Diálogos estabelecidos no espaço ibero-americano na constituição do campo da história da educação no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7615 |
Resumo: | Trata-se de um trabalho que privilegiou o exame das influências e das colaborações entre pesquisadores brasileiros e ibero-americanos no processo de constituição e de consolidação do campo de investigação em História da Educação. Partiu-se, em primeiro lugar, dos frequentes diálogos estabelecidos entre pesquisadores dos países que integram o espaço ibero-americano, para, em seguida, descrever o papel desempenhado pelas iniciativas conjuntas na criação, desenvolvimento e consolidação de potentes veículos de divulgação científica em História da Educação, em especial, de importantes eventos acadêmicos e periódicos científicos dedicados especificamente à temática histórico-educacional. Por fim, foi examinada a emergência de interesses e de iniciativas conjuntas de pesquisadores ibero-americanos em torno da História da Educação, destacadamente, em torno de projetos de investigação comuns apoiados por agências de fomento à pesquisa brasileiras e ibero-americanas, como resultado de parcerias e convênios multilaterais firmados entre o Brasil e os diversos países ibero-americanos. |
id |
UNESP-15_8f17dcd1d9bc05829ab6ef73b088dc20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7615 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diálogos estabelecidos no espaço ibero-americano na constituição do campo da história da educação no BrasilTrata-se de um trabalho que privilegiou o exame das influências e das colaborações entre pesquisadores brasileiros e ibero-americanos no processo de constituição e de consolidação do campo de investigação em História da Educação. Partiu-se, em primeiro lugar, dos frequentes diálogos estabelecidos entre pesquisadores dos países que integram o espaço ibero-americano, para, em seguida, descrever o papel desempenhado pelas iniciativas conjuntas na criação, desenvolvimento e consolidação de potentes veículos de divulgação científica em História da Educação, em especial, de importantes eventos acadêmicos e periódicos científicos dedicados especificamente à temática histórico-educacional. Por fim, foi examinada a emergência de interesses e de iniciativas conjuntas de pesquisadores ibero-americanos em torno da História da Educação, destacadamente, em torno de projetos de investigação comuns apoiados por agências de fomento à pesquisa brasileiras e ibero-americanas, como resultado de parcerias e convênios multilaterais firmados entre o Brasil e os diversos países ibero-americanos.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/761510.21723/riaee.v9i3.7615Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 3 (2014); 489-501Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 3 (2014); 489-5011982-55872446-860610.21723/riaee.v9i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7615/5293Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGatti Júnior, Décio2017-11-08T19:05:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7615Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T19:05:16Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos estabelecidos no espaço ibero-americano na constituição do campo da história da educação no Brasil |
title |
Diálogos estabelecidos no espaço ibero-americano na constituição do campo da história da educação no Brasil |
spellingShingle |
Diálogos estabelecidos no espaço ibero-americano na constituição do campo da história da educação no Brasil Gatti Júnior, Décio |
title_short |
Diálogos estabelecidos no espaço ibero-americano na constituição do campo da história da educação no Brasil |
title_full |
Diálogos estabelecidos no espaço ibero-americano na constituição do campo da história da educação no Brasil |
title_fullStr |
Diálogos estabelecidos no espaço ibero-americano na constituição do campo da história da educação no Brasil |
title_full_unstemmed |
Diálogos estabelecidos no espaço ibero-americano na constituição do campo da história da educação no Brasil |
title_sort |
Diálogos estabelecidos no espaço ibero-americano na constituição do campo da história da educação no Brasil |
author |
Gatti Júnior, Décio |
author_facet |
Gatti Júnior, Décio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gatti Júnior, Décio |
description |
Trata-se de um trabalho que privilegiou o exame das influências e das colaborações entre pesquisadores brasileiros e ibero-americanos no processo de constituição e de consolidação do campo de investigação em História da Educação. Partiu-se, em primeiro lugar, dos frequentes diálogos estabelecidos entre pesquisadores dos países que integram o espaço ibero-americano, para, em seguida, descrever o papel desempenhado pelas iniciativas conjuntas na criação, desenvolvimento e consolidação de potentes veículos de divulgação científica em História da Educação, em especial, de importantes eventos acadêmicos e periódicos científicos dedicados especificamente à temática histórico-educacional. Por fim, foi examinada a emergência de interesses e de iniciativas conjuntas de pesquisadores ibero-americanos em torno da História da Educação, destacadamente, em torno de projetos de investigação comuns apoiados por agências de fomento à pesquisa brasileiras e ibero-americanas, como resultado de parcerias e convênios multilaterais firmados entre o Brasil e os diversos países ibero-americanos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7615 10.21723/riaee.v9i3.7615 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7615 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v9i3.7615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7615/5293 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 3 (2014); 489-501 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 3 (2014); 489-501 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v9i3 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1788171042738405376 |