Educação inclusiva: um estudo de caso sobre o trabalho docente na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Bruna Rafaela de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Manzoli, Luci Pastor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8932
Resumo: A educação inclusiva é apoiada pela legislação brasileira, na qual se garante o acesso educacional de todos os educandos. Neste sentido, torna-se necessário observar desde o início, com a Educação Infantil, quais são as ações educativas que estão sendo realizadas para garantir o direito dos alunos PAEE. Deste modo, este estudo de caso teve como objetivo verificar com se dá o trabalho pedagógico com alunos PAEE em uma sala de aula comum na educação infantil. Participou do estudo uma professora da rede regular de ensino da etapa de educação infantil. A coleta dos dados ocorreu em uma escola de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Para alcançar o objetivo proposto, a participante respondeu a um roteiro semiestruturado de questões por meio da técnica de entrevista que abordou dados de identificação e quatro eixos temáticos, sendo eles: Informações sobre o aluno PAEE; Trabalho docente; Escola e Família e Educação Inclusiva. Foram realizadas análises qualitativas por eixos temáticos com os dados obtidos por meio das entrevistas. Como resultado, constatou-se a realização de um trabalho pedagógico voltado à inclusão de sua aluna, assim como a necessidade de maior colaboração entre os profissionais da escola e maior participação por parte da família.
id UNESP-15_2d3cf45b8cc32a607a4661e478cd8b42
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8932
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educação inclusiva: um estudo de caso sobre o trabalho docente na educação infantilEducação inclusivaEducação infantilPrática pedagógica.A educação inclusiva é apoiada pela legislação brasileira, na qual se garante o acesso educacional de todos os educandos. Neste sentido, torna-se necessário observar desde o início, com a Educação Infantil, quais são as ações educativas que estão sendo realizadas para garantir o direito dos alunos PAEE. Deste modo, este estudo de caso teve como objetivo verificar com se dá o trabalho pedagógico com alunos PAEE em uma sala de aula comum na educação infantil. Participou do estudo uma professora da rede regular de ensino da etapa de educação infantil. A coleta dos dados ocorreu em uma escola de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Para alcançar o objetivo proposto, a participante respondeu a um roteiro semiestruturado de questões por meio da técnica de entrevista que abordou dados de identificação e quatro eixos temáticos, sendo eles: Informações sobre o aluno PAEE; Trabalho docente; Escola e Família e Educação Inclusiva. Foram realizadas análises qualitativas por eixos temáticos com os dados obtidos por meio das entrevistas. Como resultado, constatou-se a realização de um trabalho pedagógico voltado à inclusão de sua aluna, assim como a necessidade de maior colaboração entre os profissionais da escola e maior participação por parte da família.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/893210.21723/riaee.v11.esp2.p881-894Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 881-894Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 881-8941982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8932/5874Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Bruna Rafaela deManzoli, Luci Pastor2020-12-30T22:22:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8932Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2020-12-30T22:22:55Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva: um estudo de caso sobre o trabalho docente na educação infantil
title Educação inclusiva: um estudo de caso sobre o trabalho docente na educação infantil
spellingShingle Educação inclusiva: um estudo de caso sobre o trabalho docente na educação infantil
Batista, Bruna Rafaela de
Educação inclusiva
Educação infantil
Prática pedagógica.
title_short Educação inclusiva: um estudo de caso sobre o trabalho docente na educação infantil
title_full Educação inclusiva: um estudo de caso sobre o trabalho docente na educação infantil
title_fullStr Educação inclusiva: um estudo de caso sobre o trabalho docente na educação infantil
title_full_unstemmed Educação inclusiva: um estudo de caso sobre o trabalho docente na educação infantil
title_sort Educação inclusiva: um estudo de caso sobre o trabalho docente na educação infantil
author Batista, Bruna Rafaela de
author_facet Batista, Bruna Rafaela de
Manzoli, Luci Pastor
author_role author
author2 Manzoli, Luci Pastor
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Bruna Rafaela de
Manzoli, Luci Pastor
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Educação infantil
Prática pedagógica.
topic Educação inclusiva
Educação infantil
Prática pedagógica.
description A educação inclusiva é apoiada pela legislação brasileira, na qual se garante o acesso educacional de todos os educandos. Neste sentido, torna-se necessário observar desde o início, com a Educação Infantil, quais são as ações educativas que estão sendo realizadas para garantir o direito dos alunos PAEE. Deste modo, este estudo de caso teve como objetivo verificar com se dá o trabalho pedagógico com alunos PAEE em uma sala de aula comum na educação infantil. Participou do estudo uma professora da rede regular de ensino da etapa de educação infantil. A coleta dos dados ocorreu em uma escola de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Para alcançar o objetivo proposto, a participante respondeu a um roteiro semiestruturado de questões por meio da técnica de entrevista que abordou dados de identificação e quatro eixos temáticos, sendo eles: Informações sobre o aluno PAEE; Trabalho docente; Escola e Família e Educação Inclusiva. Foram realizadas análises qualitativas por eixos temáticos com os dados obtidos por meio das entrevistas. Como resultado, constatou-se a realização de um trabalho pedagógico voltado à inclusão de sua aluna, assim como a necessidade de maior colaboração entre os profissionais da escola e maior participação por parte da família.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8932
10.21723/riaee.v11.esp2.p881-894
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8932
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v11.esp2.p881-894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8932/5874
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 881-894
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 881-894
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1788171043731406848