Práticas Integradas em Saúde I: uma experiência inovadora de integração intercurricular e interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toassi,Ramona Fernanda Ceriotti
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lewgoy,Alzira Maria Baptista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200449
Resumo: Este artigo analisa uma experiência curricular inovadora chamada ‘Práticas Integradas em Saúde I’, proposta pela Coordenadoria de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O foco do estudo são os processos de ensino-aprendizagem em um contexto interdisciplinar e multiprofissional no território de uma Unidade de Saúde da Família do Distrito Sanitário Glória-Cruzeiro-Cristal, Porto Alegre. A metodologia utilizada envolveu a análise de conteúdo do plano de ensino da disciplina e de narrativas individuais e coletivas (diários de campo, portfólios e relatórios) elaboradas por estudantes e tutores entre 2012 e 2014. Esta proposta tem possibilitado o convívio entre estudantes e professores de diferentes cursos de graduação, aproximando-os dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde e transformando currículos. Também promove a compreensão das redes de saúde e a prática interdisciplinar do cuidado em saúde.
id UNESP-8_df63cde531bfb677e906102aafa1df12
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832016000200449
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Práticas Integradas em Saúde I: uma experiência inovadora de integração intercurricular e interdisciplinarEducação SuperiorCurrículoServiços de integração docente-assistencialSistema Único de SaúdeRelações interprofissionaisEste artigo analisa uma experiência curricular inovadora chamada ‘Práticas Integradas em Saúde I’, proposta pela Coordenadoria de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O foco do estudo são os processos de ensino-aprendizagem em um contexto interdisciplinar e multiprofissional no território de uma Unidade de Saúde da Família do Distrito Sanitário Glória-Cruzeiro-Cristal, Porto Alegre. A metodologia utilizada envolveu a análise de conteúdo do plano de ensino da disciplina e de narrativas individuais e coletivas (diários de campo, portfólios e relatórios) elaboradas por estudantes e tutores entre 2012 e 2014. Esta proposta tem possibilitado o convívio entre estudantes e professores de diferentes cursos de graduação, aproximando-os dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde e transformando currículos. Também promove a compreensão das redes de saúde e a prática interdisciplinar do cuidado em saúde.UNESP2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200449Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.20 n.57 2016reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622015.0123info:eu-repo/semantics/openAccessToassi,Ramona Fernanda CeriottiLewgoy,Alzira Maria Baptistapor2016-03-14T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832016000200449Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2016-03-14T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas Integradas em Saúde I: uma experiência inovadora de integração intercurricular e interdisciplinar
title Práticas Integradas em Saúde I: uma experiência inovadora de integração intercurricular e interdisciplinar
spellingShingle Práticas Integradas em Saúde I: uma experiência inovadora de integração intercurricular e interdisciplinar
Toassi,Ramona Fernanda Ceriotti
Educação Superior
Currículo
Serviços de integração docente-assistencial
Sistema Único de Saúde
Relações interprofissionais
title_short Práticas Integradas em Saúde I: uma experiência inovadora de integração intercurricular e interdisciplinar
title_full Práticas Integradas em Saúde I: uma experiência inovadora de integração intercurricular e interdisciplinar
title_fullStr Práticas Integradas em Saúde I: uma experiência inovadora de integração intercurricular e interdisciplinar
title_full_unstemmed Práticas Integradas em Saúde I: uma experiência inovadora de integração intercurricular e interdisciplinar
title_sort Práticas Integradas em Saúde I: uma experiência inovadora de integração intercurricular e interdisciplinar
author Toassi,Ramona Fernanda Ceriotti
author_facet Toassi,Ramona Fernanda Ceriotti
Lewgoy,Alzira Maria Baptista
author_role author
author2 Lewgoy,Alzira Maria Baptista
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toassi,Ramona Fernanda Ceriotti
Lewgoy,Alzira Maria Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Currículo
Serviços de integração docente-assistencial
Sistema Único de Saúde
Relações interprofissionais
topic Educação Superior
Currículo
Serviços de integração docente-assistencial
Sistema Único de Saúde
Relações interprofissionais
description Este artigo analisa uma experiência curricular inovadora chamada ‘Práticas Integradas em Saúde I’, proposta pela Coordenadoria de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O foco do estudo são os processos de ensino-aprendizagem em um contexto interdisciplinar e multiprofissional no território de uma Unidade de Saúde da Família do Distrito Sanitário Glória-Cruzeiro-Cristal, Porto Alegre. A metodologia utilizada envolveu a análise de conteúdo do plano de ensino da disciplina e de narrativas individuais e coletivas (diários de campo, portfólios e relatórios) elaboradas por estudantes e tutores entre 2012 e 2014. Esta proposta tem possibilitado o convívio entre estudantes e professores de diferentes cursos de graduação, aproximando-os dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde e transformando currículos. Também promove a compreensão das redes de saúde e a prática interdisciplinar do cuidado em saúde.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200449
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622015.0123
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.20 n.57 2016
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958521802620928