Análise do endomarketing de uma empresa do ramo de aviamentos de Criciúma - SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Escaravaco, Bruna Brigido
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESC
Texto Completo: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5282
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
id UNESC-1_7c3cb9837b4b46e71767db982a0e008a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesc.net:1/5282
network_acronym_str UNESC-1
network_name_str Repositório Institucional da UNESC
spelling Escaravaco, Bruna BrigidoVirtuoso, José CarlosUniversidade do Extremo Sul Catarinense2017-09-01T00:36:24Z2017-09-01T00:36:24Z2016-07http://repositorio.unesc.net/handle/1/5282Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.O gerenciamento do ambiente interno de uma organização contempla vários elementos, dentre eles a comunicação interna, a motivação dos funcionários e entendimento sobre o ser humano. Levando em conta que os colaboradores é que movimentam a empresa, estes, motivados, agregam mais e desempenham melhor o seu papel, fortalecendo o negócio para o qual atuam. Neste âmbito, o endomarketing é uma importante ferramenta que pode ser utilizada para alavancar processos motivacionais no ambiente interno de uma empresa. Considerando esse pressuposto, o presente estudo teve como objetivo analisar a eficiência das ações de endomarketing em uma empresa do ramo de aviamentos, no município de Criciúma. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, com abordagem qualitativa, na modalidade de estudo de caso. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista com o gestor da empresa e pela aplicação de questionário junto aos funcionários. Ao identificar ferramentas de endomarketing que a empresa utiliza para motivação e para comunicação interna, pôde-se perceber que esta precisa melhorar em ambos os aspectos. As informações levantadas resultaram num diagnóstico, o qual permitiu a apresentação de sugestões de melhorias à empresa considerando seu objetivo de crescimento e ampliação de mercado.EndomarketingMotivação no trabalhoAnálise do endomarketing de uma empresa do ramo de aviamentos de Criciúma - SCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTBRUNA BRIGIDO ESCARAVACO.pdf.txtBRUNA BRIGIDO ESCARAVACO.pdf.txtExtracted texttext/plain96184http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5282/3/BRUNA%20BRIGIDO%20ESCARAVACO.pdf.txt2807f39fbb02741da62dcd5e743c5aeeMD53THUMBNAILBRUNA BRIGIDO ESCARAVACO.pdf.jpgBRUNA BRIGIDO ESCARAVACO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1184http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5282/4/BRUNA%20BRIGIDO%20ESCARAVACO.pdf.jpgc3efddfc35e2c1ead99b594bd03cf7f0MD54ORIGINALBRUNA BRIGIDO ESCARAVACO.pdfBRUNA BRIGIDO ESCARAVACO.pdfTCCapplication/pdf982958http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5282/1/BRUNA%20BRIGIDO%20ESCARAVACO.pdfc06ca4127b422c75ca9501d78be8c4abMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5282/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD521/52822017-08-31 21:36:24.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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do endomarketing de uma empresa do ramo de aviamentos de Criciúma - SC
title Análise do endomarketing de uma empresa do ramo de aviamentos de Criciúma - SC
spellingShingle Análise do endomarketing de uma empresa do ramo de aviamentos de Criciúma - SC
Escaravaco, Bruna Brigido
Endomarketing
Motivação no trabalho
title_short Análise do endomarketing de uma empresa do ramo de aviamentos de Criciúma - SC
title_full Análise do endomarketing de uma empresa do ramo de aviamentos de Criciúma - SC
title_fullStr Análise do endomarketing de uma empresa do ramo de aviamentos de Criciúma - SC
title_full_unstemmed Análise do endomarketing de uma empresa do ramo de aviamentos de Criciúma - SC
title_sort Análise do endomarketing de uma empresa do ramo de aviamentos de Criciúma - SC
author Escaravaco, Bruna Brigido
author_facet Escaravaco, Bruna Brigido
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Escaravaco, Bruna Brigido
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Virtuoso, José Carlos
contributor_str_mv Virtuoso, José Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Endomarketing
Motivação no trabalho
topic Endomarketing
Motivação no trabalho
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O gerenciamento do ambiente interno de uma organização contempla vários elementos, dentre eles a comunicação interna, a motivação dos funcionários e entendimento sobre o ser humano. Levando em conta que os colaboradores é que movimentam a empresa, estes, motivados, agregam mais e desempenham melhor o seu papel, fortalecendo o negócio para o qual atuam. Neste âmbito, o endomarketing é uma importante ferramenta que pode ser utilizada para alavancar processos motivacionais no ambiente interno de uma empresa. Considerando esse pressuposto, o presente estudo teve como objetivo analisar a eficiência das ações de endomarketing em uma empresa do ramo de aviamentos, no município de Criciúma. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, com abordagem qualitativa, na modalidade de estudo de caso. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista com o gestor da empresa e pela aplicação de questionário junto aos funcionários. Ao identificar ferramentas de endomarketing que a empresa utiliza para motivação e para comunicação interna, pôde-se perceber que esta precisa melhorar em ambos os aspectos. As informações levantadas resultaram num diagnóstico, o qual permitiu a apresentação de sugestões de melhorias à empresa considerando seu objetivo de crescimento e ampliação de mercado.
description Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
publishDate 2016
dc.date.created.fl_str_mv 2016-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-01T00:36:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-01T00:36:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/handle/1/5282
url http://repositorio.unesc.net/handle/1/5282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade do Extremo Sul Catarinense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESC
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Repositório Institucional da UNESC
collection Repositório Institucional da UNESC
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5282/3/BRUNA%20BRIGIDO%20ESCARAVACO.pdf.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5282/4/BRUNA%20BRIGIDO%20ESCARAVACO.pdf.jpg
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5282/1/BRUNA%20BRIGIDO%20ESCARAVACO.pdf
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5282/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2807f39fbb02741da62dcd5e743c5aee
c3efddfc35e2c1ead99b594bd03cf7f0
c06ca4127b422c75ca9501d78be8c4ab
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1725763306642210816