Marcas no corpo, cansaço e experiência: nuances do envelhecer como professor de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lüdorf,Sílvia Maria Agatti
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ortega,Francisco Javier Guerrero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000300013
Resumo: Este trabalho objetivou compreender e interpretar os significados que os professores de Educação Física atribuem ao corpo e envelhecimento, e investigar como tais representações influenciariam sua prática profissional. Participaram da investigação, de natureza qualitativa, 43 professores de escolas e academias de ginástica com cerca de trinta anos de formação. Os dados foram tratados mediante análise de conteúdo. O envelhecimento do professor propicia maturidade, experiência e confiança no trabalho, mas o corpo físico parece desprender-se do sujeito, repercutindo em sentimentos contraditórios relacionados ao envelhecimento. Nas academias, há certo ajuste ao contexto da visibilidade, pois são valorizadas as potencialidades e as marcas de saúde impressas no corpo. Já o desgaste e o cansaço são particularmente sentidos pelos professores atuantes em escola.
id UNESP-8_90d1f31af6a893d8c8223fa023ff056f
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832013000300013
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Marcas no corpo, cansaço e experiência: nuances do envelhecer como professor de Educação FísicaCorpoEnvelhecimentoEducação FísicaSaúdeProfissãoEste trabalho objetivou compreender e interpretar os significados que os professores de Educação Física atribuem ao corpo e envelhecimento, e investigar como tais representações influenciariam sua prática profissional. Participaram da investigação, de natureza qualitativa, 43 professores de escolas e academias de ginástica com cerca de trinta anos de formação. Os dados foram tratados mediante análise de conteúdo. O envelhecimento do professor propicia maturidade, experiência e confiança no trabalho, mas o corpo físico parece desprender-se do sujeito, repercutindo em sentimentos contraditórios relacionados ao envelhecimento. Nas academias, há certo ajuste ao contexto da visibilidade, pois são valorizadas as potencialidades e as marcas de saúde impressas no corpo. Já o desgaste e o cansaço são particularmente sentidos pelos professores atuantes em escola.UNESP2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000300013Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.17 n.46 2013reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832013005000019info:eu-repo/semantics/openAccessLüdorf,Sílvia Maria AgattiOrtega,Francisco Javier Guerreropor2013-10-15T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832013000300013Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2013-10-15T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Marcas no corpo, cansaço e experiência: nuances do envelhecer como professor de Educação Física
title Marcas no corpo, cansaço e experiência: nuances do envelhecer como professor de Educação Física
spellingShingle Marcas no corpo, cansaço e experiência: nuances do envelhecer como professor de Educação Física
Lüdorf,Sílvia Maria Agatti
Corpo
Envelhecimento
Educação Física
Saúde
Profissão
title_short Marcas no corpo, cansaço e experiência: nuances do envelhecer como professor de Educação Física
title_full Marcas no corpo, cansaço e experiência: nuances do envelhecer como professor de Educação Física
title_fullStr Marcas no corpo, cansaço e experiência: nuances do envelhecer como professor de Educação Física
title_full_unstemmed Marcas no corpo, cansaço e experiência: nuances do envelhecer como professor de Educação Física
title_sort Marcas no corpo, cansaço e experiência: nuances do envelhecer como professor de Educação Física
author Lüdorf,Sílvia Maria Agatti
author_facet Lüdorf,Sílvia Maria Agatti
Ortega,Francisco Javier Guerrero
author_role author
author2 Ortega,Francisco Javier Guerrero
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lüdorf,Sílvia Maria Agatti
Ortega,Francisco Javier Guerrero
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Envelhecimento
Educação Física
Saúde
Profissão
topic Corpo
Envelhecimento
Educação Física
Saúde
Profissão
description Este trabalho objetivou compreender e interpretar os significados que os professores de Educação Física atribuem ao corpo e envelhecimento, e investigar como tais representações influenciariam sua prática profissional. Participaram da investigação, de natureza qualitativa, 43 professores de escolas e academias de ginástica com cerca de trinta anos de formação. Os dados foram tratados mediante análise de conteúdo. O envelhecimento do professor propicia maturidade, experiência e confiança no trabalho, mas o corpo físico parece desprender-se do sujeito, repercutindo em sentimentos contraditórios relacionados ao envelhecimento. Nas academias, há certo ajuste ao contexto da visibilidade, pois são valorizadas as potencialidades e as marcas de saúde impressas no corpo. Já o desgaste e o cansaço são particularmente sentidos pelos professores atuantes em escola.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000300013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000300013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832013005000019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.17 n.46 2013
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958520307351552