coménien propose des contenus qui mettent en évidence le caractère de publicisation de la lecture.Mots-clés: Lecture. Publicisation de la lecture. Comenius. Didactiva Magna.Data de registro:07/07/2011Data de aceite:02/05/2012Referências:ALVES, G. L. O pensamento burguês no Seminário de Olinda. Ibitinga: Humanidades, 1993.ARAÚJO, C. B.; ZANDAVALLI, M. de. O professor na Didática Magna. Monografia (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 1994.BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.COMÊNIO, J. A. Didáctica Magna. 3. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkiann, 1985.GASPARIN, J. L. Comênio ou da arte de ensinar tudo a todos. Campinas: Papirus, 1994.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13282
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p73a86
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13282
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p73a86
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13282/12679
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Ana Maria Esteves Bortolanza
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Ana Maria Esteves Bortolanza
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 27 n. 53 (2013): v.27 n.53 jan./jun. 2013; 73-86
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355383223386112