Indicadores de desempenho da segurança de processos nas operações de pátio em aeroportos

Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.

Access type:openAccess
Publication Date:2017
Main Author: Esteves, Leonardo Lucio
Advisor: Granemann, Sérgio Ronaldo
Document type: Master thesis
Language:por
Online Access:http://repositorio.unb.br/handle/10482/24389
Citation:ESTEVES, Leonardo Lucio. Indicadores de desempenho da segurança de processos nas operações de pátio em aeroportos. 2017. xiv, 211 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Portuguese abstract:Os pátios de aeronaves são usualmente descritos como locais perigosos nos quais pessoas, aeronaves, veículos e equipamentos interagem em um ambiente normalmente congestionado e sob grande pressão. Os custos globais decorrentes de ocorrências nos pátios de aeronaves são estimados em mais de US$ 4 bilhões anuais para os transportadores aéreos. Apesar de se observar um aumento da preocupação da indústria e da academia com as operações das aeronaves em solo, a maior atenção ainda é dedicada às operações na área de manobras. Este trabalho se propõe a contribuir para o aprimoramento da segurança de processos nas operações do pátio de aeronaves por meio da proposição de um sistema de indicadores de desempenho da segurança. A avaliação da segurança é um desafio em muitas indústrias e um componente fundamental para o bom funcionamento de um sistema de gerenciamento da segurança operacional. O primeiro passo para a proposição dos indicadores foi a identificação daquilo que deveria ser objeto de medição. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com especialistas e uma revisão sistemática da literatura, a fim de identificar os elementos que influenciam o risco nas operações de pátio. Em seguida, a relação entre esses elementos foi detalhadamente analisada por meio da análise Bow tie. Um total de 62 elementos foram identificados e submetidos à avaliação de profissionais da aviação civil por meio de um questionário eletrônico. Com base no resultado da avaliação foi realizada uma análise de agrupamentos (cluster analysis) por meio da qual os elementos foram divididos em quatro grupos de prioridade distintos. Indicadores foram propostos para os onze elementos integrantes do grupo de maior prioridade. Os indicadores propostos foram avaliados com base em requisitos identificados na literatura. A análise dos dados do questionário possibilitou ainda identificar que os elementos associados a indicadores reativos tendem a ser considerados mais importantes para o monitoramento da segurança. Identificou-se ainda uma diferença significativa na opinião dos representantes do órgão regulador e da indústria em relação a determinado grupo de elementos.