A avaliação da aprendizagem no processo de formação docente dos Pibidianos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cássia Aparecida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25339
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.680
Resumo: Esta dissertação foi desenvolvida com o macro objetivo de investigar as concepções que emergem dos enunciados dos participantes do Pibid no que concerne à avaliação da aprendizagem. Para a fundamentação teórica desta pesquisa, foram elencados textos que problematizam a formação do professor na contemporaneidade, buscando melhor compreender de que maneira podemos formar professores capazes de dialogar com as rápidas mudanças evidenciadas nos últimos anos. Para tanto, Nóvoa (1999, 2009), Leffa (2001), Mateus (2005), Mercado e Cavalcante (2007), Roldão (2007) e Oliveira e Santos (2011) mostraram-se leituras estruturantes. Além disso, foram arroladas discussões que justificam a minha filiação à Linguística Aplicada Contemporânea, responsiva à sociedade. Para tanto, Rajagopalan (2006) e Moita Lopes (2006, 2013) mostraram-se textos alinhados com a perspectiva teórica adotada. Desse modo, esta dissertação foi desenvolvida em uma abordagem de interface entre os estudos sobre a avaliação da aprendizagem e a Linguística Aplicada Contemporânea, o que serviu para ratificar que tanto as pesquisas em uma área como na outra podem erroneamente reforçar a marginalização das vozes do sul. Para discutir a avaliação da aprendizagem, esta pesquisa se embasou, sobretudo, em Álvarez Méndez (2002), Fernandes (2009), Hadji (2008), Hoffmann (2017, 2018) e Luckesi (2011a, 2011b). Esta pesquisa configura-se em um estudo de caso inserido no paradigma metodológico da pesquisa qualitativa com base em André (2005) e buscou, como fonte de dados, os Projetos Político Pedagógicos de um curso de Letras do interior de Minas Gerais e as entrevistas semiestruturadas feitas com os participantes do Pibid. Essas ferramentas metodológicas para a coleta de dados da pesquisa mostraram-se úteis para atingir o objetivo maior deste estudo, que era responder a três perguntas de pesquisa: 1) O que propõe o projeto político pedagógico do curso de Letras sobre o ensino da avaliação da aprendizagem? 2) Como os professores veem o ensino da avaliação da aprendizagem no curso de formação docente? 3) Como os pibidianos concebem a avaliação da aprendizagem na sua prática em sala de aula na instituição escolar? Foi possível perceber que não só os professores-supervisores como os pibidianos caracterizam a avaliação da aprendizagem como sendo as tradicionais provas com notas. Assim, eles não concebem uma prática avaliativa formativa como possível de ser utilizada. Porém, no que tange ao ensino da avaliação da aprendizagem, os professores e os pibidianos acreditam que o seu ensino deva ser realizado, tanto no contexto da Graduação quanto no contexto do Pibid. A análise dos dados aponta para a necessidade de se formar professores capazes de avaliar formativamente. Essa prática avaliativa auxilia o educando na construção do conhecimento e possibilita efetuar um diagnóstico de seu desenvolvimento para, se necessário, propor alterações voltadas para o alcance do objetivo delineado