A medicalização na escola a partir da perspectiva de professores de educação infantil: um estudo na região de Sorocaba - SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7356 |
Resumo: | O artigo parte de considerações teóricas sobre o processo de medicalização da vida, em sua interface com a instituição escola e apresenta pesquisa qualitativa feita na região de Sorocaba-SP. A pesquisa envolveu a análise de entrevistas semi-estruturadas com seis professoras de Educação infantil, com o objetivo de investigar seus discursos acerca do processo de medicalização na escola. Os resultados mostraram a percepção por parte dessas professoras da intensificação desse processo nas escolas onde trabalham e ao mesmo tempo um predomínio de apoio explícito ou implícito a ele, sendo a medicalização vista predominantemente sob um viés positivado. Eventuais problemas, como o excesso de diagnósticos ou possíveis efeitos colaterais de medicações, são apontados como fruto de diagnósticos e prescrições errados, e não como consequência do processo de medicalização em si. As famílias que resistem ao processo foram apresentadas de forma negativada, como superprotetoras ou negligentes em relação ao cuidado adequado de seus filhos. Não apareceram críticas à possível incapacidade da escola em lidar com crianças que fogem ao modelo de aluno ideal, o que mostra o processo de medicalização atrelado a um processo de disciplinarização na escola, por meio da atribuição de anormalidade aos alunos dissidentes em relação ao que é esperado. |
id |
UNESP-15_982345ffba7f4cafa16d06db8f7ce295 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7356 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A medicalização na escola a partir da perspectiva de professores de educação infantil: um estudo na região de Sorocaba - SPO artigo parte de considerações teóricas sobre o processo de medicalização da vida, em sua interface com a instituição escola e apresenta pesquisa qualitativa feita na região de Sorocaba-SP. A pesquisa envolveu a análise de entrevistas semi-estruturadas com seis professoras de Educação infantil, com o objetivo de investigar seus discursos acerca do processo de medicalização na escola. Os resultados mostraram a percepção por parte dessas professoras da intensificação desse processo nas escolas onde trabalham e ao mesmo tempo um predomínio de apoio explícito ou implícito a ele, sendo a medicalização vista predominantemente sob um viés positivado. Eventuais problemas, como o excesso de diagnósticos ou possíveis efeitos colaterais de medicações, são apontados como fruto de diagnósticos e prescrições errados, e não como consequência do processo de medicalização em si. As famílias que resistem ao processo foram apresentadas de forma negativada, como superprotetoras ou negligentes em relação ao cuidado adequado de seus filhos. Não apareceram críticas à possível incapacidade da escola em lidar com crianças que fogem ao modelo de aluno ideal, o que mostra o processo de medicalização atrelado a um processo de disciplinarização na escola, por meio da atribuição de anormalidade aos alunos dissidentes em relação ao que é esperado.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/735610.21723/riaee.v9i3.7356Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 3 (2014); 536-560Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 3 (2014); 536-5601982-55872446-860610.21723/riaee.v9i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7356/5297Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Marcos Roberto VieiraBorges, Lenna NascimentoAntoneli, Patrícia de Paulo2017-11-08T19:05:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7356Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T19:05:16Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A medicalização na escola a partir da perspectiva de professores de educação infantil: um estudo na região de Sorocaba - SP |
title |
A medicalização na escola a partir da perspectiva de professores de educação infantil: um estudo na região de Sorocaba - SP |
spellingShingle |
A medicalização na escola a partir da perspectiva de professores de educação infantil: um estudo na região de Sorocaba - SP Garcia, Marcos Roberto Vieira |
title_short |
A medicalização na escola a partir da perspectiva de professores de educação infantil: um estudo na região de Sorocaba - SP |
title_full |
A medicalização na escola a partir da perspectiva de professores de educação infantil: um estudo na região de Sorocaba - SP |
title_fullStr |
A medicalização na escola a partir da perspectiva de professores de educação infantil: um estudo na região de Sorocaba - SP |
title_full_unstemmed |
A medicalização na escola a partir da perspectiva de professores de educação infantil: um estudo na região de Sorocaba - SP |
title_sort |
A medicalização na escola a partir da perspectiva de professores de educação infantil: um estudo na região de Sorocaba - SP |
author |
Garcia, Marcos Roberto Vieira |
author_facet |
Garcia, Marcos Roberto Vieira Borges, Lenna Nascimento Antoneli, Patrícia de Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Lenna Nascimento Antoneli, Patrícia de Paulo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Marcos Roberto Vieira Borges, Lenna Nascimento Antoneli, Patrícia de Paulo |
description |
O artigo parte de considerações teóricas sobre o processo de medicalização da vida, em sua interface com a instituição escola e apresenta pesquisa qualitativa feita na região de Sorocaba-SP. A pesquisa envolveu a análise de entrevistas semi-estruturadas com seis professoras de Educação infantil, com o objetivo de investigar seus discursos acerca do processo de medicalização na escola. Os resultados mostraram a percepção por parte dessas professoras da intensificação desse processo nas escolas onde trabalham e ao mesmo tempo um predomínio de apoio explícito ou implícito a ele, sendo a medicalização vista predominantemente sob um viés positivado. Eventuais problemas, como o excesso de diagnósticos ou possíveis efeitos colaterais de medicações, são apontados como fruto de diagnósticos e prescrições errados, e não como consequência do processo de medicalização em si. As famílias que resistem ao processo foram apresentadas de forma negativada, como superprotetoras ou negligentes em relação ao cuidado adequado de seus filhos. Não apareceram críticas à possível incapacidade da escola em lidar com crianças que fogem ao modelo de aluno ideal, o que mostra o processo de medicalização atrelado a um processo de disciplinarização na escola, por meio da atribuição de anormalidade aos alunos dissidentes em relação ao que é esperado. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7356 10.21723/riaee.v9i3.7356 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7356 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v9i3.7356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7356/5297 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 3 (2014); 536-560 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 3 (2014); 536-560 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v9i3 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1788171042700656640 |