Locomoção infantil : variáveis espaço-temporais no andar em diferentes velocidades

Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2008.

Access type:openAccess
Publication Date:2008
Main Author: Mariano, Cláudia Regina Esteves
Advisor: David, Ana Cristina de
Document type: Master thesis
Language:por
Online Access:http://repositorio.unb.br/handle/10482/1925
Citation:MARIANO, Cláudia Regina Esteves. Locomoção infantil: variáveis espaço-temporais no andar em diferentes velocidades. 2008. 51 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
English abstract:Sabe-se que a velocidade da marcha influencia os parâmetros da marcha. Esse estudo teve por objetivo analisar a relação entre as variáveis espaço-temporais durante o andar em três diferentes velocidades, em um grupo de crianças saudáveis, na faixa etária de três a oito anos de idade. Fizeram parte da amostra 33 crianças saudáveis, sendo distribuídas nos seguintes grupos: 3-4 anos, 5-6 anos e 7-8 anos. Para registrar as variáveis cinemáticas, foi utilizado o sistema PEAK MOTUS. Cada criança realizou a marcha nas velocidades lenta, livre e rápida. Para verificar as diferenças entre os grupos, nas diferentes velocidades, foi utilizado o teste paramétrico ANOVA one-way, com teste post hoc Tukey HSD e o nível de significância adotado foi de p<0,05. Não foi encontrada diferença significativa entre as faixas etárias nas velocidades lenta, livre ou rápida, quando as velocidades de cada sujeito foram normalizadas. Foram encontradas diferenças significativas entre os grupos de 3-4 e 7-8 anos de idade nos valores absolutos, quando considerada a velocidade livre para os valores de cadência. Encontraram-se diferenças significativas para o grupo de 3-4 anos e o grupo de 7-8 anos, na velocidade lenta, e para o grupo de 3-4 anos com os grupos 5-6 e 7-8 anos, na velocidade livre quando a cadência foi normalizada. Na velocidade rápida também foram encontradas diferenças significativas entre esses mesmos grupos para os valores de cadência normalizada. Foram encontradas diferenças significativas entre o grupo de 3-4 anos com os grupos 5-6 e 7-8 anos tanto na velocidade lenta, como na velocidade livre e velocidade rápida, quando considerados os valores absolutos no que diz respeito ao comprimento do passo. Os valores do comprimento do passo normalizados pelo comprimento do membro inferior não apresentaram diferença significativa entre os grupos para nenhuma das velocidades: lenta, livre ou rápida. Os valores temporais absolutos do andar, na velocidade lenta, livre e rápida, mostram que há uma diminuição nos valores das três variáveis, em termos absolutos, com o aumento da velocidade. No entanto, quando verificado o comportamento desses mesmos parâmetros temporais, relativos ao tempo total do ciclo, nota-se que, para a mudança na velocidade, todos os grupos, de diferentes faixas etárias, utilizam a mesma estratégia: diminuição do tempo de apoio duplo, aumento do tempo de apoio simples e aumento do tempo de balanço. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The literature suggests that there are large changes in gait patterns with progression speed. This study aimed to examine the differences in variables spatiotemporal during the walking at three different speeds (slow, self-selected and fast) among three age groups of children. Healthy children (n=33) were distributed in the following groups: 3-4 years, 5-6 years and 7-8 years. Spatio-temporal data were analyzing using absolute and normalized values (Hof ,1996). To verify differences between groups at different speeds was used ANOVA one-way and Tukey HSD post hoc test with level of significance set at 0.05. There was no significant difference between age groups at slow, fast or normal speeds when considered normalized speed. There were significant differences between groups of 3-4 and 7-8 years of age for absolute values at normal speed for cadence. For normalized cadence was found significant differences between the groups 3-4 and 7-8 years at slow speed and between 3-4 group and 5-6 and between 3-4 and 7-8 years groups at normal speed. In the fast speed there were also significant differences between these same groups for the values of normalized cadence. Significant differences were found among the most age groups both at slow, normal and fast speed when considered absolute step length but it was not observed for normalized step length. Absolute temporal values of slow, normal and fast walking showed that there is a decline in absolute values when speed increases. When relative temporal parameters are observed we can identify the same strategy to increase a velocity for all age groups: higher single stance time and balance time.