Auto-regulação: diferenças em função do ano e área em alunos universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/22635 |
Resumo: | Neste estudo procura-se analisar a existência de diferenças nas estratégias auto-regulatórias de alunos universitários em áreas de formação distintas. Participaram 518 alunos de três níveis (inicial, intermédio e final) das áreas de ciências e humanidades. Aplicou-se a escala “CHE – Comportamentos e hábitos de estudo e aprendizagem”, que avalia cinco dimensões: estratégias cognitivas de transformação e manipulação da informação, organização e planeamento de rotinas, gestão e monitorização, aquisição e selecção da informação, e reforço motivacional. Verificou-se uma maior utilização das estratégias cognitivas e metacognitivas de gestão e monitorização apesar dos resultados não indicarem diferenças substantivas entre os alunos diferenciados por nível e área. Os resultados podem indicar estabilidade nos comportamentos ou limitações no tipo de instrumento e amostra utilizada. O estudo de mudanças nestas estratégias deverá ser conduzido com recurso a delineamentos longitudinais. O impacto da estabilidade deverá ser ponderado na elaboração de projectos de intervenção. |
id |
RCAP_24781f17f9d24e425e18a74904ef4e50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/22635 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Auto-regulação: diferenças em função do ano e área em alunos universitáriosSelf-regulation: differences by year and area in college studentsAuto-regulaçãoEnsino superiorAprendizagemSelf-regulationLearningGraduate teachingNeste estudo procura-se analisar a existência de diferenças nas estratégias auto-regulatórias de alunos universitários em áreas de formação distintas. Participaram 518 alunos de três níveis (inicial, intermédio e final) das áreas de ciências e humanidades. Aplicou-se a escala “CHE – Comportamentos e hábitos de estudo e aprendizagem”, que avalia cinco dimensões: estratégias cognitivas de transformação e manipulação da informação, organização e planeamento de rotinas, gestão e monitorização, aquisição e selecção da informação, e reforço motivacional. Verificou-se uma maior utilização das estratégias cognitivas e metacognitivas de gestão e monitorização apesar dos resultados não indicarem diferenças substantivas entre os alunos diferenciados por nível e área. Os resultados podem indicar estabilidade nos comportamentos ou limitações no tipo de instrumento e amostra utilizada. O estudo de mudanças nestas estratégias deverá ser conduzido com recurso a delineamentos longitudinais. O impacto da estabilidade deverá ser ponderado na elaboração de projectos de intervenção.In this study we seek to analyze the existence of differences in self-regulating strategies of university students in distinct graduation areas. 518 students of three levels (initial, intermediate and final) of science and humanities fields participated. We used the scale “Behavior and study skill”, which evaluates five dimensions: cognitive strategies of transformation and manipulation of information, organization and planning of routines, management and monitoring, information acquisition and selection, and motivational reinforcement. A higher use of cognitive and metacognitive strategies of management and monitoring was noted although the results do not indicate major differences between students in different levels and graduation areas. The results can indicate stability in the behaviors or limitations in the type of instrument and in the sample used. The study of changes in these strategies must be carried out having in mind longitudinal outlines. The impact of the stability should be taken into account while elaborating intervention projects.(undefined)Universidade de Brasília. Instituto de PsicologiaUniversidade do MinhoRibeiro, Iolanda da SilvaSilva, Carla Ferreira da2007-122007-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/22635porRibeiro, Iolanda da Silva, & Silva, Carla Ferreira da. (2007). Auto-regulação: diferenças em função do ano e área em alunos universitários. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 23(4), 443-448. https://doi.org/10.1590/S0102-377220070004000100102-377210.1590/S0102-37722007000400010 http://www.scielo.br/pdf/ptp/v23n4/10.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:08ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Auto-regulação: diferenças em função do ano e área em alunos universitários Self-regulation: differences by year and area in college students |
title |
Auto-regulação: diferenças em função do ano e área em alunos universitários |
spellingShingle |
Auto-regulação: diferenças em função do ano e área em alunos universitários Ribeiro, Iolanda da Silva Auto-regulação Ensino superior Aprendizagem Self-regulation Learning Graduate teaching |
title_short |
Auto-regulação: diferenças em função do ano e área em alunos universitários |
title_full |
Auto-regulação: diferenças em função do ano e área em alunos universitários |
title_fullStr |
Auto-regulação: diferenças em função do ano e área em alunos universitários |
title_full_unstemmed |
Auto-regulação: diferenças em função do ano e área em alunos universitários |
title_sort |
Auto-regulação: diferenças em função do ano e área em alunos universitários |
author |
Ribeiro, Iolanda da Silva |
author_facet |
Ribeiro, Iolanda da Silva Silva, Carla Ferreira da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Carla Ferreira da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Iolanda da Silva Silva, Carla Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Auto-regulação Ensino superior Aprendizagem Self-regulation Learning Graduate teaching |
topic |
Auto-regulação Ensino superior Aprendizagem Self-regulation Learning Graduate teaching |
description |
Neste estudo procura-se analisar a existência de diferenças nas estratégias auto-regulatórias de alunos universitários em áreas de formação distintas. Participaram 518 alunos de três níveis (inicial, intermédio e final) das áreas de ciências e humanidades. Aplicou-se a escala “CHE – Comportamentos e hábitos de estudo e aprendizagem”, que avalia cinco dimensões: estratégias cognitivas de transformação e manipulação da informação, organização e planeamento de rotinas, gestão e monitorização, aquisição e selecção da informação, e reforço motivacional. Verificou-se uma maior utilização das estratégias cognitivas e metacognitivas de gestão e monitorização apesar dos resultados não indicarem diferenças substantivas entre os alunos diferenciados por nível e área. Os resultados podem indicar estabilidade nos comportamentos ou limitações no tipo de instrumento e amostra utilizada. O estudo de mudanças nestas estratégias deverá ser conduzido com recurso a delineamentos longitudinais. O impacto da estabilidade deverá ser ponderado na elaboração de projectos de intervenção. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12 2007-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/22635 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/22635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Iolanda da Silva, & Silva, Carla Ferreira da. (2007). Auto-regulação: diferenças em função do ano e área em alunos universitários. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 23(4), 443-448. https://doi.org/10.1590/S0102-37722007000400010 0102-3772 10.1590/S0102-37722007000400010 http://www.scielo.br/pdf/ptp/v23n4/10.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303859253739520 |