Efeito spillover do Pronatec no mercado de trabalho

Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2017.

Access type:openAccess
Publication Date:2017
Main Author: Esteves, Fernando Henrique de Araújo
Advisor: Zoghbi, Ana Carolina Pereira
Document type: Master thesis
Language:por
Online Access:http://repositorio.unb.br/handle/10482/31086
Citation:ESTEVES, Fernando Henrique de Araújo. Efeito spillover do Pronatec no mercado de trabalho. 2017. [34] f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Portuguese abstract:O trabalho propõe uma avaliação de impacto, considerando a possibilidade de efeitos spillover de empregabilidade em mercados de trabalho municipais, gerados a partir da oferta de cursos técnicos no âmbito do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Efetuando a construção dos grupos de tratado e controle semelhante a um experimento aleatório, aplica-se a técnica econométrica de Diferenças-em-Diferenças, chegando a estimativas positivas de impacto dos cursos da modalidade FIC para empregabilidade nas áreas consideradas. O efeito spillover se mostra negativo, porém com magnitude atenuada para o grupo de participantes do Pronatec. Em complemento, empreende-se estimações por eixo tecnológico da modalidade citada, sendo possível identificar as áreas de melhor performance, além de avaliação quanto à eficácia de vagas demandadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). Para este grupo, composto por beneficiários de programas sociais, os resultados sugerem certa incapacidade de integração à economia formal através do Pronatec.