Sensemaking em um contexto de declínio organizacional: narrativas da mídia e dos gestores de livrarias de Uberlândia – MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Isabela Ladeia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33002
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.527
Resumo: A presente dissertação está estruturada em dois artigos que têm como base o conceito de sensemaking. O primeiro artigo é uma revisão sistemática que busca analisar os conceitos de sensemaking weickeano e sensemaking crítico (CSM) evidenciando contradições e pontos de contato. Nessa revisão, apresenta-se um retrospecto do conceito proposto por Weick (1995) e as abordagens do sensemaking organizacional e o critical sensemaking (CSM). Este estudo contribui com uma agenda de pesquisa para estudos do sensemaking weickeano ao propor um debate epistemológico sobre o tema: estudos sobre sensemaking prospectivo e a pesquisa narrativa sobre sensemaking crítico. O segundo artigo está fundamentado nas perspectivas teóricas do sensemaking organizacional e do declínio organizacional. Considera-se a aplicação do conceito de sensemaking em um contexto caracterizado por mudanças estratégicas, que refletem incerteza e imprevisibilidade, e geram interpretações ambíguas dos acontecimentos: o declínio organizacional. Esse é entendido como um momento crítico de uma organização. Nesse segundo artigo, o problema de pesquisa é como os gestores de pequenas livrarias constroem sentido (sensemaking) de suas organizações em um contexto que parece configurar o declínio dessas organizações? O objetivo é analisar a construção de sentido (sensemaking) de gestores de pequenas livrarias na cidade de Uberlândia – MG a partir de macro narrativas da mídia sobre o declínio do setor de livrarias. Nos procedimentos metodológicos, utiliza-se o método de pesquisa narrativa para a realização de uma análise da narrativa jornalística da mídia sobre o negócio de livros no país e a realização de entrevistas narrativas com proprietários de pequenas livrarias da cidade de Uberlândia-MG. Este estudo contribui com um diálogo entre os estudos sobre sensemaking e declínio organizacional ao mostrar as contradições e pontos comuns do sensemaking em dois níveis de análise: a macro narrativa sobre declínio do setor de livrarias e as narrativas de gestores de livrarias locais com base em aspectos de construção de identidade, natureza social dos ambientes, interpretação em “pistas extraídas” e a temporalidade. Os resultados mostram que, ainda que o setor de livrarias como um todo enfrente mudanças na digitalização das vendas e consumo de livros, além da chagada da empresa Amazon ao Brasil, os gestores interpretam essas mudanças de modo diferente. As pequenas livrarias passaram a se especializar em nichos e reduziram a estrutura de custos, grandes livrarias buscaram atrair clientes pelo preço, o que impactou o lucro e não trouxe os resultados esperados para essas grandes empresas.