Análise da comunicação interna associada ao endomarketing em uma empresa de construção civil, na cidade de Criciúma

Relatório de Estágio apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Secretariado Executivo da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.

Access type:openAccess
Publication Date:2016
Main Author: March, Fernanda de
Advisor: Abel, Jucélia da Silva, Madeira, Kristian
Document type: Bachelor thesis
Language:por
Portuguese subjects:
Online Access:http://repositorio.unesc.net/handle/1/3830
Portuguese abstract:O endomarketing é a mais nova ferramenta administrativa que substitui o termo marketing interno, com um mix de estratégias, possuindo ações voltadas ao público interno, dessa forma ressaltando a importância dos funcionários no processo produtivo. A comunicação interna é uma rede de transmissão de informações da empresa aos funcionários ou vice e versa. Atualmente, as empresas buscam cada vez mais associar esses dois processos, pois em conjunto gerarão o entendimento das informações, sem deixar dúvidas e os colaboradores se sentirão motivados e engajados com a satisfação dos clientes, proporcionando um diferencial perante a concorrência e atingindo o sucesso organizacional. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo geral analisar o processo de endomarketing e de comunicação interna em diferentes setores de uma empresa de Construção Civil, da cidade de Criciúma. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa de caráter misto, exploratório, descritivo, bibliográfico e de levantamento de dados. A população foi delimitada por uma quantidade considerável de funcionários dos setores selecionados. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado com os colaboradores da empresa estudada. Verificou-se que o processo de endomarketing e comunicação interna estão em fase de desenvolvimento e que ainda não são utilizados em conjunto. Em contrapartida, a informação flui na empresa de uma maneira satisfatória e os funcionários reconhecem a importância de seu trabalho para o crescimento da organização. A partir disso, destaca-se a importância da associação dos dois processos, utilizando outros meios de comunicação para a propagação da informação e alia-los ao endomarketing para que, por meio de ações voltadas ao público interno, gere funcionários motivados e em sintonia com os objetivos da organização.