Subjetividades femininas presentes no filme “O sorriso de Monalisa”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herneck, Heloisa Raimunda
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Coutinho, Dhayara Emiliana Ferreira, Castro, Gabriela Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/6003
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18197
Resumo: Erro no DOI, por isso foi disponibilizado o link de acesso.
id UFV_94eae377bc4ae72711d71d8a33788776
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/18197
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Herneck, Heloisa RaimundaCoutinho, Dhayara Emiliana FerreiraCastro, Gabriela Rodrigues2018-03-12T17:47:52Z2018-03-12T17:47:52Z2017-04-042446-6549http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/6003http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18197Erro no DOI, por isso foi disponibilizado o link de acesso.O objetivo deste artigo foi apreender minhas reflexões sobre o feminismo, a partir dos modos como somos produzidas cotidianamente pelas mídias, filmes, novelas e outros artefatos culturais que nos cercam. Por ser a subjetividade algo que é do indivíduo, formada por meio de crenças e valores, com as experiências e histórias de vida que nos formam, recorri à leitura dos trabalhos desenvolvidos por Gilles Deleuze e Félix Guattari, a fim de esmiuçar esse conceito para entender como somos subjetivados por valores que nos constituem, e às vezes nos reprimem e oprimem. Outro conceito que achei necessário para este trabalho é o de gênero. Para sua compreensão, utilizei leituras de Joan W. Scott e Tereza Lauretis. Para análise, escolhi o filme “O Sorriso de Monalisa”, pois ele retrata vários “modos tipos” de ser mulher, e nele é possível perceber as múltiplas subjetividades femininas. Do filme opto pela discussão de três modos tipos de ser mulher e os processos de subjetivação que as compõe. Este filme se passa na década de 1950 do século XX e nos faz pensar as lutas feministas empreendidas na época e seus efeitos ainda hoje.The goal of this paper is to capture my reflections about feminism since the modes how we are daily produced by the media, movies, soap operas and other cultural artifacts that surround us. Being the subjectivity something that belongs to the individual, constituted by beliefs and values dependent on the experiences and life stories that shape us, I resorted to the literature of the works produced by Gilles Deleuze and Félix Guattari in order to scrutinize this concept to understand how we are subjectivated by values that constitute us and, sometimes, repress and oppress us. Another concept that I considered necessary for this paper is gender. For the comprehension of gender, I utilized readings of Joan W. Scott and Tereza Lauretis. For analysis I chose the movie “Mona Lisa Smile” (O Sorriso de Monalisa, in Portuguese), because it portrays various modes and types of being a women, and in this movie it is possible to realize the multiplicity of feminine subjectivities. I opt to discuss three ways of being a women pictured by the film and the processes of subjetification that compose them. This movie represents the 1950’s and make us think about the feminist struggles carried out in this time and their effects nowadays.El objetivo de este trabajo fue comprender mis reflexiones sobre el feminismo, a partir de los modos como somos producidos diariamente por las medias, películas, telenovelas y otros artefactos culturales que nos cercan. Por ser la subjetividad algo que es del individuo, conformada por medio de creencias y valores, con las experiencias y historias de vida que nos forman, recurrí a lectura de trabajos desarrollados por Gilles Deleuze e Félix Guattari, a fin de desmenuzar ese concepto para comprender como somos subjetivados por los valores que nos constituyen, y a veces nos reprimen e oprimen. Otro concepto que creí necesario para este trabajo es el concepto de género. Para su comprensión, elegí la película “La sonrisa de Mona Lisa” (O sorriso de Monalisa, en portugués), pues ella retrata varios “modos tipos” de ser mujer, y en ella es posible percibir las múltiples subjetividades femeninas. Del filme opto por la discusión de tres “modo tipos” de ser mujer y los procesos de subjetivación que las componen. Este filme se pasa en la década de 1950 del siglo XX y nos hace pensar en las luchas feministas emprendidas en la época y sus efectos aún hoy.porInterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridadev. 3, n. 9, p. 126-140, maio-agosto 2017Produção de SubjetividadesGêneroFeminismoSubjetividades femininas presentes no filme “O sorriso de Monalisa”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALartigo.pdfartigo.pdftexto completoapplication/pdf380104https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/18197/1/artigo.pdf15fa9c86c63da34f16b0630b6298909dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/18197/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52THUMBNAILartigo.pdf.jpgartigo.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5057https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/18197/3/artigo.pdf.jpg8060eebfc651c2d750dd921af1b33e6eMD53123456789/181972018-03-12 23:00:56.572oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452018-03-13T02:00:56LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.pt-BR.fl_str_mv Subjetividades femininas presentes no filme “O sorriso de Monalisa”
title Subjetividades femininas presentes no filme “O sorriso de Monalisa”
spellingShingle Subjetividades femininas presentes no filme “O sorriso de Monalisa”
Herneck, Heloisa Raimunda
Produção de Subjetividades
Gênero
Feminismo
title_short Subjetividades femininas presentes no filme “O sorriso de Monalisa”
title_full Subjetividades femininas presentes no filme “O sorriso de Monalisa”
title_fullStr Subjetividades femininas presentes no filme “O sorriso de Monalisa”
title_full_unstemmed Subjetividades femininas presentes no filme “O sorriso de Monalisa”
title_sort Subjetividades femininas presentes no filme “O sorriso de Monalisa”
author Herneck, Heloisa Raimunda
author_facet Herneck, Heloisa Raimunda
Coutinho, Dhayara Emiliana Ferreira
Castro, Gabriela Rodrigues
author_role author
author2 Coutinho, Dhayara Emiliana Ferreira
Castro, Gabriela Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Herneck, Heloisa Raimunda
Coutinho, Dhayara Emiliana Ferreira
Castro, Gabriela Rodrigues
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv Produção de Subjetividades
Gênero
Feminismo
topic Produção de Subjetividades
Gênero
Feminismo
description Erro no DOI, por isso foi disponibilizado o link de acesso.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-04-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-12T17:47:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-12T17:47:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/6003
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18197
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2446-6549
identifier_str_mv 2446-6549
url http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/6003
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartofseries.pt-BR.fl_str_mv v. 3, n. 9, p. 126-140, maio-agosto 2017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
publisher.none.fl_str_mv InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
bitstream.url.fl_str_mv https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/18197/1/artigo.pdf
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/18197/2/license.txt
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/18197/3/artigo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 15fa9c86c63da34f16b0630b6298909d
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
8060eebfc651c2d750dd921af1b33e6e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1794528266668736512