Análise da comunicação interna associada ao endomarketing em uma empresa de construção civil, na cidade de Criciúma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: March, Fernanda de
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESC
Texto Completo: http://repositorio.unesc.net/handle/1/3830
Resumo: Relatório de Estágio apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Secretariado Executivo da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
id UNESC-1_bb70314d440162f48050554429f7ee60
oai_identifier_str oai:repositorio.unesc.net:1/3830
network_acronym_str UNESC-1
network_name_str Repositório Institucional da UNESC
spelling March, Fernanda deAbel, Jucélia da SilvaMadeira, KristianUniversidade do Extremo Sul Catarinense2016-07-21T22:19:56Z2016-07-21T22:19:56Zhttp://repositorio.unesc.net/handle/1/3830Relatório de Estágio apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Secretariado Executivo da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.O endomarketing é a mais nova ferramenta administrativa que substitui o termo marketing interno, com um mix de estratégias, possuindo ações voltadas ao público interno, dessa forma ressaltando a importância dos funcionários no processo produtivo. A comunicação interna é uma rede de transmissão de informações da empresa aos funcionários ou vice e versa. Atualmente, as empresas buscam cada vez mais associar esses dois processos, pois em conjunto gerarão o entendimento das informações, sem deixar dúvidas e os colaboradores se sentirão motivados e engajados com a satisfação dos clientes, proporcionando um diferencial perante a concorrência e atingindo o sucesso organizacional. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo geral analisar o processo de endomarketing e de comunicação interna em diferentes setores de uma empresa de Construção Civil, da cidade de Criciúma. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa de caráter misto, exploratório, descritivo, bibliográfico e de levantamento de dados. A população foi delimitada por uma quantidade considerável de funcionários dos setores selecionados. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado com os colaboradores da empresa estudada. Verificou-se que o processo de endomarketing e comunicação interna estão em fase de desenvolvimento e que ainda não são utilizados em conjunto. Em contrapartida, a informação flui na empresa de uma maneira satisfatória e os funcionários reconhecem a importância de seu trabalho para o crescimento da organização. A partir disso, destaca-se a importância da associação dos dois processos, utilizando outros meios de comunicação para a propagação da informação e alia-los ao endomarketing para que, por meio de ações voltadas ao público interno, gere funcionários motivados e em sintonia com os objetivos da organização.Comunicação internaEndomarketingComunicação empresarialAnálise da comunicação interna associada ao endomarketing em uma empresa de construção civil, na cidade de Criciúmainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTFernanda de March.pdf.txtFernanda de March.pdf.txtExtracted texttext/plain123384http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3830/3/Fernanda%20de%20March.pdf.txt2ff30a2c06a59d8dc68f70f7094e4f3dMD53THUMBNAILFernanda de March.pdf.jpgFernanda de March.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3830/4/Fernanda%20de%20March.pdf.jpg44911e747d915b7420b2720ab705ceb6MD54ORIGINALFernanda de March.pdfFernanda de March.pdfTCCapplication/pdf741680http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3830/1/Fernanda%20de%20March.pdf78d5611a4251384b165e3f593340a373MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3830/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD521/38302016-07-21 19:19:57.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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da comunicação interna associada ao endomarketing em uma empresa de construção civil, na cidade de Criciúma
title Análise da comunicação interna associada ao endomarketing em uma empresa de construção civil, na cidade de Criciúma
spellingShingle Análise da comunicação interna associada ao endomarketing em uma empresa de construção civil, na cidade de Criciúma
March, Fernanda de
Comunicação interna
Endomarketing
Comunicação empresarial
title_short Análise da comunicação interna associada ao endomarketing em uma empresa de construção civil, na cidade de Criciúma
title_full Análise da comunicação interna associada ao endomarketing em uma empresa de construção civil, na cidade de Criciúma
title_fullStr Análise da comunicação interna associada ao endomarketing em uma empresa de construção civil, na cidade de Criciúma
title_full_unstemmed Análise da comunicação interna associada ao endomarketing em uma empresa de construção civil, na cidade de Criciúma
title_sort Análise da comunicação interna associada ao endomarketing em uma empresa de construção civil, na cidade de Criciúma
author March, Fernanda de
author_facet March, Fernanda de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv March, Fernanda de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abel, Jucélia da Silva
Madeira, Kristian
contributor_str_mv Abel, Jucélia da Silva
Madeira, Kristian
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação interna
Endomarketing
Comunicação empresarial
topic Comunicação interna
Endomarketing
Comunicação empresarial
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Relatório de Estágio apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Secretariado Executivo da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O endomarketing é a mais nova ferramenta administrativa que substitui o termo marketing interno, com um mix de estratégias, possuindo ações voltadas ao público interno, dessa forma ressaltando a importância dos funcionários no processo produtivo. A comunicação interna é uma rede de transmissão de informações da empresa aos funcionários ou vice e versa. Atualmente, as empresas buscam cada vez mais associar esses dois processos, pois em conjunto gerarão o entendimento das informações, sem deixar dúvidas e os colaboradores se sentirão motivados e engajados com a satisfação dos clientes, proporcionando um diferencial perante a concorrência e atingindo o sucesso organizacional. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo geral analisar o processo de endomarketing e de comunicação interna em diferentes setores de uma empresa de Construção Civil, da cidade de Criciúma. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa de caráter misto, exploratório, descritivo, bibliográfico e de levantamento de dados. A população foi delimitada por uma quantidade considerável de funcionários dos setores selecionados. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado com os colaboradores da empresa estudada. Verificou-se que o processo de endomarketing e comunicação interna estão em fase de desenvolvimento e que ainda não são utilizados em conjunto. Em contrapartida, a informação flui na empresa de uma maneira satisfatória e os funcionários reconhecem a importância de seu trabalho para o crescimento da organização. A partir disso, destaca-se a importância da associação dos dois processos, utilizando outros meios de comunicação para a propagação da informação e alia-los ao endomarketing para que, por meio de ações voltadas ao público interno, gere funcionários motivados e em sintonia com os objetivos da organização.
description Relatório de Estágio apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Secretariado Executivo da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-21T22:19:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-21T22:19:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/handle/1/3830
url http://repositorio.unesc.net/handle/1/3830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade do Extremo Sul Catarinense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESC
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Repositório Institucional da UNESC
collection Repositório Institucional da UNESC
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3830/3/Fernanda%20de%20March.pdf.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3830/4/Fernanda%20de%20March.pdf.jpg
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3830/1/Fernanda%20de%20March.pdf
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3830/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2ff30a2c06a59d8dc68f70f7094e4f3d
44911e747d915b7420b2720ab705ceb6
78d5611a4251384b165e3f593340a373
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1725763284493139968