SIMULAÇÃO APLICADA A UM TERMINAL DE PASSAGEIROS: RELAÇÃO ENTRE DESISTÊNCIA DE REALIZAÇÃO DA VIAGEM E FREQUÊNCIA DE ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza de Abreu, Victor Hugo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oda, Sandra, Mattos Ribeiro, Glaydston, Silva, Alan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3037
Resumo: O transporte público representa o meio de integração necessário ao desenvolvimento das atividades econômicas e sociais no contexto urbano. Tem como principal objetivo fazer a ligação entre as várias regiões, proporcionando, principalmente para população com menos recursos, alternativas de deslocamento dentro dos padrões mínimos aceitáveis de qualidade e custo e reduzindo os congestionamentos, a poluição ambiental, o número de acidentes e o consumo de combustível. Dessa forma, precisam ser estudados mecanismos de melhoria na qualidade do serviço prestado, necessários ao desenvolvimento continuo do setor. Nesse sentido, o presente artigo busca, a partir de simulação computacional inovadora, desenvolvida com auxílio do software Arena, avaliar a relação entre a frequência de atendimento aos passageiros de uma linha de ônibus de longa distância e a desistência de realização da viagem, consequência direta do elevado tempo de espera na fila. Os resultados computacionais demostram que o modelo desenvolvido é capaz de simular a realidade no terminal de maneira adequada, assim como, determinar a frequência de atendimento que melhor atende aos usuários da linha de ônibus estudada, de modo a auxiliar os planejadores de transportes na tomada de decisões.
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