Permacultura e educação ambiental : uma experiência em uma escola rural do Distrito Federal

Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2017.

Access type:openAccess
Publication Date:2017
Main Author: Esteves, Adriana Morbeck
Advisor: Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar
Document type: Master thesis
Language:por
Online Access:http://repositorio.unb.br/handle/10482/31087
Citation:ESTEVES, Adriana Morbeck. Permacultura e educação ambiental: uma experiência em uma escola rural do Distrito Federal. 2017. 81 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural)—Universidade de Brasília, Planaltina, 2017.
Portuguese abstract:Esta pesquisa tem o propósito de investigar, a partir do estudo de caso, os efeitos socioambientais de um projeto de Educação Ambiental baseado na Permacultura e desenvolvido em uma escola no campo situada no Distrito Federal. O projeto foi proposto por um agente externo à escola, e incluía a construção de cinco tecnologias sociais voltadas para o manejo sustentável da água. Foram descritas as diferentes percepções sobre o legado do projeto segundo os professores e alunos envolvidos, o gestor e a Organização Não Governamental. Pesquisou-se se o projeto contribuiu para a incorporação de práticas mais sustentáveis pelos sujeitos participantes e discutiu-se algumas contradições da cultura escolar, bem como os limites e os desafios para a inserção da Educação Ambiental em uma Escola do Campo. Para proceder o estudo de caso e a análise dos dados foi utilizada a metodologia da Análise Textual Discursiva. A pesquisa permitiu perceber que, dentre outras contribuições do Projeto Permacultura na Escola, as mais significativas foram a transformação da visão de mundo e os avanços cognitivos dos alunos que participaram do projeto, a necessidade de repensar a gestão democrática e a necessidade de desenvolvimento de uma prática pedagógica voltada para a especificidade das escolas do campo.