A utilização das redes sociais pela igreja: Novas formas de diálogo com o fiel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | http://www.brazilianstudies.com/ojs/index.php/glauks/article/view/221 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13364 |
Resumo: | Nesse artigo pretendemos abordar a articulação entre os domínios midiático e religioso, que tem promovido a ampliação do espaço religioso para além dos templos. Analisaremos, aqui, o uso das redes sociais, especificamente o twitter, descrevendo a forma como o representante da igreja católica se utiliza desse recurso para promover a captação do fiel. Para isso nos pautaremos, basicamente, no suporte fornecido pela Teoria Semiolinguística do Discurso, associada ao estudo do ethos discursivo, além de estudos relativos ao fenômeno da midiatização. |
id |
UFV_e228f349bfc28162a221912f0c3a015d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:locus.ufv.br:123456789/13364 |
network_acronym_str |
UFV |
network_name_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository_id_str |
2145 |
spelling |
Melo, Mônica Santos de Souza2017-11-21T09:33:05Z2017-11-21T09:33:05Z2015-07-312318-7131http://www.brazilianstudies.com/ojs/index.php/glauks/article/view/221http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13364Nesse artigo pretendemos abordar a articulação entre os domínios midiático e religioso, que tem promovido a ampliação do espaço religioso para além dos templos. Analisaremos, aqui, o uso das redes sociais, especificamente o twitter, descrevendo a forma como o representante da igreja católica se utiliza desse recurso para promover a captação do fiel. Para isso nos pautaremos, basicamente, no suporte fornecido pela Teoria Semiolinguística do Discurso, associada ao estudo do ethos discursivo, além de estudos relativos ao fenômeno da midiatização.Dans cet article, nous avons l'intention d'aborder la relation entre les médias et les domaines religieux, qui a favorisé l'expansion de l'espace religieux en plus des temples. Nous analysons ici l'utilisation des réseaux sociaux, notamment Twitter, décrivant comment le représentant de l'Église catholique utilise cette fonctionnalité pour promouvoir l'absorption des fidèles. Nous adopterons le soutien fournis par la théorie semiolinguistique du discours, associé à l'étude de l'ethos discursif, ainsi que des études sur le phénomène de la couverture médiatique.porGláuks - Revista de Letras e Artesv. 15, n. 1, p. 71-86, Julho 2015Discurso religiosoMidiatizaçãoRedes sociaisA utilização das redes sociais pela igreja: Novas formas de diálogo com o fielinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALdocument.pdfdocument.pdftexto completoapplication/pdf187613https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/13364/1/document.pdfad8dfe944eba2d2c01d89e95da42ac3bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/13364/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52THUMBNAILdocument.pdf.jpgdocument.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4551https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/13364/3/document.pdf.jpg77b241f476f1d73ab86907774ca203acMD53123456789/133642017-11-21 22:00:44.874oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452017-11-22T01:00:44LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.pt-BR.fl_str_mv |
A utilização das redes sociais pela igreja: Novas formas de diálogo com o fiel |
title |
A utilização das redes sociais pela igreja: Novas formas de diálogo com o fiel |
spellingShingle |
A utilização das redes sociais pela igreja: Novas formas de diálogo com o fiel Melo, Mônica Santos de Souza Discurso religioso Midiatização Redes sociais |
title_short |
A utilização das redes sociais pela igreja: Novas formas de diálogo com o fiel |
title_full |
A utilização das redes sociais pela igreja: Novas formas de diálogo com o fiel |
title_fullStr |
A utilização das redes sociais pela igreja: Novas formas de diálogo com o fiel |
title_full_unstemmed |
A utilização das redes sociais pela igreja: Novas formas de diálogo com o fiel |
title_sort |
A utilização das redes sociais pela igreja: Novas formas de diálogo com o fiel |
author |
Melo, Mônica Santos de Souza |
author_facet |
Melo, Mônica Santos de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Mônica Santos de Souza |
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv |
Discurso religioso Midiatização Redes sociais |
topic |
Discurso religioso Midiatização Redes sociais |
description |
Nesse artigo pretendemos abordar a articulação entre os domínios midiático e religioso, que tem promovido a ampliação do espaço religioso para além dos templos. Analisaremos, aqui, o uso das redes sociais, especificamente o twitter, descrevendo a forma como o representante da igreja católica se utiliza desse recurso para promover a captação do fiel. Para isso nos pautaremos, basicamente, no suporte fornecido pela Teoria Semiolinguística do Discurso, associada ao estudo do ethos discursivo, além de estudos relativos ao fenômeno da midiatização. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-07-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-11-21T09:33:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-11-21T09:33:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.brazilianstudies.com/ojs/index.php/glauks/article/view/221 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13364 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2318-7131 |
identifier_str_mv |
2318-7131 |
url |
http://www.brazilianstudies.com/ojs/index.php/glauks/article/view/221 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartofseries.pt-BR.fl_str_mv |
v. 15, n. 1, p. 71-86, Julho 2015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gláuks - Revista de Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Gláuks - Revista de Letras e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
collection |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/13364/1/document.pdf https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/13364/2/license.txt https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/13364/3/document.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ad8dfe944eba2d2c01d89e95da42ac3b 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 77b241f476f1d73ab86907774ca203ac |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
fabiojreis@ufv.br |
_version_ |
1794528196440358912 |