Integrando emoções e racionalidades para o desenvolvimento de competência nas metodologias ativas de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mourthé Junior,Carlos Alberto
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lima,Valéria Vernaschi, Padilha,Roberto de Queiroz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000200577
Resumo: Sustentado em uma prática educacional construtivista, dialógica e baseada em competência, este artigo discute uma tradição racionalista/objetivista de ensino-aprendizagem. Expressões artísticas, especialmente cinematográficas, são apresentadas como disparadores educacionais. Educandos organizados em pequenos grupos compartilham, correlacionam e conversam sobre suas emoções, possibilitando uma melhor compreensão das racionalidades envolvidas no processo de aprendizagem. Como os grupos apresentam diferentes estágios de problematização das emoções, propomos categorias para apoiar docentes e integrantes na identificação da natureza conversacional dos grupos, favorecendo suas intervenções e contribuições para o desenvolvimento individual e social dos participantes, com referência a um perfil de competência.
id UNESP-8_5d91e86c880c5646f6d8f6715cfd63e0
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832018000200577
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Integrando emoções e racionalidades para o desenvolvimento de competência nas metodologias ativas de aprendizagemAprendizagem ativaCompetência profissionalEducaçãoEmoçõesArteSustentado em uma prática educacional construtivista, dialógica e baseada em competência, este artigo discute uma tradição racionalista/objetivista de ensino-aprendizagem. Expressões artísticas, especialmente cinematográficas, são apresentadas como disparadores educacionais. Educandos organizados em pequenos grupos compartilham, correlacionam e conversam sobre suas emoções, possibilitando uma melhor compreensão das racionalidades envolvidas no processo de aprendizagem. Como os grupos apresentam diferentes estágios de problematização das emoções, propomos categorias para apoiar docentes e integrantes na identificação da natureza conversacional dos grupos, favorecendo suas intervenções e contribuições para o desenvolvimento individual e social dos participantes, com referência a um perfil de competência.UNESP2018-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000200577Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.65 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622016.0846info:eu-repo/semantics/openAccessMourthé Junior,Carlos AlbertoLima,Valéria VernaschiPadilha,Roberto de Queirozpor2018-03-22T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000200577Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2018-03-22T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Integrando emoções e racionalidades para o desenvolvimento de competência nas metodologias ativas de aprendizagem
title Integrando emoções e racionalidades para o desenvolvimento de competência nas metodologias ativas de aprendizagem
spellingShingle Integrando emoções e racionalidades para o desenvolvimento de competência nas metodologias ativas de aprendizagem
Mourthé Junior,Carlos Alberto
Aprendizagem ativa
Competência profissional
Educação
Emoções
Arte
title_short Integrando emoções e racionalidades para o desenvolvimento de competência nas metodologias ativas de aprendizagem
title_full Integrando emoções e racionalidades para o desenvolvimento de competência nas metodologias ativas de aprendizagem
title_fullStr Integrando emoções e racionalidades para o desenvolvimento de competência nas metodologias ativas de aprendizagem
title_full_unstemmed Integrando emoções e racionalidades para o desenvolvimento de competência nas metodologias ativas de aprendizagem
title_sort Integrando emoções e racionalidades para o desenvolvimento de competência nas metodologias ativas de aprendizagem
author Mourthé Junior,Carlos Alberto
author_facet Mourthé Junior,Carlos Alberto
Lima,Valéria Vernaschi
Padilha,Roberto de Queiroz
author_role author
author2 Lima,Valéria Vernaschi
Padilha,Roberto de Queiroz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mourthé Junior,Carlos Alberto
Lima,Valéria Vernaschi
Padilha,Roberto de Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ativa
Competência profissional
Educação
Emoções
Arte
topic Aprendizagem ativa
Competência profissional
Educação
Emoções
Arte
description Sustentado em uma prática educacional construtivista, dialógica e baseada em competência, este artigo discute uma tradição racionalista/objetivista de ensino-aprendizagem. Expressões artísticas, especialmente cinematográficas, são apresentadas como disparadores educacionais. Educandos organizados em pequenos grupos compartilham, correlacionam e conversam sobre suas emoções, possibilitando uma melhor compreensão das racionalidades envolvidas no processo de aprendizagem. Como os grupos apresentam diferentes estágios de problematização das emoções, propomos categorias para apoiar docentes e integrantes na identificação da natureza conversacional dos grupos, favorecendo suas intervenções e contribuições para o desenvolvimento individual e social dos participantes, com referência a um perfil de competência.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000200577
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000200577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622016.0846
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.65 2018
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958522985414656