Trajetória docente e a formação de terapeutas ocupacionais para atenção primária à saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000300661 |
Resumo: | Objetivou-se identificar e analisar a trajetória docente e a formação de terapeutas ocupacionais para Atenção Primária à Saúde (APS) no estado de São Paulo, Brasil. Pesquisa de abordagem qualitativa por meio da realização de entrevistas com 17 docentes de terapia ocupacional. Os dados foram categorizados em dois temas. 1) A trajetória docente foi identificada com a APS a partir de experiências de formação, de prática profissional e de anseios de mudanças para as possibilidades extramuros de atuação territorial e comunitária da terapia ocupacional. 2) As docentes apontaram a realização da formação para APS nos cursos por meio de diferentes estratégias de ensino, pesquisa e extensão. A trajetória docente na APS e a aprendizagem teórico-prática deve ser valorizada na formação de terapeutas ocupacionais para APS. |
id |
UNESP-8_c9be3fd6947a6693085dae3777860fc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832017000300661 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trajetória docente e a formação de terapeutas ocupacionais para atenção primária à saúdeTerapia ocupacionalFormação de profissionais de saúdeTrabalho em saúdeAtenção primária à saúdeSistema Único de SaúdeObjetivou-se identificar e analisar a trajetória docente e a formação de terapeutas ocupacionais para Atenção Primária à Saúde (APS) no estado de São Paulo, Brasil. Pesquisa de abordagem qualitativa por meio da realização de entrevistas com 17 docentes de terapia ocupacional. Os dados foram categorizados em dois temas. 1) A trajetória docente foi identificada com a APS a partir de experiências de formação, de prática profissional e de anseios de mudanças para as possibilidades extramuros de atuação territorial e comunitária da terapia ocupacional. 2) As docentes apontaram a realização da formação para APS nos cursos por meio de diferentes estratégias de ensino, pesquisa e extensão. A trajetória docente na APS e a aprendizagem teórico-prática deve ser valorizada na formação de terapeutas ocupacionais para APS.UNESP2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000300661Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.21 n.62 2017reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622016.0024info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Rodrigo Alves dos SantosOliver,Fátima Corrêapor2017-10-03T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832017000300661Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2017-10-03T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetória docente e a formação de terapeutas ocupacionais para atenção primária à saúde |
title |
Trajetória docente e a formação de terapeutas ocupacionais para atenção primária à saúde |
spellingShingle |
Trajetória docente e a formação de terapeutas ocupacionais para atenção primária à saúde Silva,Rodrigo Alves dos Santos Terapia ocupacional Formação de profissionais de saúde Trabalho em saúde Atenção primária à saúde Sistema Único de Saúde |
title_short |
Trajetória docente e a formação de terapeutas ocupacionais para atenção primária à saúde |
title_full |
Trajetória docente e a formação de terapeutas ocupacionais para atenção primária à saúde |
title_fullStr |
Trajetória docente e a formação de terapeutas ocupacionais para atenção primária à saúde |
title_full_unstemmed |
Trajetória docente e a formação de terapeutas ocupacionais para atenção primária à saúde |
title_sort |
Trajetória docente e a formação de terapeutas ocupacionais para atenção primária à saúde |
author |
Silva,Rodrigo Alves dos Santos |
author_facet |
Silva,Rodrigo Alves dos Santos Oliver,Fátima Corrêa |
author_role |
author |
author2 |
Oliver,Fátima Corrêa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Rodrigo Alves dos Santos Oliver,Fátima Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Terapia ocupacional Formação de profissionais de saúde Trabalho em saúde Atenção primária à saúde Sistema Único de Saúde |
topic |
Terapia ocupacional Formação de profissionais de saúde Trabalho em saúde Atenção primária à saúde Sistema Único de Saúde |
description |
Objetivou-se identificar e analisar a trajetória docente e a formação de terapeutas ocupacionais para Atenção Primária à Saúde (APS) no estado de São Paulo, Brasil. Pesquisa de abordagem qualitativa por meio da realização de entrevistas com 17 docentes de terapia ocupacional. Os dados foram categorizados em dois temas. 1) A trajetória docente foi identificada com a APS a partir de experiências de formação, de prática profissional e de anseios de mudanças para as possibilidades extramuros de atuação territorial e comunitária da terapia ocupacional. 2) As docentes apontaram a realização da formação para APS nos cursos por meio de diferentes estratégias de ensino, pesquisa e extensão. A trajetória docente na APS e a aprendizagem teórico-prática deve ser valorizada na formação de terapeutas ocupacionais para APS. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000300661 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000300661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622016.0024 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.21 n.62 2017 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958522555498496 |