Experimente-se: ampliando repertórios das crianças a partir da produção artística de Jonas Esteves

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciatura no curso de Artes Visuais, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.

Access type:openAccess
Publication Date:2013
Main Author: Silva, Cleusa Rzatki da
Advisor: Calderan, Odete Angelina
Document type: Bachelor thesis
Language:por
Portuguese subjects:
Online Access:http://repositorio.unesc.net/handle/1/2225
Portuguese abstract:A presente pesquisa intitulada “Experimente-se: ampliando repertórios das crianças a partir da produção artística de Jonas Esteves,” se insere na linha de pesquisa Educação e Arte do Curso de Artes Visuais - Licenciatura (UNESC). Quanto ao problema de pesquisa: o que pode proporcionar culturalmente as crianças, a saída de ambiente escolar em visita a um determinado espaço expositivo da cidade de Criciúma? Quanto ao objetivo busco investigar a contribuição expressiva e reflexiva gerada pela visita e mediação ao espaço expositivo da Galeria de Arte Octávia Gaidzisnki de Criciúma, mediante a produção do artista Jonas Esteves. Em respectivas visitas realizadas no espaço expositivo da GOG as crianças do 4º e 5º anos da Escola Municipal Augusto Pavei e do 2º ano da Escola Municipal Antônio Mangilli de Criciúma, contribuiu para ampliação dos repertórios das crianças, experienciado nas produções/robôs realizadas e apreciadas em suas escolas e depois quando convidadas a expor no ambiente da Galeria no período vigente da exposição do artista. Para me auxiliar na fundamentação desta pesquisa e nas discussões contei com a ajuda de importantes autores como Cauquelin (2005), Cocchiarale (2006), Arantes (2005), Reddig (2007) entre outros. Assim, em meio ao processo pude observar que as crianças sendo estimuladas compreendem a arte, a arte contemporânea e seus contextos como os espaços expositivos, artistas, produção artísticas. E tudo isso, contribui para a formação estético-cultural e a formação de cidadãos críticos e conscientes.