Diálogos estabelecidos no espaço ibero-americano na constituição do campo da história da educação no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gatti Júnior, Décio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7615
Resumo: Trata-se de um trabalho que privilegiou o exame das influências e das colaborações entre pesquisadores brasileiros e ibero-americanos no processo de constituição e de consolidação do campo de investigação em História da Educação. Partiu-se, em primeiro lugar, dos frequentes diálogos estabelecidos entre pesquisadores dos países que integram o espaço ibero-americano, para, em seguida, descrever o papel desempenhado pelas iniciativas conjuntas na criação, desenvolvimento e consolidação de potentes veículos de divulgação científica em História da Educação, em especial, de importantes eventos acadêmicos e periódicos científicos dedicados especificamente à temática histórico-educacional. Por fim, foi examinada a emergência de interesses e de iniciativas conjuntas de pesquisadores ibero-americanos em torno da História da Educação, destacadamente, em torno de projetos de investigação comuns apoiados por agências de fomento à pesquisa brasileiras e ibero-americanas, como resultado de parcerias e convênios multilaterais firmados entre o Brasil e os diversos países ibero-americanos.
id UNESP-15_8f17dcd1d9bc05829ab6ef73b088dc20
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7615
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Diálogos estabelecidos no espaço ibero-americano na constituição do campo da história da educação no BrasilTrata-se de um trabalho que privilegiou o exame das influências e das colaborações entre pesquisadores brasileiros e ibero-americanos no processo de constituição e de consolidação do campo de investigação em História da Educação. Partiu-se, em primeiro lugar, dos frequentes diálogos estabelecidos entre pesquisadores dos países que integram o espaço ibero-americano, para, em seguida, descrever o papel desempenhado pelas iniciativas conjuntas na criação, desenvolvimento e consolidação de potentes veículos de divulgação científica em História da Educação, em especial, de importantes eventos acadêmicos e periódicos científicos dedicados especificamente à temática histórico-educacional. Por fim, foi examinada a emergência de interesses e de iniciativas conjuntas de pesquisadores ibero-americanos em torno da História da Educação, destacadamente, em torno de projetos de investigação comuns apoiados por agências de fomento à pesquisa brasileiras e ibero-americanas, como resultado de parcerias e convênios multilaterais firmados entre o Brasil e os diversos países ibero-americanos.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/761510.21723/riaee.v9i3.7615Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 3 (2014); 489-501Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 3 (2014); 489-5011982-55872446-860610.21723/riaee.v9i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7615/5293Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGatti Júnior, Décio2017-11-08T19:05:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7615Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T19:05:16Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos estabelecidos no espaço ibero-americano na constituição do campo da história da educação no Brasil
title Diálogos estabelecidos no espaço ibero-americano na constituição do campo da história da educação no Brasil
spellingShingle Diálogos estabelecidos no espaço ibero-americano na constituição do campo da história da educação no Brasil
Gatti Júnior, Décio
title_short Diálogos estabelecidos no espaço ibero-americano na constituição do campo da história da educação no Brasil
title_full Diálogos estabelecidos no espaço ibero-americano na constituição do campo da história da educação no Brasil
title_fullStr Diálogos estabelecidos no espaço ibero-americano na constituição do campo da história da educação no Brasil
title_full_unstemmed Diálogos estabelecidos no espaço ibero-americano na constituição do campo da história da educação no Brasil
title_sort Diálogos estabelecidos no espaço ibero-americano na constituição do campo da história da educação no Brasil
author Gatti Júnior, Décio
author_facet Gatti Júnior, Décio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gatti Júnior, Décio
description Trata-se de um trabalho que privilegiou o exame das influências e das colaborações entre pesquisadores brasileiros e ibero-americanos no processo de constituição e de consolidação do campo de investigação em História da Educação. Partiu-se, em primeiro lugar, dos frequentes diálogos estabelecidos entre pesquisadores dos países que integram o espaço ibero-americano, para, em seguida, descrever o papel desempenhado pelas iniciativas conjuntas na criação, desenvolvimento e consolidação de potentes veículos de divulgação científica em História da Educação, em especial, de importantes eventos acadêmicos e periódicos científicos dedicados especificamente à temática histórico-educacional. Por fim, foi examinada a emergência de interesses e de iniciativas conjuntas de pesquisadores ibero-americanos em torno da História da Educação, destacadamente, em torno de projetos de investigação comuns apoiados por agências de fomento à pesquisa brasileiras e ibero-americanas, como resultado de parcerias e convênios multilaterais firmados entre o Brasil e os diversos países ibero-americanos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7615
10.21723/riaee.v9i3.7615
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7615
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v9i3.7615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7615/5293
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 3 (2014); 489-501
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 3 (2014); 489-501
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v9i3
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1788171042738405376