Clima organizacional e os impactos do turnover em uma empresa de material elétrico e prestação de serviço na área de instalações elétricas em Turvo – SC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESC |
Texto Completo: | http://repositorio.unesc.net/handle/1/1838 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
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Dandolini, Michele JustinoMiguel, Fabrício MachadoUniversidade do Extremo Sul Catarinense2013-09-25T12:08:49Z2013-09-25T12:08:49Z2013-072013-09-25http://repositorio.unesc.net/handle/1/1838Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.Esta pesquisa surgiu do interesse em conhecer os fatores que determinam a crescente rotatividade de funcionários, também conhecida como turnover que é a relação que se estabelece entre admissões e demissões, ou seja, à taxa de substituição de funcionários antigos por novos que pode ser expressa em termos percentuais. Deste modo, esta pesquisa caracteriza-se por descritiva, bibliográfica, com estudo de caso e levantamento ou survey e também com uma abordagem ao problema de forma quantitativa e qualitativa. O estudo foi realizado em uma empresa prestadora de serviços do setor de materiais elétricos, localizada no município de Turvo - SC. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário realizado junto ao responsável pelo Setor de Recursos Humanos e outro questionário que foi respondido por uma amostra de 22 funcionários da referida empresa. Constatou-se que o índice de turnover médio anual ficou em 11,3%, considerado alto em relação ao índice proposto como adequado (5%) por estudiosos da área, como será visto ao longo deste estudo. O resultado mais preocupante ocorreu no mês de janeiro de 2013 (18,75%), sendo que o único mês que ficou dentro do índice de turnover aceitável foi julho de 2012 (3,33%). Assim, considerando-se que o sucesso de qualquer empresa está na forma como a mesma e funcionários se comprometem com o nível dos serviços prestados, faz-se necessário que os gestores estejam atentos ao comportamento das pessoas no trabalho para que o índice de rotatividade seja cada vez menor.Clima organizacionalRotatividade de pessoalClima organizacional e os impactos do turnover em uma empresa de material elétrico e prestação de serviço na área de instalações elétricas em Turvo – SCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMichele Justino Dandolini.pdfMichele Justino Dandolini.pdfTCCapplication/pdf1448439http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1838/1/Michele%20Justino%20Dandolini.pdf6270817e3216ec3fdbae2aa5d9c2f54dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8894http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1838/2/license.txt09af850207095721090e50e21d50d1efMD52TEXTMichele Justino Dandolini.pdf.txtMichele Justino Dandolini.pdf.txtExtracted texttext/plain120030http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1838/3/Michele%20Justino%20Dandolini.pdf.txt8509c1d48f44bb5270ae98dc4fd56bffMD53THUMBNAILMichele Justino Dandolini.pdf.jpgMichele Justino Dandolini.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1292http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1838/4/Michele%20Justino%20Dandolini.pdf.jpg08dca29e012afd9bfb69816af30a7b2dMD541/18382015-08-24 23:10:45.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ório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/ |
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Esta pesquisa surgiu do interesse em conhecer os fatores que determinam a crescente rotatividade de funcionários, também conhecida como turnover que é a relação que se estabelece entre admissões e demissões, ou seja, à taxa de substituição de funcionários antigos por novos que pode ser expressa em termos percentuais. Deste modo, esta pesquisa caracteriza-se por descritiva, bibliográfica, com estudo de caso e levantamento ou survey e também com uma abordagem ao problema de forma quantitativa e qualitativa. O estudo foi realizado em uma empresa prestadora de serviços do setor de materiais elétricos, localizada no município de Turvo - SC. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário realizado junto ao responsável pelo Setor de Recursos Humanos e outro questionário que foi respondido por uma amostra de 22 funcionários da referida empresa. Constatou-se que o índice de turnover médio anual ficou em 11,3%, considerado alto em relação ao índice proposto como adequado (5%) por estudiosos da área, como será visto ao longo deste estudo. O resultado mais preocupante ocorreu no mês de janeiro de 2013 (18,75%), sendo que o único mês que ficou dentro do índice de turnover aceitável foi julho de 2012 (3,33%). Assim, considerando-se que o sucesso de qualquer empresa está na forma como a mesma e funcionários se comprometem com o nível dos serviços prestados, faz-se necessário que os gestores estejam atentos ao comportamento das pessoas no trabalho para que o índice de rotatividade seja cada vez menor. |
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