A medicalização na escola a partir da perspectiva de professores de educação infantil: um estudo na região de Sorocaba - SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Marcos Roberto Vieira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Borges, Lenna Nascimento, Antoneli, Patrícia de Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7356
Resumo: O artigo parte de considerações teóricas sobre o processo de medicalização da vida, em sua interface com a instituição escola e apresenta pesquisa qualitativa feita na região de Sorocaba-SP. A pesquisa envolveu a análise de entrevistas semi-estruturadas com seis professoras de Educação infantil, com o objetivo de investigar seus discursos acerca do processo de medicalização na escola. Os resultados mostraram a percepção por parte dessas professoras da intensificação desse processo nas escolas onde trabalham e ao mesmo tempo um predomínio de apoio explícito ou implícito a ele, sendo a medicalização vista predominantemente sob um viés positivado. Eventuais problemas, como o excesso de diagnósticos ou possíveis efeitos colaterais de medicações, são apontados como fruto de diagnósticos e prescrições errados, e não como consequência do processo de medicalização em si. As famílias que resistem ao processo foram apresentadas de forma negativada, como superprotetoras ou negligentes em relação ao cuidado adequado de seus filhos. Não apareceram críticas à possível incapacidade da escola em lidar com crianças que fogem ao modelo de aluno ideal, o que mostra o processo de medicalização atrelado a um processo de disciplinarização na escola, por meio da atribuição de anormalidade aos alunos dissidentes em relação ao que é esperado.
id UNESP-15_982345ffba7f4cafa16d06db8f7ce295
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7356
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A medicalização na escola a partir da perspectiva de professores de educação infantil: um estudo na região de Sorocaba - SPO artigo parte de considerações teóricas sobre o processo de medicalização da vida, em sua interface com a instituição escola e apresenta pesquisa qualitativa feita na região de Sorocaba-SP. A pesquisa envolveu a análise de entrevistas semi-estruturadas com seis professoras de Educação infantil, com o objetivo de investigar seus discursos acerca do processo de medicalização na escola. Os resultados mostraram a percepção por parte dessas professoras da intensificação desse processo nas escolas onde trabalham e ao mesmo tempo um predomínio de apoio explícito ou implícito a ele, sendo a medicalização vista predominantemente sob um viés positivado. Eventuais problemas, como o excesso de diagnósticos ou possíveis efeitos colaterais de medicações, são apontados como fruto de diagnósticos e prescrições errados, e não como consequência do processo de medicalização em si. As famílias que resistem ao processo foram apresentadas de forma negativada, como superprotetoras ou negligentes em relação ao cuidado adequado de seus filhos. Não apareceram críticas à possível incapacidade da escola em lidar com crianças que fogem ao modelo de aluno ideal, o que mostra o processo de medicalização atrelado a um processo de disciplinarização na escola, por meio da atribuição de anormalidade aos alunos dissidentes em relação ao que é esperado.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/735610.21723/riaee.v9i3.7356Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 3 (2014); 536-560Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 3 (2014); 536-5601982-55872446-860610.21723/riaee.v9i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7356/5297Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Marcos Roberto VieiraBorges, Lenna NascimentoAntoneli, Patrícia de Paulo2017-11-08T19:05:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7356Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T19:05:16Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A medicalização na escola a partir da perspectiva de professores de educação infantil: um estudo na região de Sorocaba - SP
title A medicalização na escola a partir da perspectiva de professores de educação infantil: um estudo na região de Sorocaba - SP
spellingShingle A medicalização na escola a partir da perspectiva de professores de educação infantil: um estudo na região de Sorocaba - SP
Garcia, Marcos Roberto Vieira
title_short A medicalização na escola a partir da perspectiva de professores de educação infantil: um estudo na região de Sorocaba - SP
title_full A medicalização na escola a partir da perspectiva de professores de educação infantil: um estudo na região de Sorocaba - SP
title_fullStr A medicalização na escola a partir da perspectiva de professores de educação infantil: um estudo na região de Sorocaba - SP
title_full_unstemmed A medicalização na escola a partir da perspectiva de professores de educação infantil: um estudo na região de Sorocaba - SP
title_sort A medicalização na escola a partir da perspectiva de professores de educação infantil: um estudo na região de Sorocaba - SP
author Garcia, Marcos Roberto Vieira
author_facet Garcia, Marcos Roberto Vieira
Borges, Lenna Nascimento
Antoneli, Patrícia de Paulo
author_role author
author2 Borges, Lenna Nascimento
Antoneli, Patrícia de Paulo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Marcos Roberto Vieira
Borges, Lenna Nascimento
Antoneli, Patrícia de Paulo
description O artigo parte de considerações teóricas sobre o processo de medicalização da vida, em sua interface com a instituição escola e apresenta pesquisa qualitativa feita na região de Sorocaba-SP. A pesquisa envolveu a análise de entrevistas semi-estruturadas com seis professoras de Educação infantil, com o objetivo de investigar seus discursos acerca do processo de medicalização na escola. Os resultados mostraram a percepção por parte dessas professoras da intensificação desse processo nas escolas onde trabalham e ao mesmo tempo um predomínio de apoio explícito ou implícito a ele, sendo a medicalização vista predominantemente sob um viés positivado. Eventuais problemas, como o excesso de diagnósticos ou possíveis efeitos colaterais de medicações, são apontados como fruto de diagnósticos e prescrições errados, e não como consequência do processo de medicalização em si. As famílias que resistem ao processo foram apresentadas de forma negativada, como superprotetoras ou negligentes em relação ao cuidado adequado de seus filhos. Não apareceram críticas à possível incapacidade da escola em lidar com crianças que fogem ao modelo de aluno ideal, o que mostra o processo de medicalização atrelado a um processo de disciplinarização na escola, por meio da atribuição de anormalidade aos alunos dissidentes em relação ao que é esperado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7356
10.21723/riaee.v9i3.7356
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7356
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v9i3.7356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7356/5297
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 3 (2014); 536-560
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 3 (2014); 536-560
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v9i3
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1788171042700656640