Algumas reflexões sobre educação sexual e estudos de gênero no trabalho de educadores do ciclo II e ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Karla Cristina Vicentini de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Augusto, Viviane Oliveira, Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2699
Resumo: A educação sexual é um processo constante e contínuo que objetiva desenvolver a autonomia nas questões referentes à sexualidade. As relações de gênero são marcadas por desigualdades, submissão e obediências determinadas e construídas histórica e culturalmente, constituindo relações de poder. Na escola, estes processos socioculturais se repetem a partir das atitudes e comportamentos que podem ser observados em professores e alunos, portanto a escola se torna um espaço propício ao desenvolvimento de ações educativas na esfera da sexualidade. O objetivo deste trabalho, então, foi analisar possibilidades e verificar a importância de se trabalhar questões referentes à educação sexual e gênero no ambiente escolar. O trabalho foi realizado em dois encontros, sendo utilizados como instrumentos, anotações e informações obtidas pelos pesquisadores. Pudemos perceber que a orientação sexual no cotidiano escolar ocorre de maneira escassa e informal, os professores não têm formação para atuar, e quando se manifestam geralmente suas posturas e opiniões eram carregadas de preconceitos e estereótipos. No entanto, sua participação nos encontros foi positiva e foi possível promover a reflexão sobre várias questões referentes à sexualidade e gênero. Os educadores foram capazes de refletir criticamente sobre a importância da educação sexual e a expressão da sexualidade do ser humano, identificando e questionando valores, estereótipos, preconceitos e crenças culturalmente inseridas nas vidas destes profissionais.
id UNESP-15_5b1f595d5cedd10d57cac8a75f744b2e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2699
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Algumas reflexões sobre educação sexual e estudos de gênero no trabalho de educadores do ciclo II e ensino médioEducação SexualSexualidadeGêneroEducaçãoCotidiano EscolarA educação sexual é um processo constante e contínuo que objetiva desenvolver a autonomia nas questões referentes à sexualidade. As relações de gênero são marcadas por desigualdades, submissão e obediências determinadas e construídas histórica e culturalmente, constituindo relações de poder. Na escola, estes processos socioculturais se repetem a partir das atitudes e comportamentos que podem ser observados em professores e alunos, portanto a escola se torna um espaço propício ao desenvolvimento de ações educativas na esfera da sexualidade. O objetivo deste trabalho, então, foi analisar possibilidades e verificar a importância de se trabalhar questões referentes à educação sexual e gênero no ambiente escolar. O trabalho foi realizado em dois encontros, sendo utilizados como instrumentos, anotações e informações obtidas pelos pesquisadores. Pudemos perceber que a orientação sexual no cotidiano escolar ocorre de maneira escassa e informal, os professores não têm formação para atuar, e quando se manifestam geralmente suas posturas e opiniões eram carregadas de preconceitos e estereótipos. No entanto, sua participação nos encontros foi positiva e foi possível promover a reflexão sobre várias questões referentes à sexualidade e gênero. Os educadores foram capazes de refletir criticamente sobre a importância da educação sexual e a expressão da sexualidade do ser humano, identificando e questionando valores, estereótipos, preconceitos e crenças culturalmente inseridas nas vidas destes profissionais.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2010-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/269910.21723/riaee.v4i1.2699Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 4 Núm. 1 (2009); 152-161Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 4 n. 1 (2009); 152-1611982-55872446-860610.21723/riaee.v4i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2699/2409Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Karla Cristina Vicentini deAugusto, Viviane OliveiraRibeiro, Paulo Rennes Marçal2017-11-07T19:49:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2699Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T19:49:16Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas reflexões sobre educação sexual e estudos de gênero no trabalho de educadores do ciclo II e ensino médio
title Algumas reflexões sobre educação sexual e estudos de gênero no trabalho de educadores do ciclo II e ensino médio
spellingShingle Algumas reflexões sobre educação sexual e estudos de gênero no trabalho de educadores do ciclo II e ensino médio
Araujo, Karla Cristina Vicentini de
Educação Sexual
Sexualidade
Gênero
Educação
Cotidiano Escolar
title_short Algumas reflexões sobre educação sexual e estudos de gênero no trabalho de educadores do ciclo II e ensino médio
title_full Algumas reflexões sobre educação sexual e estudos de gênero no trabalho de educadores do ciclo II e ensino médio
title_fullStr Algumas reflexões sobre educação sexual e estudos de gênero no trabalho de educadores do ciclo II e ensino médio
title_full_unstemmed Algumas reflexões sobre educação sexual e estudos de gênero no trabalho de educadores do ciclo II e ensino médio
title_sort Algumas reflexões sobre educação sexual e estudos de gênero no trabalho de educadores do ciclo II e ensino médio
author Araujo, Karla Cristina Vicentini de
author_facet Araujo, Karla Cristina Vicentini de
Augusto, Viviane Oliveira
Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
author_role author
author2 Augusto, Viviane Oliveira
Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Karla Cristina Vicentini de
Augusto, Viviane Oliveira
Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Sexual
Sexualidade
Gênero
Educação
Cotidiano Escolar
topic Educação Sexual
Sexualidade
Gênero
Educação
Cotidiano Escolar
description A educação sexual é um processo constante e contínuo que objetiva desenvolver a autonomia nas questões referentes à sexualidade. As relações de gênero são marcadas por desigualdades, submissão e obediências determinadas e construídas histórica e culturalmente, constituindo relações de poder. Na escola, estes processos socioculturais se repetem a partir das atitudes e comportamentos que podem ser observados em professores e alunos, portanto a escola se torna um espaço propício ao desenvolvimento de ações educativas na esfera da sexualidade. O objetivo deste trabalho, então, foi analisar possibilidades e verificar a importância de se trabalhar questões referentes à educação sexual e gênero no ambiente escolar. O trabalho foi realizado em dois encontros, sendo utilizados como instrumentos, anotações e informações obtidas pelos pesquisadores. Pudemos perceber que a orientação sexual no cotidiano escolar ocorre de maneira escassa e informal, os professores não têm formação para atuar, e quando se manifestam geralmente suas posturas e opiniões eram carregadas de preconceitos e estereótipos. No entanto, sua participação nos encontros foi positiva e foi possível promover a reflexão sobre várias questões referentes à sexualidade e gênero. Os educadores foram capazes de refletir criticamente sobre a importância da educação sexual e a expressão da sexualidade do ser humano, identificando e questionando valores, estereótipos, preconceitos e crenças culturalmente inseridas nas vidas destes profissionais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2699
10.21723/riaee.v4i1.2699
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2699
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v4i1.2699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2699/2409
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 4 Núm. 1 (2009); 152-161
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 4 n. 1 (2009); 152-161
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v4i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1788171041403568128