Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Silva, José Bezerra da |
Data de Publicação: |
2016 |
Outros Autores: |
Rocha, Max Silva da |
Tipo de documento: |
Artigo
|
Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Diversitas Journal |
Texto Completo: |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/392
|
Resumo: |
RESUMO: Este artigo analisa o processo de mercantilização da educação sob o signo neoliberal, bem como apresenta a insuficiência de busca de cidadania como teleologia única capaz de humanizar a humanidade. No mais, o fetichismo da mercadoria esconde as verdadeiras relações sociais, as quais estão condicionadas pela dominação classista e a educação se põe diante do dilema, ou satisfazer os interesses gritantes do capital ou contribuir, através da realização de atividades educativas emancipadoras na construção da massa revolucionária. Vê-se também a invectiva de organismos internacionais em processo de colaboração com os Estados de capitalismo periférico, no sentido de financiar a educação básica e determinar os conhecimentos a serem estudados. Assim, o neoliberalismo é apreendido nas escolas com a tendência de se perenizar historicamente. |