O campo da formação de professores: um estudo quantitativo dos artigos na área de educação matemática e de ensino de ciências no Brasil (1976 - 2007)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Angela Meneghello
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Passos, Marinez Meneghello, Arruda, Sergio de Mello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2688
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise quantitativa de artigos sobre formação de professores publicados em periódicos da área de educação matemática e de ensino de ciências no Brasil (1976-2007). Os seguintes periódicos fizeram parte desta análise: Gepem – Boletim do grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática; Bolema – Boletim de Educação Matemática; Educação Matemática em Revista; Zetetiké; Educação Matemática Pesquisa; Revista Brasileira de Ensino de Física; Caderno Brasileiro de Ensino de Física; Ciência & Educação; Investigações em Ensino de Ciências; Ensaio: pesquisa em educação em ciências; Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Dos 3041 artigos analisados, 650 (21%) pertencem ao campo formação de professores, sendo 474 da área de ensino de ciências e 176 artigos de educação matemática. Dentre os resultados obtidos, destacamos que, em geral, as revistas mais recentes, cujas publicações tiveram seu início nas décadas de 90 e no princípio deste século, são as que mais publicam sobre essa temática. Além disso, no cômputo geral, 67% do total de artigos em formação de professores estão concentrados nos últimos 8 anos (a partir de 2000).
id UNESP-15_894531ed0c45e58e266923f5d66599af
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2688
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling O campo da formação de professores: um estudo quantitativo dos artigos na área de educação matemática e de ensino de ciências no Brasil (1976 - 2007)Formação de professoresAnálise quantitativaRevistas de Educação MatemáticaRevistas de Ensino de CiênciasEste trabalho apresenta uma análise quantitativa de artigos sobre formação de professores publicados em periódicos da área de educação matemática e de ensino de ciências no Brasil (1976-2007). Os seguintes periódicos fizeram parte desta análise: Gepem – Boletim do grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática; Bolema – Boletim de Educação Matemática; Educação Matemática em Revista; Zetetiké; Educação Matemática Pesquisa; Revista Brasileira de Ensino de Física; Caderno Brasileiro de Ensino de Física; Ciência & Educação; Investigações em Ensino de Ciências; Ensaio: pesquisa em educação em ciências; Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Dos 3041 artigos analisados, 650 (21%) pertencem ao campo formação de professores, sendo 474 da área de ensino de ciências e 176 artigos de educação matemática. Dentre os resultados obtidos, destacamos que, em geral, as revistas mais recentes, cujas publicações tiveram seu início nas décadas de 90 e no princípio deste século, são as que mais publicam sobre essa temática. Além disso, no cômputo geral, 67% do total de artigos em formação de professores estão concentrados nos últimos 8 anos (a partir de 2000).Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2010-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/268810.21723/riaee.v4i1.2688Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 4 Núm. 1 (2009); 2-12Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 4 n. 1 (2009); 2-121982-55872446-860610.21723/riaee.v4i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2688/2398Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPassos, Angela MeneghelloPassos, Marinez MeneghelloArruda, Sergio de Mello2017-11-07T19:49:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2688Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T19:49:16Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O campo da formação de professores: um estudo quantitativo dos artigos na área de educação matemática e de ensino de ciências no Brasil (1976 - 2007)
title O campo da formação de professores: um estudo quantitativo dos artigos na área de educação matemática e de ensino de ciências no Brasil (1976 - 2007)
spellingShingle O campo da formação de professores: um estudo quantitativo dos artigos na área de educação matemática e de ensino de ciências no Brasil (1976 - 2007)
Passos, Angela Meneghello
Formação de professores
Análise quantitativa
Revistas de Educação Matemática
Revistas de Ensino de Ciências
title_short O campo da formação de professores: um estudo quantitativo dos artigos na área de educação matemática e de ensino de ciências no Brasil (1976 - 2007)
title_full O campo da formação de professores: um estudo quantitativo dos artigos na área de educação matemática e de ensino de ciências no Brasil (1976 - 2007)
title_fullStr O campo da formação de professores: um estudo quantitativo dos artigos na área de educação matemática e de ensino de ciências no Brasil (1976 - 2007)
title_full_unstemmed O campo da formação de professores: um estudo quantitativo dos artigos na área de educação matemática e de ensino de ciências no Brasil (1976 - 2007)
title_sort O campo da formação de professores: um estudo quantitativo dos artigos na área de educação matemática e de ensino de ciências no Brasil (1976 - 2007)
author Passos, Angela Meneghello
author_facet Passos, Angela Meneghello
Passos, Marinez Meneghello
Arruda, Sergio de Mello
author_role author
author2 Passos, Marinez Meneghello
Arruda, Sergio de Mello
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Angela Meneghello
Passos, Marinez Meneghello
Arruda, Sergio de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Análise quantitativa
Revistas de Educação Matemática
Revistas de Ensino de Ciências
topic Formação de professores
Análise quantitativa
Revistas de Educação Matemática
Revistas de Ensino de Ciências
description Este trabalho apresenta uma análise quantitativa de artigos sobre formação de professores publicados em periódicos da área de educação matemática e de ensino de ciências no Brasil (1976-2007). Os seguintes periódicos fizeram parte desta análise: Gepem – Boletim do grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática; Bolema – Boletim de Educação Matemática; Educação Matemática em Revista; Zetetiké; Educação Matemática Pesquisa; Revista Brasileira de Ensino de Física; Caderno Brasileiro de Ensino de Física; Ciência & Educação; Investigações em Ensino de Ciências; Ensaio: pesquisa em educação em ciências; Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Dos 3041 artigos analisados, 650 (21%) pertencem ao campo formação de professores, sendo 474 da área de ensino de ciências e 176 artigos de educação matemática. Dentre os resultados obtidos, destacamos que, em geral, as revistas mais recentes, cujas publicações tiveram seu início nas décadas de 90 e no princípio deste século, são as que mais publicam sobre essa temática. Além disso, no cômputo geral, 67% do total de artigos em formação de professores estão concentrados nos últimos 8 anos (a partir de 2000).
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2688
10.21723/riaee.v4i1.2688
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2688
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v4i1.2688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2688/2398
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 4 Núm. 1 (2009); 2-12
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 4 n. 1 (2009); 2-12
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v4i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1788171041384693760